Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Politicas Publicas da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU- Centro Uiversitário Murício de Nassau
Pedagogia EaD
Políticas Públicas e Educação
 Charles Gomes Martins
Wanderson Viana
Fabiana Cristina da Silva
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade ContextualizadaSeja Bem-vindo (a) a Atividade Contextualizada da disciplina Políticas Públicas e Educação.O objetivo desta atividade é incentivar você na busca contínua do conhecimento, potencializando, assim, o seu aprendizado. Aqui você irá praticar todo o conteúdo estudado ao longo da disciplina. Vamos então à atividade?
O estado de Pernambuco instituiu a Educação Integral, tornando-a política pública, a partir do ano de 2008. Fundamenta-se na chamada educação interdimensional, na qual há um incentivo ao protagonismo juvenil. Com isso, estabeleceu escolas de jornada semi-integral, com 35 horas de aula por semana; escolas de jornada integral, com 45 horas de aula por semana, além das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), com promoção do Ensino Médio e formação de caráter técnico ao término da Educação Básica.
Tomando por base as propostas de BNCC acerca do Ensino Médio, discorra em até 30 linhas sobre a relação entre o modelo de educação apresentado e as novas ideias em discussão acerca do novo Ensino Médio.
Lembre-se de que você deve responder através da construção de um texto argumentativo-dissertativo com até 30 linhas!
“. .. a reforma faz com que os estudantes sejam divididos entre aqueles que vão ter acesso a um ensino propedêutico e aqueles que vão ter acesso a um ensino técnico de baixa qua lidade. .. ” declaração do coordenador -geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara à revista Carta Capital em 09/02/2017. “. .. É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. .. a MP é uma tentativa importante de melhorar o ensino médio. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular. . . ” posicionamento de Cleverson L ino Batista, professor de filosofia, ética e sociologia, em entrevista à revista E xame em 15/outubro/2016. A educaç ão no Brasil tem passado por várias mudanças , muitas delas tem surtido efeitos maravilhosos , uma delas são as formas de ingresso nasinstituições de Ensino Superior que alargaram suas portas permitindo que aluno s ing res s em atrav és d e bo ls as . Ess e ala rga mento é mu ito importante para o aprimoramento e aperfeiçoamento do ser humano crítico . Mas para chegar a uma universidade o cidadão passa pelas fases iniciais da educação, e como ter uma mente aberta para a escolha da profissão da vida se não conhecer antes as tecnologias de cada módulo ou disciplin a no Ensino Médio ? Em relação a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC ), que se define como “ um documento de caráter normativo que define o c onjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, vem tratar exatamente sobre a questão de que o estudante deve ser formado basicamente por conhecimentos , competências e habilidades p ara estar preparado para o mercad o de trabalho . Logo , o ensino não será desvalo rizado ou diminuído, temo s exemplos de que o estudante, que tem ou não recursos para estudar, pode por conta própria avançar em seus es tudos , ele não se priva do conhecimento . A BNCC tem como finalidade orientar os currículos de todas as unidades federativas do país , auxiliando na elaboração de propostas pedagógicas , formação de professores e em um item que também é muito importante que é a construção do material didático , como auxílio de educadores e da sociedade. Analisando os comentários feitos por Cleverson Batista e Daniel Cara, percebe -se que há discursos que estão na contramão da finalidade da BNCC , e se for analisar o dinamismo que existe na sociedade brasileira, pode-se deduzir que de fato o materia ldidáticoutilizado no sul não servir ia tanto para os estudantes do norte, ou seja, p ara que aconteça a formação integral do cidadão , a BNCC deve buscar rec ursos diferenciados para preparar o cidadão de cada região para atuar principalmente em sua região. 
 REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Documento Homologado pela Portaria n. 1. 570, publicada no D.O .U de 21 d e Dezembro de 2017, Seção 1, P ág. 146. Disponível em: < ht tp :/ /basenacionalcomum.mec .gov. br/>

Outros materiais