Buscar

DIREITO PENAL IIIAV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702590531)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Israel, com 18 anos de idade, na companhia de seu amigo Paulo, com 22 anos de idade, furtou R$500,00 (quinhentos reais) da carteira do avô de Israel, seu Valmir, que na data do furto tinha 62 anos de idade. A respeito da responsabilização penal dos autores da conduta criminosa, é correto afirmar:
		
	
	Israel ficará isento de pena, mas tal circunstância não alcançará seu amigo Paulo.
	
	A responsabilização penal de Israel dependerá de queixa-crime e a de seu amigo Paulo dependerá de representação da Vítima.
	
	Haverá isenção de pena quanto a Israel, por se tratar de descendente da vítima, circunstância que se estenderá a seu amigo Paulo.
	
	A responsabilização penal de ambos os agentes dependerá de representação da vítima, seu Valmir.
	 
	Israel responderá pelo delito de furto qualificado, assim como seu amigo Paulo, sendo que não haverá isenção de pena para qualquer um dos agentes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702675696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos crimes contra o patrimônio assinale a alternativa correta:
		
	
	Caso alguém que trabalhe durante a noite seja vítima de um furto enquanto dorme durante o dia, é possível aplicar por analogia a majorante do repouso noturno.
	 
	Caracteriza furto a subtração dolosa de energia elétrica, desde que não tenha ocorrido alteração do medidor para o interior do imóvel, caso em que se caracterizará o estelionato.
	
	Não se admite que o furto seja qualificado-privilegiado em hipótese alguma.
	
	O furto praticado por empregado doméstico será sempre qualificado pelo abuso de confiança.
	
	A utilização de cópia de chave caracteriza a qualificadora da chave falsa no crime de furto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702770877)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(PUC-PR, JUIZ-RO, 2011) Recentemente, o legislador pátrio alterou o enfoque dado aos chamados Crimes Contra os Costumes, passando a denominá-los de Crimes Contra a Dignidade Sexual, através da edição da Lei Ordinária nº. 12.015/2009. A respeito do assunto, assinale a única alternativa CORRETA. I) A conduta de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, configura o delito de estupro. II) O tipo penal denominado ¿estupro de vulnerável¿ exige como condição do sujeito passivo do delito a idade inferior a 14 anos de idade ou ser possuidor de enfermidade ou doença mental capaz de reduzir sua capacidade de discernimento para a prática do ato, ou ainda, por qualquer outra causa, não possa oferecer resistência. III) Pratica o delito de corrupção de menores (artigo 218 do Código Penal) o agente que induz alguém menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascívia de outrem. IV) O delito de estupro previsto no artigo 213 do Código Penal, com a nova redação dada pela Lei nº. 12.015/2009 é de ação penal pública incondicionada, independentemente da condição pessoal da ofendida.
		
	
	a) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
	
	d) Todas as proposições são falsas.
	
	e) Todas as proposições são verdadeiras.
	
	c) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
	 
	b) Somente a proposição IV é falsa.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702763738)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dois indivíduos, previamente ajustados, saem de um supermercado, com mercadorias, sem passar pelo caixa, vindo um deles a ser preso em flagrante no estacionamento do supermercado, com parte das mercadorias, enquanto seu comparsa consegue fugir com o restante das mercadorias. Com relação à situação apresentada, é correto afirmar que o indivíduo preso em flagrante:
		
	
	responderá por furto qualificado tentado.
	
	não responderá por qualquer ilícito, pois a hipótese configura crime impossível.
	 
	responderá por furto qualificado consumado.
	
	responderá por furto privilegiado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702675603)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Alexander, jovem de 19 anos, inconformado por ter sido abandonado por sua namorada Alexia, de 17 anos, a fim de obrigá-la a reatar o namoro, priva-a de liberdade, mantendo-a trancada na sauna de sua casa por doze dias e provoca-lhe, em razão de maus tratos, grave sofrimento físico. Ante o exposto, a conduta de Alexander será responsabilizada pelo crime de:
		
	
	sequestro em concurso com lesões corporais, já que provocou grave sofrimento físico para a vítima;
	
	constrangimento ilegal, além das penas correspondentes à violência.
	 
	cárcere privado qualificado pelo fato de a vítima sofrer grave sofrimento físico;
	
	sequestro previsto no art. 230 da Lei n. 8.069/1990.
	
	ameaça, além das penas correspondentes à violência.

Continue navegando