Buscar

Trabalho Projeto III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE
TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALUNO
ALUNO
ALUNO
ALUNO
ALUNO
CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS:
Elaboração de Manual em Cargos e Salários
EMPRESA AMIL
Brasília – DF
2014
ALUNO
ALUNO
ALUNO
ALUNO
ALUNO
CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS:
Elaboração de Manual em Cargos e Salários
Trabalho apresentado ao curso de Recursos Humanos da FACULDADE, sob a orientação do professor (), como requisitante parcial para aprovação da disciplina de Projeto Integrador III Consultoria em Gestão de Cargos e Salários.
Brasília – DF
2014
ALUNO
ALUNO
ALUNO
ALUNO
CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS:
Elaboração de Manual em Cargos e Salários
Trabalho apresentado ao curso de Recursos Humanos da FACULDADE, sob a orientação do professor (), como requisitante parcial para aprovação da disciplina de Projeto Integrador III Consultoria em Gestão de Cargos e Salários.
Banca Examinadora:
______________________________________
Prof. Msc. Orientador
______________________________________
Prof.
_____________________________________
Brasília – DF
2014
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos que nos incentivaram, pela confiança e credibilidade; ao orientador Sandro por participar nesta etapa da minha vida, (ALUNO)
Primeiro agradeço a Deus, pois sem a ajuda dele nada podemos fazer, aos meus pais, a meu esposo, ao meu orientador Sandro por ter me ajudado, confiado e participado nesta etapa da minha vida, (ALUNO).
Agradeço aos meus pais, familiares pelo eterno incentivo e dedicação; a meu orientador Sandro por ajudar a desenvolver este trabalho, (ALUNO).
Agradeço a Deus e a todos que me ajudaram a realizar este trabalho no qual foi um prazer participar; ao orientador Sandro por me auxiliar nesse processo de aprendizagem, (ALUNO).
Agradeço a todos que nos incentivaram, pela confiança e credibilidade; ao orientador Sandro por participar nesta etapa da minha vida, (ALUNO)
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
		Apresentação
	Justificativa
	Objetivos.................................................................................................................6
1.3.1- Objetivos Gerais
			Objetivos Específicos
2-DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL......................................................................7
2.1- Caracterização da Empresa
2.2- Administração e Gestão de Pessoas.......................................................................10
2.3- Administração de Cargos e Salários......................................................................11
3-ANÁLISE.........................................................................................................................14
4-PROPOSTA DE MELHORIA.......................................................................................15
5-CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................16
	INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação
A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregados dentro do perfil desejado, atendendo as necessidades das atividades que a empresa deseja, sendo que a observação feita da descrição de cargo nesse trabalho que é feito por meio da determinação das qualificações juntamente com requisitos básicos como: experiência, escolaridade, responsabilidade, conhecimento técnico e as condições de trabalho.
O salário é a contraprestação em dinheiro, recebida periodicamente pelo corpo funcional, em fase de um trabalho desenvolvido num espaço de tempo previamente definido, quando formalizado na CTPS, entende-se que o salário é o valor ajustados entre as partes, seja por acordo tácito ou expresso. Já a remuneração é um conjunto de vantagens que uma pessoa recebe em contrapartida pela prestação de um serviço, que é composto de: salário base; adicionais legais; horas extras e benefícios. 
Com bases nesses conceitos é que o nosso grupo de Projeto integrador irá realizar uma análise interna no setor de Rh da Amil Hospital Alvorada referente á Cargos e Salários, saberemos como são realizadas tais tarefas e de como manter profissionais no mercado. E como manter o equilíbrio interno e propor um equilíbrio entre Cargos e salários na organização, investigando o processo de forma mais detalhada.
		Justificativa
Foi realizado um estudo com o objetivo de mostrar como a empresa tem feito suas descrições de cargos e salários e os métodos para a realização dessas tarefas. A contribuição desse projeto é de grande importância, pois é através deste que é observado na prática e estudado á amplitude da empresa Amil (Hospital Alvorada), empresa escolhida para o Projeto Integrador III, sendo que o Rh da empresa apresenta uma excelente equipe, que trabalha de forma conjunta e interligada. 
A Amil (Hospital Alvorada Taguatinga) foi á empresa escolhida por esse grupo por ser bastante interessante, pois lida exclusivamente com a vida e empregar bastante pessoas, além de ser reconhecida tanto no Brasil como no exterior, a Amil tem uma excelente equipe de trabalho de RH, onde todos os recursos humanos da empresa independentemente da cidade ou país, trabalham de uma forma conjunta. Todos os departamentos de RH dos Hospitais, Unidades Médica, Planos de Saúde são interligados e tentam trabalhar a realidade dessa forma.
A contribuição desde projeto e de grande importância, pois através do estudo e conhecimento da organização e que podemos aprender mais afundo e observar experiências de como equilibrar cargos e salários e ajudar na captação e retenção e desenvolvimento de pessoas. E através desses objetivos de estudo que foi possível fazer uma comparação mais eficiente das teorias estudadas dentro da organização. 
		OBJETIVOS
1.3.1- Objetivos Gerais
Elaborar um Plano de Cargos e Salários para empresa.
1.3.2- Objetivos específicos 
- Identificar os cargos existentes dentro da empresa.
- identificar o piso salarial dentro da organização. 
- Analisar a política de Cargos e Salários da empresa Amil.
2. DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
2.1-Caracterização da Empresa
A Amil Assistência Médica Internacional (hospital Alvorada Taguatinga) foi escolhida para o estudo. Sua razão social é Hospital Alvorada Taguatinga LTDA e nome fantasia é o mesmo (Hospital Alvorada) e o CNPJ: 08100676/0010/50. Sua Forma Jurídica é Pessoa Jurídica (empresa, sociedade LTDA). A natureza da empresa é hospitalar e sua localização é QS 05 EPCT lote1 em Águas Claras.
O ramo principal de atividade é a saúde, onde possui seus próprios hospitais, ambulatórios e unidades clínicas; E a atividade secundaria é uma organização que oferece aos clientes planos de saúde, onde são utilizados de preferência na própria organização são eles: Amil 20, Amil 30, Amil 40, Amil 50, DEX 10, DEX 100, DEX 200 e plano de saúde dental. 
O grande fundador da Amil foi o Dr. Edson Boenio, no Rio de Janeiro, quando abriu uma maternidade no ano de 1978, onde foi criando a organização Amil, em pouco tempo foi crescendo o seu negocio não somente no Rio de Janeiro, mais em São Paulo e Brasília, onde presta serviços para o Hospital Alvorada escolhido para a pesquisa e estudo do grupo em Taguatinga. Todos os hospitais e clínicas com o mesmo objetivo e direção, são interligados.
Está sendo desenvolvida uma análise da política de Cargos e Salários, na área de Recursos Humanos da empresa Amil, com o objetivo de elaborar um plano de Cargos e Salários, observando os cargos que existem na organização e foi detectado tipo de empresa, localização, faturamento, quantidade de funcionários efetivos, terceirizados e estagiários. Foram coletadas juntamente com a gerência de RH informações gerais sobre o trabalho apresentado na empresa, como análise de
cargos, definir o tipo análise, definir o grupo a quem pertencem, perfil, grau de escolaridade, cursos e habilitações, horas de trabalho, como funcionam as escalas, salários, método de pagamento, aposentadoria e tempo de serviço em nosso caso especial por ser área de saúde.
Sua Visão é ser a maior e melhor empresa não só nacional como internacionalmente, e a mais feliz empresa de saúde. Sua missão é viabilizar uma parte significativa da sociedade ao acesso rápido de uma medicina de qualidade e de alta tecnologia. E suas convicções e valores são construir uma empresa e não um negócio, o produto deve ser original, os colaboradores tem que ter espaço na empresa, pois trata- se de um time, a verdade tem que prevalecer para todos (clientes, colaboradores, investidores e fornecedores) onde todos são parceiros da ideia e dos objetivos da organização, tem que ter profissionalismo sem preconceitos e responsabilidades. O trabalho é na área médica, saúde, na prevenção e no tratamento de doenças onde é feito o impossível para dar a melhor qualidade de vida para os clientes, saúde física e mental, pois é o princípio de uma vida melhor.
A figura 1 apresenta o organograma do Hospital Alvorada Taguatinga:
A figura 1 – Organograma da Amil - representa a característica centralizada do modo hierárquico e a maneira que o poder e as responsabilidades são delegados na área administrativa e está composta por diretoria executiva que monitora os valores pessoais, alinhada a missão e a estratégia da empresa.
A diretoria técnica supervisiona e coordena todos os serviços técnicos da organização. O coordenador assegura a execução de varias atividades, organização, controle e avaliação dos resultados visando á qualidade do empreendimento. E supervisores ou gestores coordenam setores como os auxiliares administrativos, atendentes, telefonistas, secretária e outros. Treinando e desenvolvendo-os para alcançar metas e cumprir os objetivos da organização como também a formação de líderes.
A figura 2 apresenta o organograma do Rh do Hospital Alvorada Taguatinga:
SUPERVISORA
Janaína
ANALISTA DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Kelly
PSÍCOLOGA ANALISTA 
DE RH
Thaís
AUXILIAR DE RH
Andreza
A diretoria técnica supervisiona e coordena todos os serviços técnicos da organização. O coordenador assegura a execução de varias atividades, organização, controle e avaliação dos resultados visando á qualidade do empreendimento. E supervisores ou gestores coordenam setores como os auxiliares administrativos, atendentes, telefonistas, secretária e outros. Treinando e desenvolvendo-os para alcançar metas e cumprir os objetivos da organização como também a formação de líderes. 
2.2-Administração e Gestão de Pessoas 
O Hospital Alvorada Taguatinga possui departamentos de Recursos Humanos, departamento de saúde e segurança do trabalho (SESMT) bem estruturado. Os recursos humanos são responsáveis pela admissão, férias, demissão, afastamento, licença maternidade, observar e tentar ajudar o hospital na rotatividade de pessoal e vale transporte e contra cheque. Os atestados são responsabilidade do SESMT, o RH tem que motivar os funcionários e fazer o pagamento, remuneração e benefícios, inclusive é o RH que busca a melhoria nos benefícios, convênios com faculdades, bancos, academias, entre outras funções.
Para o recrutamento de pessoas primeiro é divulgada a vaga, depois selecionam os currículos que são entregues pessoalmente ou via online, também costumam aceitar indicação para cargos de confiança. Selecionam os melhores candidatos com perfis desejados para cada setor, o RH faz captação e seleção de pessoas com foco em competências.
São oferecidos os cargos de auxiliar administrativos, atendentes, telefonistas, faturistas, auditores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, técnicos de segurança do trabalho, TI, área técnica de informática, financeiro, manutenção, engenharia, higienização, nutrição, agente de portaria, brigadista e outros serviços terceirizados.
O hospital possui 330 colaboradores contratados pela CLT, tenta sempre cumprir a cota de pessoas com deficiência, porém também existem os funcionários que são PJ, geralmente os gestores e coordenadores ou aqueles que delegam autoridade.
No Departamento Pessoal é utilizado o sistema de informação Microsiga que automatiza e gerencia processos em Departamentos de Recursos Humanos sendo que todas as decisões a ser tomadas pelo RH vem do Rio de Janeiro, onde é a sede da Amil, pois as decisões são unificadas. Também é no Departamento de RH que tem supervisão e Gestão de Rh, analista e assistente de Rh.
O Rh faz a captação e a seleção de pessoas realizando depois dessa etapa exames admissionais, e entrega de documentação, treinamento de integração, onde aos novos colaboradores são apresentados aos setores e então vão para os seus próprios setores, onde terão um treinamento e serão observados durantes 90 dias de experiência, passando esse período já estarão contratados por tempo indeterminado. 
É o Rh que dá suporte as áreas técnicas e operacionais dando treinamento virtual e presencial, feedbacks entre outros. Eles também dão oportunidades para pessoas que querem crescer dentro da organização utilizando processo seletivo interno, para isso o próprio Rh faz uma inscrição para pessoas que queiram se candidatar e os escolhidos são comunicados aos gestores que definem se continuam ou se voltam para suas funções anteriores. 
Dos pontos fracos que foram observados a rotatividade foi a maior, principalmente na área de atendimento do PA, uma das principais queixas são referentes ao baixo salário. E dos pontos fortes é a liberdade que os colaboradores têm de exercer suas funções.
2.3-Administração de Cargos e Salários 
Existem muitos vínculos empregatícios como CLT, menor aprendiz e PNE, onde os cargos e seus respectivos salários são pela categoria, sendo que o cronograma de datas de pagamentos e movimentações da Amil fica a disposição para todos os colaboradores na intranet. 
Os benefícios que a AMIL oferece são: vale transporte, onde o desconto é de 6%, plano odontológico, o desconto é de 11 á 15 reais por pessoa, planos de saúde onde não existe nenhum desconto e somente nos casos de PNE vale alimentação, onde também não tem descontos, porém para os demais funcionários existe um refeitório próprio, onde somente é descontado um valor simbólico de (um real), continuando sobre os descontos da empresa temos o imposto de renda e INSS que no caso são obrigatórios.
A remuneração é feita pelo Rio de Janeiro onde são sediados todos os departamentos pessoais da organização é do Rio de Janeiro que procedem todas as mudanças e ordem a serem seguidas. No ano de 2013 foi feito um novo cronograma de movimentação funcional. São feitos os seguintes procedimentos: as solicitações são recebidas pela área de remuneração estratégica, onde tem que conter motivo/justificativa, com as devidas aprovações do diretor imediato, diretor da rede e gestor da área. Com base nessas informações a área de remuneração estratégica analisará e consolidará as informações para o envio ao comitê estratégico, após a avaliação do comitê.
	A folha de pagamento com as suas realizações de cálculos e os registros de empregados e de terceiros, o sistema de informatização utilizado pelo Departamento Pessoal é os Protheus, lembrando que todos os cálculos é realizados pelo o departamento central localizado no Rio de Janeiro.
Para realização das férias é feito um mapa, no mês de dezembro os gestores levantam os meses em que seus colaboradores poderão gozar das férias, informando posteriormente ao RH, as recisões são solicitadas pelos gestores, em seguida são encaminhados pelo o Departamento Pessoal, o mesmo tem a obrigação de passar para a sede do Rio de Janeiro, já a pensão alimentícia se faz necessário uma autorização judicial encaminhado para o RH, onde são feitos os descontos na folha de pagamento, todas as informações legais e processo de guias de recolhimentos são
realizados pela a sede dos recursos humanos.
Na hora da contratação e entrega de documentações, os colaboradores preenchem um formulário, que vem especificando: a linha de ônibus, o local, os valores para colaboradores do DF é utilizado cartão fácil, no entorno do DF vale transporte e o controle desse benefício é realizado pelo o RH local do hospital. A integração dos pontos é feitos via eletrônico, por aproximação, cada colaborador possui crachá com chips, no refeitório é utilizado catraca, onde a liberação é feita pelo o chip do crachá.
Os lançamentos de proventos ou descontos são feitos de forma mensal usando o sistema Protheus que são automatizados, porém no próprio sistema existem dados que são lançados manualmente.
O vinculo empregatício CLT, os cálculos são feitos pelo RH do Hospital e depois enviado para a sede no Rio de Janeiro, já o PJ que são os salários a um de 4000 fechados pelo setor financeiro da organização e depois também enviado ao Rio de Janeiro.
Segundo o Hospital Alvorada, a empresa tem os seguintes cargos:
	Superintendência – atividades delegadas, responsável por todos os Hospitais Amil de Brasília. 
	Diretoria Geral – responsável pelo Hospital Alvorada Taguatinga-DF, todas as decisões dos supervisores locais, passa pela Diretoria Geral. 
	Gerencia Médica – toma decisões relacionadas aos médicos e resolve as pendências. 
	Gerencia Comercial – cuida de questões relacionadas á imagem da empresa e como ela está no mercado. 
	Supervisão financeira – responsável por toda a parte financeira (pagamentos em geral). 
	Supervisão do Pronto Atendimento – responsável pelo atendimento do Hospital e recepção. 
	Supervisão do Faturamento – responsável pelo faturamento da coordenação de enfermagem (coordena toda a equipe de enfermagem). 
	Coordenação da nutrição – responsável pela parte da qualidade alimentação dos pacientes e colaboradores. 
	Supervisão de Qualidade – responsável pela qualidade total de todos os departamentos e setores da organização, buscando indicadores para organizar melhor um planejamento estratégico. 
	Supervisão de Farmácia – que libera e compra medicamentos para pacientes. 
	Supervisão de Manutenção – responsável pela manutenção Hospitalar, entre elas o concerto de equipamentos e toda a área da Amil. 
	Supervisão de Segurança e Brigadista – uma empresa terceirizada que é responsável pela segurança. 
	Departamento de RH – responsável pelo recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, entre outros. 
	Departamento da Ouvidoria – o setor onde clientes podem fazer suas reclamações, onde são ouvidos, na tentativa de amenizar os problemas. 
	Auditoria – Trabalha exclusivamente no faturamento na finalidade de buscar soluções para os problemas relacionados aos convênios que não autorizaram pagamentos (glosa). 
	TI – é a parte que está relacionada á tecnologia da informação de toda área hospitalar. 
	Higienização – Cuida da limpeza do Hospital Alvorada. 
	Plantão Administrativo – responsável para trabalhar a noite, feriados e final de semana. 
	Hotelaria – Cuida da vestimenta dos pacientes que ficam internados.
A Amil não tem um Plano de carreira para os colaboradores, também não tem dado importância para a questão de rotatividade que é frequente na empresa, principalmente com os enfermeiros e atendentes que muitos têm saído da organização, isso ocorre por conta dos salários que estão abaixo da categoria, fazendo com que os funcionários saíam da organização para melhores oportunidades no mercado. A desvalorização do funcionário faz com que a empresa tenha uma rotatividade bem alta e isso com certeza faz com que a organização gaste tempo e dinheiro na contratação e treinamento de novos funcionários.
3. ANÁLISE
A partir do estudo detalhado feito na empresa Amil (Hospital Alvorada) foi constatada a falta de um Plano de Carreira e também de uma melhora significativa na rotatividade nas equipes de Atendimento, Administrativo e Enfermagem. E isso é devido aos mesmos problemas, a relação dos baixos salários comparados com a categoria referente ao mercado, os mesmos alegam que é pelo fato de fornecer o benefício de plano de saúde. Com isso tem perdido excelentes funcionários, que ficam insatisfeitos com os baixos salários e começam a sair para os concorrentes. A empresa tem perdido pessoas com imenso conhecimento e experiência hospitalar e ainda acaba perdendo para a concorrência, onde tem tido muito custo para contratar novos funcionários competentes.
A empresa contrata pessoas sem serem regidos pela CLT, preferindo pagar um pouco mais o salário e deixar de pagar os impostos, porém pela lei a empresa se encontra irregular, só depois de algum tempo (2 anos) que começam a averiguar, podendo acarretar processo judicial a organização.
Na área de enfermagem não exigem experiência no mercado, porém os colaboradores que entram após adquirir experiência, logo procuram espaço em outras empresas por conta da baixa remuneração e isso faz com que a organização sempre perca seus recursos humanos e contrate novos funcionários com maior frequência, mesmo dando experiência e oportunidades para quem esta começando a entrar no mercado. A empresa tem perdidos seus talentos por conta da desvalorização dos seus funcionários que estão insatisfeitos com a remuneração que é desproporcional da que o mercado oferece. 
A partir do momento em que a organização apresenta perspectivas de desenvolvimento ás pessoas, elas se sentem motivadas a prosseguir na própria organização, gerando uma diminuição da rotatividade (turnover) de pessoas. Lembrando que esta vantagem está diretamente ligada ao item que se refere á finalidade de auxiliar o desenvolvimento pessoal e profissional. (Tachizawa, Ferreira e Fortuna, 2001).
4. PROPOSTA DE MELHORIA
A alta rotatividade na empresa tem sido motivo de maior preocupação na organização, pois tem sido frequente a saída de funcionários que estão insatisfeitos com os salários e desmotivados a trabalhar por falta de um plano de carreira. Para melhorar essa situação é preciso elaborar um plano e discuti-lo com a chefia, após a aprovação divulgar para os funcionários. Analisar como está á satisfação do funcionário com o cargo que ele está ocupando e fazer uma pesquisa salarial para ter como base a remuneração de outras empresas participantes, mantendo a qualidade da pesquisa para alcançar o equilíbrio interno e externo.
Um bom Plano de carreira é uma boa alternativa para a empresa que está com o índice de rotatividade muito alta, pois quando existe um plano de carreira os colaboradores se motivam a ficarem na empresa e oferecer o seu melhor, para que sejam contemplados e exercerem cargos de confiança conseguindo grandes oportunidades de crescimento, por isso os funcionários se tornam cada vez mais eficientes e eficazes para serem vistos pelo empregador. Então um bom plano de carreira seria o ideal para reter os funcionários que estão insatisfeitos.
Já na parte de enfermagem é necessário que se exija mais experiência e aumentar o salário de acordo com o que o mercado oferece, na hora da contratação é preciso ter um bom profissional que seja mais exigente com os candidatos para vaga de enfermagem, dessa forma poderá contratar pessoas mais qualificadas para a vaga que tenha profissionalismo e já atua na área por algum tempo. E também é necessário um plano de benefício, para que o funcionário tenha estabilidade e não queira sair facilmente e se sintam mais valorizados.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho foi feito para conhecermos a política de Cargos e Salários da Empresa Amil e propor melhorias com base no Diagnóstico feito, pela consultoria que realizamos na empresa. E observamos o modo como a empresa valoriza e desempenha o seu papel no Rh e como trata os seus recursos humanos.
Também observamos a maneira que a empresa Amil conduz o Rh, de como está valorizando os seus colaboradores, clientes, fornecedores, e de como está a dignidade e reconhecimento. Verificamos
como o crescimento tem sido grande, se expandindo gradativamente, procurando sempre inovações tecnológicas e a melhor maneira de auxiliar os seus colaboradores com incentivo e respeito, pois a empresa mencionou o fato de que quem faz esse sucesso é o colaborador, por isso dar-se uma grande importância na captação e seleção de novos talentos, pois são funcionários qualificados, responsáveis e flexíveis. Por trabalharem com o ser humano existe uma necessidade bem maior de resultados dos processos de Captação de Pessoas. 
Porém observa-se uma rotatividade bem alta de funcionários em alguns setores e detectamos onde está o agravante, que seria a falta de um Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira, os salários de quase todas as categorias estão abaixo do que o mercado oferece. Esses problemas resultam em tempo e dinheiro para a organização que sempre está recrutando novas pessoas e perdendo bastantes recursos humanos.
Um ponto positivo nesse projeto foi o fato de pesquisarmos os problemas relacionados aos baixos salários dentro da organização, mas especificamente dentro do Rh, onde obtivemos aprendizado riquíssimo e acesso a informações importantes da organização que nos cedeu também informações sobre os problemas. Também tem o plano de saúde como benefício para o funcionário e oferece treinamento e oportunidades para pessoas inexperientes. 
Este Projeto Integrador foi desenvolvido nas dependências do Hospital Alvorada Taguatinga Amil, agradecemos imensamente pelo a colaboração e confiança que foi nos dada, pela liberdade de poder pesquisar, expondo seus processos de Administração de Pessoal, Administração de Cargos e Salários e dando informações sobre sua história.
Também agradecemos a cooperação de todos que nos ajudaram com conhecimentos válidos, não só direta como indiretamente também, no caso dos colaboradores do Hospital e também a toda a equipe de gestores e líderes, psicólogos que nos deram a oportunidade de visitar e estudar a história da Amil, desde a fundação até aos dias de hoje e seus conhecimentos, capacitações e profissionalismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando