Buscar

Métodos de Reprocessamento de artigos Hospitalares Questionário I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Métodos de Reprocessamento de Artigos Hospitalares
Questionário da unidade I
Questão 1 (Adaptada de Prefeitura de Criciúma – Secretaria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, 2014) Os profissionais no Centro de Material e Esterilização têm suas atividades especificadas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem, entre esses profissionais, encontramos o técnico de enfermagem. No Centro de Material e Esterilização, cabe ao técnico de enfermagem:
Escolha uma:
a. Realizar os testes necessários e emitir pareceres técnicos antes da aquisição de novos artigos e equipamentos; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
b. Realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; fazer listagem e encaminhamento de artigos e instrumental cirúrgico para conserto, entre outras atribuições.
c. Elaborar os relatórios mensais estatísticos, tanto de custo quanto de produtividade; receber e limpar os artigos; receber e preparar roupas limpas; preparar e esterilizar artigos e instrumentais cirúrgicos; guardar e distribuir todos os artigos esterilizados; realizar cuidados com artigos endoscópicos, entre outras atribuições.
d. Estabelecer rotinas para a manutenção preventiva dos equipamentos existentes no CME; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
e. Prever os materiais necessários para prover as unidades consumidoras; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; preparar caixas cirúrgicas, entre outras atribuições.
Questão 2 - O CME participa ativamente do processo de monitoramento e controle de infecções adquiridas no uso de produtos e artigos odontomédico hospitalares diversos. Dentro desse conceito, temos o CME como unidade essencial ao controle de Infecções de Sítio Cirúrgico – ISC, pois:
I. As atividades desenvolvidas no CME podem influenciar o resultado de um procedimento, pois, se houver qualquer agente infeccioso no material, como bactérias, fungos ou vírus, o paciente pode adquirir um infecção que pode levar a graves consequências.
II. As atividades desenvolvidas no CME se relacionam intimamente com a aquisição de uma infecção, porém é necessário que o hospedeiro esteja suscetível para que se efetive o processo infeccioso, portanto, se o material tiver algum problema na esterilização, mas o paciente não for suscetível, o processo infeccioso não acontecerá.
III. Grande parte dos processos no CME e os materiais submetidos a esses processos são destinados a pacientes cirúrgicos, e centenas de milhares de pessoas são submetidas a procedimentos cirúrgicos anualmente.
IV. A ISC causa significativa morbidade e contribui para a morte pós-operatória, sendo a terceira mais frequente entre todas as infecções relacionadas à assistência em saúde, sendo a infecção mais comum aquela de órgãos e espaços.
São corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I e II.
b. Somente as afirmativas II, III e IV.
c. Somente as afirmativas I, III, e IV.
d. Somente as afirmativas II e III.
e. Somente as afirmativas I, II e III.
Questão 3 - Spaulding classificou os artigos em críticos, semicríticos e não críticos. Sabendo dessa classificação e seus conceitos, classifique os artigos abaixo enumerados e associe com a classificação adequada:
I. Afastador cirúrgico Farabeuf.
II. Material de curativo.
III. Estetoscópio.
IV. Termômetro axilar.
V. Termômetro esofágico.
VI. Material de retirada de pontos.
Escolha uma:
a. I –Crítico; II – crítico; III – não crítico; IV – não crítico; V – semicrítico; VI – crítico.
b. I – Crítico; II – crítico; III – não crítico; IV – não crítico; V – semicrítico; VI –semicrítico.
c. I – Semicrítico; II – crítico; III – crítico; IV – não crítico; V – semicrítico; VI –crítico.
d. I – Semicrítico; II – crítico; III – semicrítico; IV – não crítico; V – semicrítico; VI – crítico.
e. I –Crítico; II – crítico; III – semicrítico; IV – não crítico; V – semicrítico; VI –semicrítico.
Questão 4 - Ao receber uma caixa proveniente do Centro Cirúrgico – CC, utilizada em uma cirurgia de revascularização do miocárdio, você deve determinar o processamento desse material, visando a uma cirurgia que acontecerá dentro de duas horas. Qual o trajeto do material dentro do CME? Escolha a alternativa que melhor demonstra o fluxo desse material no CME:
Escolha uma:
a. Recepção do material no CME na área de preparo, submeter o material à limpeza e secagem, embalar, e esterilizar. Aguardar o material esfriar para encaminhar ao CC, evitando eventos adversos como, por exemplo, queimaduras.
b. Recepção do material no CME na área contaminada, submeter o material à limpeza, secagem, embalagem com invólucro adequado ao tamanho da caixa, esterilização, e reencaminhar ao CC assim que o material estiver em condições seguras e liberado pelo enfermeiro do CME.
c. Recepção do material na área contaminada, contagem das peças e instrumentais, limpeza automatizada, desinfecção com álcool 70%, embalagem, esterilização e encaminhamento da caixa imediatamente ao CC.
d. Receber o material na área contaminada, submeter à desinfecção e esterilização, logo em seguida embalar o material e encaminhá-lo ao CC para uso imediato.
e. Receber o material na área de preparo e desinfecção, embalar o material com papel grau cirúrgico, esterilizar e encaminhar de imediato ao CC, pois a cirurgia está prestes a acontecer e precisa do material para ser efetivada e iniciada.
Questão 5 - Entre as atribuições do técnico de enfermagem no CME, encontramos:
I. Propor e utilizar indicadores de qualidade do processamento de produtos para a saúde sob sua responsabilidade.
II. Participar da elaboração de Protocolo Operacional Padrão – POP para as etapas de processamento de produtos para a saúde, com base em referencial científico atualizado e legislação vigente.
III. Exercer as atividades previstas nos POPs, sob orientação e supervisão do enfermeiro.
IV. Efetuar pedidos de produtos de consumo e digitar listagens de caixas cirúrgicas.
Assinale a alternativa que contém exclusivamente as atribuições do técnico de enfermagem no CME:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I e II.
b. Somente as afirmativas I, III e IV.
c. Somente as afirmativas II e IV.
d. Somente as afirmativas II e III.
e. Somente as afirmativas III e IV.
1 – B
2 – C 
3 – A
4 – B
5 – D