Buscar

AD2 Ciência e Educação 1 2018.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 2
Disciplina: Ciência e Educação 1
Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos
Aluno (a): Gisele da Silva Pinto Matrícula: 16212080186 Polo: Paracambi
QUESTÕES
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F)
O Ensino de Ciências no Brasil tem no seu histórico: 
(F) O Ensino de Ciências no Brasil teve seu início no século XIX
(V) Nas décadas de 1950 e 1960 surgiu uma Política de Estimulo ao Ensino de Ciências no País. 
(V) Na década de 1970 tivemos a fase da Ciência Integrada, ou seja, a união entre ciências naturais e matemática.
A Crise no Ensino de Ciências tem colocado para as Escolas uma série de desafios como investimentos na qualidade do ensino, além da qualificação dos professores. Quais são os investimentos que devem ser feitos pela Escola atualmente?
Os investimentos devem abranger tanto a parte educacional como a infraestrutura, isto é, contar com bons profissionais que estarão engajados na luta por um ensino de qualidade e também com recursos que irão contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e significativa. 
Professores são os que possuem um maior contato com alunos na sala de aula, são os responsáveis por administrar os conteúdos que os discentes devem aprender. Para que estes indivíduos venham a ser bons profissionais, é necessário que haja incentivos para que sua formação não se resuma a uma única coisa, mas que eles tenham acesso a formação continuada, processos de aprimoramento que lhes possibilitarão estar continuamente instruídos e atualizados sobre as diversas tendências educacionais que sempre se modificam de tempos em tempos. Sendo atualizados, docentes não irão ficar presos a uma única forma de transmitir conhecimentos, irão fazer adaptações, construções para que alunos consigam obter o fácil entendimento, além do mais, é uma maneira de vencer os desafios que se apresentam na rotina da escola. A formação continuada não deve ficar restrita somente a professores, deve alcançar os gestores, pois, estes são fundamentais na edificação de uma escola de qualidade, por isso, não podem ficar presos em uma visão e sim ter um olhar ampliado. 
Investir em um projeto pedagógico é outra forma de melhoria na qualidade de ensino. O projeto é para aprimorar o jeito que os conteúdos são elaborados, modificar os modelos de avaliações, etc. Projeto pedagógico é o olhar sobre os alunos, por isso, eles devem ser parte fundamental de sua estruturação. Deve contar com profissionais competentes que saberão construí-lo de um modo que trará bons resultados, planejamento e execução bem definidos. 
Quanto à infraestrutura, o ambiente escolar precisa contar com uma boa aparelhagem, acesso à internet para todos, recursos audiovisuais, computadores que não servirão unicamente para informatizar secretarias, seu uso deve ser estendido a alunos, professores, gestores e assim por diante. As aulas focadas no livro didático não surtem mais efeitos, discentes são sujeitos que estão conectados com o mundo tecnológico, logo, aulas que contam com aparelhos tecnológicos trazem efeitos benéficos, traz a motivação no momento da aprendizagem, professores precisam se informatizar e assim provocar a curiosidade, a reflexão, desafios sobre as matérias que são aplicadas. O espaço físico também deve receber investimentos, esse espaço tem que ser confortável, agradável, alegre. O ambiente sendo bem estruturado faz com que o trabalho realizado seja prazeroso, o convívio entre todos será harmonioso. Igualmente, bibliotecas fazem parte destas aplicações, precisam ser bem equipadas, com uma variedade de livros didáticos e paradidáticos necessários para o desenvolvimento dos alunos e demais pessoas que realizam pesquisas e outras atividades. A biblioteca tem que ter a presença de um bibliotecário que seja graduado, pois, ele será o responsável por gerir o local para que este venha a ser funcional. 
Portanto, há a necessidade de uma infinidade de materiais que contribuirão para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Discursos não são suficientes, inevitavelmente recursos ajudam na obtenção da qualidade. 
O Enfoque CTS no Ensino de Ciências envolve uma mudança conceitual no qual o aluno troca a sua concepção alternativa do conhecimento pelo conhecimento científico. Comente as condições ideais para a adoção de mudanças propostas pelo Modelo Conceitual de Posner?
Concepção alternativa do conhecimento são as ideias, os conceitos prévios que os alunos apresentam e que muitas das vezes não coincidem com o conhecimento científico. Conceitos construídos a partir do instante em que os sujeitos assistem aulas e escutam e absorvem a fala do professor, através da leitura de um texto, do momento em que observam uma experiência e a partir disso elaboram considerações sobre as informações a partir daquilo que já sabem. 
Conhecimento científico refere-se aos conhecimentos mais aprofundados e complexos. O saber é ordenado e tem como base um conjunto de lições que formam uma teoria.
A mudança conceitual é o processo em que o aluno passa da concepção alternativa para o conceito científico. Segundo Posner esse processo ocorre da seguinte maneira:
Questionar com os conceitos existentes: é a etapa em que há uma inquietação sobre os conceitos existentes, ou seja, o indivíduo fica insatisfeito com aquilo que é apresentado e passa a fazer questionamentos, vai em busca de novas informações.
Manifestar-se inteligível: a nova concepção deve ser clara. O aluno deve ser capaz de elaborar uma nova concepção e esta deve ser coerente, ter um significado e que seja possível compreendê-la. 
Mostra-se plausível: é a ocasião da resolução de problemas. O novo conceito vai solucionar problemas, irá modificar as experiências anteriores.
Apresentar caráter frutífero: a nova concepção vai viabilizar novo saber para esclarecer as novas informações. 
Mudança conceitual não é uma substituição de concepções, mas pode ser vista como uma evolução, pois, os conceitos prévios desempenham um papel importante na aprendizagem, é um suporte para que o conhecimento científico seja compreendido mais facilmente. Acontece uma ressignificação, a concepção alternativa não é totalmente abandonada, na verdade o sujeito vai agregando os novos saberes, já que o novo surge a partir daquilo que é preexistente. A mudança será concretizada se houver uma motivação para compreender como o conhecimento científico pode relacionar-se com o contexto social, político e cultural. O professor não deve manter fixa a preocupação em transmitir somente o que é científico e sim fazer com que o aluno assimile o cientifico com os fatos do dia a dia, com aquilo que ele já conhece, com suas convicções, etc. Dessa forma se obtém a aprendizagem significativa. 
O Museu Nacional (MN) da UFRJ além de ser um local privilegiado de exposições de acervos científicos de diferentes áreas do conhecimento é também um centro de pesquisa relevante no Brasil e América Latina. Infelizmente o MN foi destruído quase totalmente em um incêndio em 2018. Comente como tal fato poderá afetar o ensino no Estado do Rio de Janeiro. 
É possível dizer que o incêndio sofrido pelo Museu Nacional é o descaso do poder público com a educação. Há tempos que o museu não recebia a devida atenção, verbas que eram destinadas a ele, não eram repassadas, além da falta de atenção dos governantes que não tinha a menor preocupação em visita-lo, conferir o trabalho realizado, o último presidente a comparecer no local foi Juscelino Kubitschek que esteve lá em 1958 (mais de 60 anos sem a presença de um estadista brasileiro). 
Sem o Museu Nacional, participantes do mestrado e doutorado (antropologia social, arqueologia) que era ofertado lá precisam direcionar-se a outras instituições ou simplesmente não concluirão o curso por não haver locaisque ofereçam a mesma coisa. Além do mais, é o aumento do choque negativo que a Pesquisa vem sofrendo no Brasil, ela tem enfrentado a crise do financiamento do Estado, editais não cumpridos, bolsas cortadas. A pesquisa é um ingrediente valioso para que o desenvolvimento aconteça, porém, infelizmente, não tem sido valorizada. O incêndio também significa a perda de espaço não formal para que uma aula seja realizada. O espaço não formal de ensino é a localidade diferente da escola onde podem acontecer ações educativas, lugar aonde a principal função não é a educação formal. Diversas escolas desenvolviam projetos de educação ambiental com seus alunos neste museu e outros tipos de atividades que contribuíam para a formação cultural e cientifica do cidadão. A aula não formal desperta um interesse maior por parte do aluno, a dinâmica proposta por este tipo de aula é algo que gera a positividade porque é um facilitador para que ocorra a aprendizagem. 
Estes são só alguns pontos que demonstram como o ensino no Estado do Rio de Janeiro pode ser afetado em decorrência da perda deste acervo. 
Referências Bibliográficas
ESCOLA WEB. Em que investir para melhorar a infraestrutura escolar? Disponível em: <https://www.escolaweb.com.br/blog/em-que-investir-para-melhorar-a-infraestrutura-escolar/>. Acesso em: 25/09/2018.
FRANÇA, Luisa. Formação Continuada: quem forma o formador? Disponível em: <http://appprova.com.br/formacao-continuada-quem-forma-o-formador/>. Acesso em: 25/09/2018.
HORA, Dayse Martins; SANTOS, Erivaldo Pedrosa dos; Ciências naturais na educação. v.2. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. 
LEÃO, Nubia Maria de Menezes; KALHIL, Josefina Barrera. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. Disponível em: <http://www.lajpe.org/dec15/4601_Nubia.pdf>. Acesso em: 25/09/2018.
SIGNIFICADOS. Significado do Conhecimento científico. Disponível em: <https://www.significados.com.br/conhecimento-cientifico/>. Acesso em: 25/09/2018.
�

Continue navegando