Buscar

Exercícios Físicos em Gestantes

Prévia do material em texto

Exercícios Físicos em Gestantes
Emanuela Rocha dos Santos
Quezia Jemima Batista Lima
A gestação é uma fase singular na vida de uma mulher. Nela estão contidas inúmeras transformações que vão desde alterações fisiológicas até psicológicas. 
O corpo muda de maneira drástica, dando lugar não apenas a geração de uma nova vida, bem como a um processo de adaptação e (re) conhecimento de sentimentos, sensações e alterações próprias desta dinâmica. 
Introdução
A atividade física faz parte da vida de grande parte dos seres humanos. O movimento faz parte da vida.
Além de sua funcionalidade para as ações básicas como andar, sentar, subir, descer, dentre outras, eles utilizado de maneira adequada conciliando a pratica de exercícios em geral, podem se tornar grande aliados em favor da nossa saúde.
A prática de exercício físico no período gestacional apresenta certo receio de medo e preocupação e assim por muitos anos essa modalidade foi inibida. 
Hoje pode se dizer que a prática é aconselhável, já que tem como resultado excelentes vantagens para a saúde da gestante e do feto, os exercícios devem agir de acordo com o benefício proporcionado, já que não existe nenhum tipo exclusivo de atividade nessa fase. 
As gestações que identificam anormalidades são contra indicadas, caso contrário, devem ser liberadas para a prática de exercícios somente sob autorização médica. 
Fatores de Risco
Corrida Leve
Indicada para quem já praticava exercícios antes de engravidar. Ela pode ser realizada durante os 9 meses de gravidez, 3 vezes por semana, por 30 minutos, mas sempre com baixa intensidade, respeitando sempre o seu próprio ritmo.
Pilates
Melhora a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.
Hidroginástica
É indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar e pode ser realizada durante os 9 meses de gestação. Ela reduz as dores nos pés e no fundo das costas, assim como o inchaço das pernas. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana.
Bicicleta Ergométrica
Pode ser realizado durante os 2 primeiros trimestres gravidez, de 3 a 5 dias por semana. Deve-se estar atenta à frequência cardíaca, não deixando ultrapassar os 140 bpm e observar se a sudorese é excessiva. O tamanho da barriga no final da gestação pode dificultar a realização desta atividade.
Dança
A dança para gestantes é uma forte aliada para as mulheres que precisam lidar com o turbilhão hormonal que implica em ser mãe. O ato de dançar ajuda na liberação de hormônios que geram bem-estar e, além disso, estreitam os vínculos entre mãe e bebê. Outra vantagem da dança é que ela serve de auxílio para aquelas mães que almejam o parto normal.
Referências
https://www.unaerp.br/revista-cientifica-integrada/edicoes-anteriores/volume-2-edicao-4/2048-a-pratica-de-exercicio-fisico-na-gestacao/file
https://static.tuasaude.com/media/article/rc/1d/melhores-exercicios-para-praticar-na-gravidez_9655_m.jpg
OBRIGADA!!!

Continue navegando