Buscar

Estudo dirigido Biotecnologia


Prévia do material em texto

1) Biotecnologia é a capacidade de manipular microorganismos para fazer compostos novos que não os produzem normalmente.
2) As bactérias do ácido lático são importantes agentes na conservação de alimentos. Na conservação de vegetais essas bactérias agem convertendo os açúcares presentes neles em acido lático, sendo conservado por um longo período de tempo. Em queijos e outros laticínios o acido lático natural também está presente sendo utilizado no processo de fabricação que consiste em duas fases: coagulação 5e maturação. Na primeira fase ocorre a conversão do leite em coalhada (massa solida), com uma parte proteica precipitada, chamada caseína. Na fase liquida o soro é drenado e as bactérias do acido lático desenvolvem e adiciona-se renina (enzima que se adere a caseína fazendo com ela se precipite). Concluída a fase de coagulação, acontece a fase de maturação, em que a agua do soro é retirada por pressão e a massa solida permanece para desenvolver a textura e sabor de acordo com o queijo que se quer produzir. 
3) 
4) as leveduras não conseguem fermentar amido, devido a isso os grãos de cereais precisam ser hidrolisados em monômero de acuçar, glicose, em um processo chamado sacarificação. As leveduras mais utilizadas são de duas espécies do gênero Saccharomyces: Saccharomyces cerevisiae (alta fermentação) e Saccharomyces uvarum (baixa fermentação).
5) O processo de produção de vinagre consiste em basicamente em fornecer oxigênio suficiente para oxidar álcool em acido acético. Inicialmente, leveduras, como Saccharomyces cerevisiae, agem fermentando o acuçar em um suco de frutas, podendo ser maça (vinagre de cidra) ou uva (vinagre de vinho), em etanol. Então esse etanol é oxidado não completamente em acido acético e agua por uma bactéria aeróbica obrigatória chamada Acetobacter spp. 
6) Pão fermentado foi anteriormente produzido por levedura de cerveja, porém atualmente utiliza-se cepas selecionadas de Saccharomyces cerevisiae.
7) Culturas iniciais são usadas para inocular alimentos e culturas mistas são usadas com o intuito de que alimentos fermentem, inclusive kefir, por exemplo, produto de uma cultura mista de bactérias de acido lático e leveduras, shoyu e missô (arroz e so
ja). Culturas mistas são mais vantajosas do que culturas iniciais, devido a apresentarem altas taxas de crescimento, rendimento aprimorado e são altamente resistentes à contaminação.
8) Espécies do gênero microbiano Bacillus são utilizados como inseticidas atuando como patógenos de insetos e agem formando cristais de proteína simultaneamente com a formação de endósporos. Essa proteína quando inserida por um inseto, é clivada no estomago do animal capaz de ulcerar a parede intestinal e mata-lo. O microorganismo B. thuringiensis produz um inseticida chamado Bt usado para controlar lagartas e outros insetos; o B. popilliae produz Bp que é capaz de matar besouros-japoneses; Nosema locustae é um protozoário no qual seus esporos são utilizados no controle de gafanhotos e grilos e os Baculovirus são bioinseticidas e são específicos para o controle da lagarta-da-soja.
9) Os bioinseticas não agridem o meio ambiente, devido ao fato de serem biodegradáveis, enquanto os inseticidas químicos permanecem no ambiente durante muito tempo. Além de serem ecologicamente seguros, o efeito dos bioinseticidas ocorre somente nos insetos e não tem efeito nenhum nas plantas e nos seres humanos.
10) Fermentação é um processo em que ocorrem transformações industriais no qual pode ser aeróbio ou anaeróbio. Fermentadores são os recipientes onde essas transformações acontecem.
11) Os produtos da fermentação anaeróbica são em sua maioria substancias químicas relativamente com baixo preço. Devido ao preço ou custo mudar com frequência as fermentações industriais bem-sucedidas podem ser abandonadas e reiniciadas posteriormente, sem nenhum dano.
12) Etanol, acetona e butanol.
13) 
Antibioticos, aminoácidos, enzimas e reações químicas especiais, difíceis de realizar por meios químicos comuns, como a síntese de corticosteroides, cortisona e prednisona, utilizam a fermentação aeróbica para serem produzidos. 
14) Os microorganismos podem ser utilizados para realizar reações químicas na síntese industrial de determinados compostos, difíceis de realizar por meios químicos comuns, como a síntese de síntese de corticosteroides, cortisona e prednisona. Uma enzima originaria do fungo Rhizopus nigricans realiza a inserção de uma hidroxila em uma molécula esteroide, a qual não é possível fazer em reações químicas comuns. 
15) A tecnologia do DNA recombinante causou mudanças no processo industrial de fermentação, como, por exemplo, cepas de bactérias do ácido lático usadas para fazer queijos foram alteradas e melhoradas por tecnologia do DNA recombinante. 
16)
17) A toxina Bt, usada no controle de lagartas e outros insetos, foi modificada por engenharia genética e transferida para uma bactéria do solo ( ) com o intuito de estimular o crescimento da planta e proteger suas raízes contra insetos existentes no solo.
A silagem é protegida da deterioração pelas bactérias do acido lático, principalmente a Lactobacillus plantarum que fermentam os acucares no material vegetal e o conservam. Entretanto, devido a dificuldade em manter cereais colhidos inteiros, como cevada e trigo, por não apresentarem açúcar suficiente para que o acido lático fermente, uma nova bactéria foi criada geneticamente para converter amido encontrado nos cereais em açúcar, como uma forma de conservar a silagem.

Mais conteúdos dessa disciplina