Buscar

Quarta Revolução industrial, as novas profissões e respectivas competências para atuar neste novo cenário. EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O profissional da indústria 4.0 surge para suprir uma lacuna no novo cenário laboral, redesenhado pela tecnologia. Segundo relatórios recentes, é o resultado da conjunção dos seguintes fatores: inteligência artificial (AI); manufatura aditiva; simulação; integração de sistemas; internet das coisas (IoT); big data e analytics; cloud computing; segurança de TI e realidade virtual (VR).
Nesse contexto, o controle da produção pode ser realizado até mesmo remotamente, e processos obsoletos são substituídos por mais inteligentes. Toda essa estrutura demanda novas competências profissionais e necessidade de adaptação.
Apesar disso, muitas organizações mantêm estruturas e práticas industriais ultrapassadas. Segundo o Projeto Indústria 2027, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um plano de ação formal para a digitalização de processos é elaborado somente por 15,1% das empresas pesquisadas.
Quem é o profissional da indústria 4.0?
 
São indivíduos com formação multidisciplinar e flexível, além de domínio de novas ferramentas, idiomas e competências emocionais. São capazes de se adaptarem facilmente a uma nova cultura de negócios e habilitados socialmente para desempenhar trabalhos colaborativos.
 Esses novos profissionais da indústria 4.0 não desempenham funções repetitivas, pelo contrário. Lidam, de forma contextual e inovadora, com processos como machine to machine (M2M), em que as atividades são mais complexas, eficientes e criativas.
Quais são as habilidades e aptidões desse profissional?
1. É flexível
 A manutenção preditiva, apesar de ser programada, não evita que máquinas criem demandas ou incidentes a qualquer momento do dia. Isso aumenta a necessidade de ações fora do habitual.
 A flexibilidade está intrínseca, ainda, à possibilidade de funcionários ficarem mais disponíveis ao core business da empresa. Isso é resultado também da execução multitarefas e de processos cada vez mais eficientes.
 Dessa forma, um engenheiro de rede, por exemplo, além de criar projetos para a eficiência e a evolução da infraestrutura de telecomunicação da empresa, poderá se dedicar a estratégias de segurança de TI de forma multidisciplinar e agregar valor ao setor com seu conhecimento em outras matérias.
 A indústria 4.0 criou a possibilidade de novas funções dentro dos cargos já conhecidos. Esse contexto permite desenvolver os pontos fortes de cada um junto à tecnologia, reformulando os papéis dos colaboradores dentro das instituições.
2. Tem formação multidisciplinar
 O profissional da indústria 4.0. deve ter habilidades para lidar com tecnologia, matemática, robótica e empreendedorismo. Além disso, deve entender conceitos de segurança da informação e direito, para lidar com todo tipo de inovação.
3. Consegue manter um bom relacionamento interpessoal
 Aptidões decisórias serão um diferencial do profissional que consegue assegurar reações sociais e emocionais, no âmbito organizacional. Tudo por meio de trabalho em equipe, ações colaborativas e atividades compartilhadas.
 Nesse sentido, será possível deliberar por intermédio da criação de valor e liderar pelo exemplo, já que a formação multidisciplinar permite executar diferentes funções. Além disso, a integração entre os diversos agentes da empresa e as ferramentas disponíveis facilitará o processo de comunicação.
4. Apresenta percepção de urgência
 Implementar métodos automatizados e a robótica nas empresas muitas vezes não implica a dispensa dos funcionários, já que crescerá a demanda pela execução de tarefas estratégicas e de monitoramento.
 A necessidade de reparo de um equipamento, por exemplo, deve ocorrer em tempo hábil. Por meio da integração com aplicativos, o profissional tomará conhecimento do fato e deverá discernir acerca da urgência de ações.
5. Tem visão técnica e sistêmica de processos
 O profissional da indústria 4.0 precisa ter uma visão técnica, também resultado da sua formação multidisciplinar (competências de engenharia elétrica, mecânica e de automação). Além disso, deve saber olhar de forma sistêmica para os processos da empresa e seus respectivos reflexos.
6. Consegue coletar e realizar a análise de um grande volume de dados
 Outra habilidade emergente é a capacidade de coletar e analisar dados disponibilizados pelo Big Data — grande volume de informações coletadas de diversas fontes para tomar decisões, definir perfis e delimitar preferências. Assim, é possível definir como serão direcionadas as estratégias organizacionais.
 Segundo consultoras globais, os maiores desafios para empresas serão em torno de questões como cultura, organização, liderança e habilidades, em detrimento de padrões preestabelecidos de infraestrutura e propriedade intelectual. Já a ausência de uma cultura digital e de treinamento adequado desponta como o maior gargalo das empresas, em todos os segmentos.
 Portanto, o profissional da indústria 4.0 precisa buscar qualificação, para adquirir uma ou mais dessas habilidades. Além disso, deve buscar parcerias especializadas para colocar os projetos de inovação em prática.
Fonte: https://computerworld.com.br/2018/07/27/quais-competencias-o-profissional-da-industria-4-0-deve-ter/
Sobre os seguintes pontos citados no desafio:
1. A metodologia tradicional de ensino contribui para a formação das novas competências requeridas para o século XXI? Por quê? 
 Sim. Pelo fato do ensino tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos.
	
2. Quais os pontos convergentes entre a metodologia do EAD e os três grandes domínios das competências requeridas para o século XXI?
 Os pontos se divergem em primeiro lugar na forma como o ensino é transmitido, sendo a distância, este, já foge da metodologia tradicional, porém, se aproxima com a tendência escolanovista, e também da tecnicista que busca preparar o indivíduo.
 Por fim, para estudar à distância é importante ter organização, planejamento, compromisso e dedicação.
3. A tecnologia tem papel positivo ou negativo neste processo? Por quê?
Sim, a tecnologia é a principal responsável pela velocidade no desenvolvimento pessoal. É por causa dela, que as informações fluem e são absorvidas cada vez mais rápidas. Claro que tudo isso está associado ao bom uso dessa ferramenta.
4- Quais os diferenciais positivos dos estudantes egressos da EAD e que buscam uma colocação no mundo do trabalho do século XXI?
 Um fato que pode se elencar desses estudantes é flexibilidade de seus horários, visto que os cursos EAD dão maior flexibilidade aos mesmos, com isso a maior disponibilidade de tempo.
 Outra vantagem é que os alunos são bem habituados a trabalhos onde se estabelecem conferencias e modelos de trabalho a distancia, pela experiência vivida no EAD.
 Tentei simplificar ao máximo, sem perder os principais pontos referentes às questões citadas. 
 Espero ter contribuído com vocês. Abraço!!!

Outros materiais