Buscar

Atividade de Autodesenvolvimento

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE II
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMILA DA SILVA TEODORO
R.A. 1299109253
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
Atividade de autodesenvolvimento
CAMPINAS
2015
CAMILA DA SILVA TEODORO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
Atividade de autodesenvolvimento
Trabalho de Autodesenvolvimento apresentado no curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadora: Maria Aparecida Marcellino Lima
CAMPINAS
2015
1 Sobre a Globalização
Avanços tecnológicos fazem parte do processo que conecta o mundo, todos querem ficar conectados à internet, informações vinte e quatro horas por dia, comunicação mais rápida e meios de transporte cada vez mais desenvolvidos, as fronteiras foram quebradas. A tecnologia e a informação permitem que as pessoas no mundo inteiro, nos vários continentes, possam ter contato", explica o professor Ricargo Gomes, professor de história à entrevista para o portal G1 da Rede Globo.
A globalização começou devido à busca por lucro, "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. Os europeus, saindo da crise do feudalismo, entraram em suas embarcações movidas a vela e singraram os oceanos em busca de fontes consumidoras e fontes fornecedoras de matérias-primas", a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização, o desenvolvimento do capitalismo produtivo industrial e acontece o desenvolvilmento do capitalismo especulativo, graças às transações permitidas pelo uso da internet. "Ele começou a entrar em países com mais força e, graças ao desenvolvimento da tecnologia, foi alcançando cada vez mais espaço".
Os meios de transporte também foram fundamentais para a expansão do capitalismo, favorecendo o crescimento da economia, o homem passou a vencer maiores distâncias em um curto espaço de tempo. A gente tem, portanto, nesse cenário, uma maior integração da economia entre os vários países. “Isso é globalização”, explica o professor. A facilidade ao acesso à informação é um dos principais ganhos da globalização se utilizando da internet nesse cenário que o capitalismo especulativo ganha terreno. 
Três fatores que realizam a Globalização (três pontos para a “Receita de Bolo” de globalização) são:
Rede de telecomunicação integrada (ativa) e funcional: Wifi, GPS, internet, sempre se expandindo e interligadas.
Rede de transporte interligada, rápida e eficiente: Rede física, Logística, rodoviárias, aviões, navios.
Uma ideologia que dê conta das diferenças locais: A cultura local não é tão impotante a ponto de excluir, é importante sim, mas na sua particularidade.
Essses três fatores, ainda, são subdivididos em dois blocos, onde os dois primeiros (Telecomunicação e transporte) se encaixam nos Infraestruturais e a ideologia no Cultural.
Isso um resumo da visão de Anthony Giddens, sociólogo americano, pela perspectiva de Robson Lima, em seu vídeo, Globalização I (Definição, Exemplos — Trabalho, Cultura), em seu canal no YouTube.com. 
2 Outsourcing
Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.
Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial.
O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.
Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos. Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe um certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Quando acontece o offshore outsourcing (terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão-de-obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores.
O outsourcing é uma prática que deve ser bastante ponderada antes de ser implementada em uma empresa, porque pode ter impactos positivos ou negativos.
2.1 Outsourcing e terceirização
Apesar dos termos outsourcing e terceirização serem muitas vezes usados como sinônimos, em muitos casos o outsourcing revela a atribuição de um trabalho para uma empresa fora do país de origem da empresa contratadora, enquanto a terceirização revela contatos e transações dentro do próprio país.
2.2 Exemplo de Outsourcing: Outsourcing de impressão
Um famoso tipo de outsourcing no mundo empresarial é o outsourcing de impressão. Como o próprio nome indica, este exemplo de outsourcing é solicitado por empresas que utilizam muito a impressão de documentos e outros tipos de material. Desta forma, a empresa original não tem que se preocupar com as soluções de impressão e cópia, pois a empresa contratada encontra formas de melhorar a qualidade e de reduzir os custos nessa área.
Empresas especializadas nessa área fazem a gestão dos equipamentos de impressão, ficando também responsáveis pelo suporte técnico e provisão de insumos. 
<http://www.significados.com.br/outsourcing/> Acesso em 27 de Abril de 2015.
3 A Instituição Endeavor
Uma pesquisa completa nos arquivos históricos da Endeavor trouxe de volta ao público documentos, matérias, fotos, links e vídeos que retratam toda a trajetória da instituição no Brasil, desde a fundação em junho/2000, com discurso completo de Beto Sicupira, passando por todas as seleções de Empreendedores Endeavor, conquistas importantes e lançamento de eventos.
A linha do tempo da Endeavor inclui relatórios de impacto ano a ano e o crescimento das empresas apoiadas, ressaltando o aumento na geração de empregos no país.
Confira alguns acontecimentos históricos que estão retratados no perfil da Endeavor no Facebook:
Fundação da Endeavor com discurso completo de Carlos Alberto Sicupira em 2000.
1ª seleção de Empreendedores Endeavor em 2000.
Conferências internacionais Endeavor.
Seleções anuais de Empreendedores Endeavor.
Resultados ano a ano do impacto da organização (nº de empreendedores e empresas apoiados, empregos criados, nº de voluntarios, horas doadas pela causa).
1º CEO Summit.
Lançamento do 1º portal da Endeavor com conteúdo para empreendedores em 2003.
Lançamento do livro "Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto".
Inauguração da Endeavor RJ.
Conquista da característica de OSCIP.
Prêmios conquistados pelos empreendedores Endeavor.
1ª Semana Global do Empreendedorismo no Brasil.
Histórico de branding e campanhas institucionais.
A iniciativa de contar a história da Endeavor é um marco da atuação da organização nas redes sociais, e tem o objetivo de dar transparência ao trabalho realizado com empreendedores por um país com mais oportunidades, e aproximar os brasilerios da causa do empreendedorismo de alto impacto.
Para acessar a nova Timeline e conhecer a história completada Endeavor Brasil, acesse facebook.com/endeavorbrasil.
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/endeavor-conta-sua-historia-no-facebook/. <https://endeavor.org.br/endeavor-conta-sua-historia-no-facebook/> Acesso em 14 de Abril de 2015.
4 Conclusão
4.1 Sobre a Globalização
Ao meu ver e sobre as minhas conclusões, a globalização é a integração global dos mercados e mercadorias entre os paises, um processo que teve início após a Revolução Industrial. Nesse processo as mercadorias circulam e fluem à ponto de usarmos uma roupa costurada em Taiwan estampada com uma banda inglesa, por exemplo. A globalização foi a expansão do poder de compra entre os países. Ela é definida pela facilidade de troca de informações entre os mercados tanto nas telecomunicações quanto nos meios de transportes, ambos cada vez mais modernos e tecnológicos. Na questão cultural e política, acontece o seguinte, mesmo estando cada pessoa em seu país, estado, região e assim obedecendo e seguindo sua própria tradição, cultura, ou até mesmo dentro de suas leis e forma de governo, nenhuma dessas questões impede a comercialização de acontecer, ou seja, um “povo” respeita o outro.
4.2 Outsourcing
Sobre as Outsourcing, tenho a dizer que, no Brasil, conhecemos por terceirização. Ao “pé da letra”, logo percebe-se que outsourcing vem de buscar recursos fora do próprio ramo, podendo assim, tanto terceirizar serviços que necessitamos, porém não fazemos, de outras empresas ou então colocar nossos próprios serviços à disponibilidade de quem deles necessite. Também em minha pesquisa, pude notar que existem várias desvantagens como a desmotivação dos prestadores do serviço, uma vez que não se trata do negócio deles e muitas vezes eles prestam o serviço de modo como complemento do funcionamento, porém, como sempre imagino, todos os pensamentos são de duas vias, visto que também têm empresas que trabalham apenas com a prestação de serviço, esses por sua vez fazem um ótimo serviço, pois dependem do cliente para o giro da empresa. Portando, existem sim, vantagens e desvangens assim como em qualquer negócio.
Concluindo, o outsourcing surgiu à algumas décadas com a necessidade de alocar profissionais ou serviços de outras empresas ou da própria empresa pra outra, é a terceirização.
4.3 Endeavor – Empresa exemplo
Ao pensar em uma empresa para servir de exemplo para este trabalho, eu quis algo que eu tivesse prazer em falar, portanto escolhi a Endeavor por que se trata de uma instituição que têm me ajudado muito na busca de informações e cursos para a formação da minha carreira. 
Ela existe desde 5 de junho de 2000 e existe por um motivo, “Nós acreditamos que o empreendedorismo tem a força necessária para mudar o país e o mundo” conforme sua curta descrição em sua Fanpage no Facebook, onde eles também convidam qualquer pessoa que também acredita nesse propósito a se juntar a eles.
Está presente em mais de 18 países, e no Brasil desde o ano 2000, a Endeavor atua em diversas frentes para alcançar o objetivo de construir um Brasil não apenas com mais empreendedores, mas com empreendedores melhores e mais conscientes do seu papel na sociedade. Desenvolvem programas que promovem a educação empreendedora em larga escala; trazem dados sobre a situação atual do empreendedorismo no Brasil e a sua importância para o país; oferecem auxílio, inspiração e networking para os mais brilhantes empreendedores; colocam o empreendedorismo em pauta nos principais veículos de comunicação do Brasil; entre outros.
Figura 1 – Estratégia Endeavor.
A Endeavor, assim como toda empresa empreendedora, surgiu de um problema: Faltavam exemplos próximos que inspirassem as pessoas a empreender e havia pouco apoio para empreendedores que quisessem ser grandes.
Na área Institucional da página da Endeavor é possível assistir o vídeo inspirador da Fundadora Linda Rottenberg:
Figura 2 - Conheça a história da Endeavor pelas palavras da idealizadora Linda Rottenberg. <https://endeavor.org.br/institucional/> Acesso em: 04 de maio de 2015.
4.3.1 Missão da Endeavor
Acreditamos que um país com mais empreendedores que sonham grande, inovam, quebram paradigmas e colocam paixão em tudo o que fazem é um país melhor para todos. Por isso, trabalhamos para transformar o Brasil em uma das grandes referências em empreendedorismo no mundo e assim melhorar a vida de milhões de brasileiros.
4.4 Meu parecer
Enfim, escolhi esta empresa, pois, acredito que ela superou ao máximo o quisito globalização e se adaptou perfeitamente, uma vez que, seu principal intuito é apoiar possíveis novos empreendedores tanto para o nosso país quanto ao redor de todo o mundo. Acredita nas ideias, consideradas muitas vezes loucas, treina, mostra casos que deram certo, assim como também apresenta casos fracassados e abre portas. 
5 REFERÊNCIAS
ADERBAL OLIVEIRA DAMASCENO, ANA PAULA AVELLAR, CLAUDIO CESAR DE PAIVA, FERNANDO CARDOSO BOAVENTURA OLIVEIRA, FLAVIO VILELA VIEIRA, MICHELE POLLINE VERÍSSIMO E SUZANA FERNANDES DE PAIVA. Desenvolvimento Econômico. Edição Especial.Campinas. Alínea. 2013. 172 p.
RICARDO GOMES. Professor de história explica o surgimento da globalização. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2014/10/professor-de-historia-explica-o-surgimento-da-globalizacao.html> Acesso em 10 de março de 2015.
ROBSON LIMA. Globalização I (Definição, Exemplos — Trabalho, Cultura). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2_Gk-6lfTS4> Acesso em 27 de março de 2015.
BETO SICUPIRA, MARÍLIA ROCCA, JORGE PAULO LEMANN E MARCEL TELLES. Endeavor, oranização líder no apoio de empreendedores de grande impacto no Brasil. Disponível em: <https://endeavor.org.br/institucional> Acesso em 04 de maio de 2015.

Continue navegando