Buscar

Trabalho de Fichamento Contabilidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Renata Angeli Hein
Trabalho da disciplina: Contabilidade
 Tutor: Profa. Claudia Basilio
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso de Harvard: CAFÉS MONTE BIANCO: ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO
Referências: SIMONS, Robert L.; DA VILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School. 114-P02, 2000. Universidade Estácio de Sá. Biblioteca da Disciplina de Contabilidade.
Texto do Fichamento:
Introdução
Este Estudo de Caso apresenta um momento decisivo dentro da empresa “Cafés Monte Bianco”, uma grande e tradicional produtora de cafés da Itália, relatando o que aconteceu quando seu CEO, o Sr. Giacomo Salvetti, convoca uma reunião com sua equipe executiva para discutir o futuro da empresa.
Cafés Monte Bianco
Fundada há mais de 80 anos, a empresa Cafés Monte Bianco localizada em Milão se tornou ao longo dos anos uma das principais produtoras e distribuidoras de cafés Premium da Itália, sendo também conhecida como uma das melhores da Europa. 
Giacomo Salvetti, neto do fundador Sr. Mario Salvetti, e atual presidente da empresa, via a necessidade de expandir a capacidade da fabrica e aumentar os negócios para o ano seguinte. Pretendendo superar o sucesso do avô, ele desejava aumentar agressivamente o negócio. Ao longo dos últimos cinco anos, ele já havia expandido a capacidade da empresa através da construção de caras instalações. O ano de 2000 havia sido excelente para a empresa, e um importante fator para este sucesso foi a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados na Itália. Aparentemente o comércio de marcas próprias era uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. Mas para investir neste setor a empresa teria que reduzir a produção de cafés Premium, por causa da limitação de capacidade produtiva.
Pensando no mercado competitivo e no futuro da empresa, Giacomo Salvetti precisava tomar uma importante decisão e convocou uma reunião com sua equipe executiva para discutir esta difícil questão: deveria a empresa diminuir a produção do segmento Premium e concentrar a maior produção em favor da crescente demanda por marcas próprias?
A reunião
Na reunião estavam presentes membros do Comitê Executivo, entre eles o diretor financeiro, diretor de produção e diretor de planejamento estratégico. Grande parte da equipe se apresentou favorável à transição total para marcas próprias, mas alguns eram contrários a decisão de uma transição total porque assim iriam perder a essência e tradição da empresa, que era a produção de Cafés Premium. Foram apresentaram diferentes argumentos e estudos de previsão de custos e de produção, mas ninguém trouxe para a reunião um demonstrativo de fluxo de caixa detalhado, considerando a transição total ou parcial para o ano seguinte.
Isto deixou o Sr. Giacomo muito zangado. Ele precisava de informações concretas quanto à lucratividade e o impacto que a produção de marcas próprias traria para a empresa. Ele ficou também espantado que seus diretores pensassem que poderiam tomar uma decisão comercial tão importante sem um planejamento e estudo financeiro mais detalhado. Sendo assim, ele encerrou a reunião pedindo que se reunissem novamente somente quando seus executivos tivessem em mãos um detalhado demonstrativo contábil. 
Dois dias depois os diretores apresentaram ao CEO uma detalhada análise financeira com a previsão para o ano seguinte, estimando o lucro e o ROE, assim como o caixa no final do ano considerando a transição total e parcial. 
Conclusão
Com a completa análise contábil em mãos ficou claro para todos que a transição para um Mix de Marcas seria a decisão mais vantajosa, trazendo grandes reduções de custos para a empresa.
Este estudo demonstrou claramente como a Contabilidade é uma ferramenta importante dentro de qualquer empresa, fornecendo através de seus demonstrativos informações uteis e precisas, antes de uma tomada de decisão.
Um planejamento sólido dentro de qualquer empresa ajuda a traçar objetivos e ações, e a gerenciar melhor o presente, prevendo situações ou problemas futuros.
3

Continue navegando