Buscar

candise.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As micoses vaginais ou candidíaseafetam inúmeras mulheres, 75% das mulheres são afetadas pelo menos uma vez na vida, sendo as mulheres que apresentam ciclo menstrual as mais afetadas.
A candidíase é causada por fungos do gênero Candida, a espécie Candida albicans é responsável por 80 a 92% dos casos, mas estudos recentes demonstram que o número de casos de candidíase causada por outras espécies (C.glabrata e C.krusei) está aumentando.
A C. albicans é um fungo encontrado naturalmente na mucosa gastrointestinal do ser humano e na mucosa genital da mulher, a doença ocorre quando há um crescimento excessivo deste fungo e alguns fatores podem favorecer este crescimento, como: variações hormonais, gravidez, diabetes, uso de medicamentos (antibióticos, esteroides, antineoplásicos, pílulas anticoncepcionais, etc), estresse, higiene excessiva e atividade sexual.
Os primeiros sintomas são irritação, coceira e vermelhidão na vulva e região genital. Estes sintomas podem ser seguidos de dores no local, dores ao urinar, corrimento (esbranquiçado ou aquoso, geralmente sem odor).
O diagnóstico deve ser feito através de exame médico, onde pode haver a coleta de secreção para confirmação de candidíase e de espécie. Não se deve realizar o auto-diagnóstico, frequentemente estão errados, pois os sintomas da candidíase podem ser confundidos com infecções bacterianas, doenças sexualmente transmissíveis (tricomoníase, herpes genital), alergia, infecção por outros fungos.
O tratamento deve ser prescrito pelo médico e pode ser através de cremes e comprimidos vaginais, o tratamento em conjunto tende ser mais eficaz. As moléculas mais utilizadas são: clotrimazol, miconazol e nistatina. Em casos mais graves há possibilidade da utilização de comprimidos orais, como o fluconazol. A duração do tratamento pode variar de 1 dia à 14 dias, não interferindo na eficácia.
Além dos tratamentos convencionais, existem algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas, como: tea tree, aroeira, capim limão e calêndula. 
Algumas dicas podem auxiliar no tratamento, como: relaxar, pois o estresse pode ser um desencadeador; evitar relações sexuais durante a micose vaginal, para evitar o contágio do parceiro; aplicar compressas frias na região.
Alimentação rica em iogurtes probióticos, utilizar sabonetes neutros, evitar roupas apertadas e de tecido sintáticos, utilização de preservativos durante as relações sexuais podem auxiliar a prevenir a candidíase
Remedio para candidíase
O tratamento da candidíase pode ser através de cremes, comprimido vaginais ( introduzidos dentro da vagina), ou comprimidos orais. Os cremes, comprimidos vaginais devem ser utilizados preferencialmente na hora de dormir. Não há diferencia de efeicácia entre os tratamentos de 1 dia ou até 14 dias.
Geralmente são utilizados medicamentos chamados imidazole: em especial o clotrimazole, utilizado sob forma de creme , comprimido vaginais ( introduzidos dentro da vagina).
Outras moléculas podem ser utilizadas, como o miconazol ou oticonazol
Em alguns casos, o médico  também pode prescrever um tratamento por via oral (comprimido)e em dose única, à base de fluconazol. Em casos mais complicados pode haver necessidade de uma segunda dose 72 horas (3 dias) depois da primeira dose.
Em casos de candida resistente não albicans, uma alternativa é a utilizaçào do ácido bórico.
Não utilize medicamentos sem prescrição médica. A automedicação gera desperdício de dinheiro, tempo e pode piorar os sintomas.
Confira os medicamentos que podem ser utilizados no tratamento da candidíase:
	
Medicamento
	
Formulação
	
Dose
	
Duração do tratamento
	Butoconazol
	creme 2% (liberação controlada)
	5 g/em dose única
	1 dia
	Clotrimazol
	creme 1%
	aplicar na área afetada 2 a 3 vezes dia
	2 a 4 semanas
	
	creme 2%
	5 g/dia
	3 a 14 dias
	
	comprimido vaginal 100mg
	1 cp/dia
2cp/dia
	7 dias
3 dias
	
	comprimido vaginal 500mg
	1cp/dia
	1 dia
	Miconazol
	creme 2%
	5 g/dia
	7 a 14 dias
	Tioconazol
	creme 6,5%
	5 g em dose única
	1 dia
	Terconazol
	creme 0,4%
	5 g/ dia
	7 dias
	 
	creme 0,8%
	5 g/dia
	3 dias
	Nistatina
	creme 100.000 UI/4g
	4g/dia
	14 dias
	
	comprimido vaginal 100.000 UI
	1/dia
	14 dias
	Fluconazol
	comprimido oral 150 mg
	dose única
	1 dia
AVISO IMPORTANTE

Continue navegando