Buscar

AD1 Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Érica Ribeiro Malheiros de Araujo
17112080094
Pedagogia
Pólo Petrópolis
Educação e Trabalho
AD 1 208.2
Questão 1)
Começaremos falando do tempo de serviço das fábricas, exaustivo e demasiado longo, em média 44 horas semanais, mais o horário de almoço, resulta em média 9 horas por dia, mais 4 horas de locomoção, 13 horas, o coerente seria dormir 8 horas por dia, 21 horas, restam apenas 3 horas para o trabalhador ou trabalhadora.
Dentro das perspectivas apresentadas no texto a cidade moderna e toda sua concepção de trabalho separa significativamente os locais de trabalho e os locais de moradia, trazendo acentuadas perdas ao cotidiano familiar, principalmente para as mulheres que tem os afazeres domésticos ainda como complementares as suas tarefas, dentro das 3 horas que lhes sobram, sem que seja considerado também um trabalho. As tarefas do lar ainda são vistas como femininas, são poucos os homens que contribuem para sua execução, logo, as mulheres que trabalham fora se veem infinitamente mais esgotadas, pois chegar em casa não pode ser visto como um momento de descanso e prazer, mas como a segunda parte do dia, onde um novo ofício será desempenhado, contudo sem remuneração. Não podemos descartar que muitas destas chefiam os seus lares ou tem participação financeira significativa, portanto não tem a opção de não estarem inseridas no mercado de trabalho.
Um fator agravante para o trabalhador é o percurso que ele faz do seu trabalho até sua residência e vice-versa, a grande maioria não trabalha perto de casa, as grandes cidades não apresentam estruturas lógicas e eficientes de trânsito, levando este trabalhador a perder grande parte do seu tempo no trajeto, resultando em estresse, cansaço, falta de tempo com a família, com lazer, com ele próprio, castigando sua rotina. Podemos ressaltar que dentro dos transportes públicos não há conforto, todos os dias os grandes centros urbanos vivenciam os coletivos extremamente lotados, precários, tornando a viagem do trabalhador ainda mais penosa. As passagens são caras, desfalcando o orçamento.
Pouco a pouco vemos nossas famílias cada vez mais deterioradas e separadas frente ao contexto relatado por elas vividos. O trabalho tornou-se atividade compulsiva e incessante, não existe tempo livre para dedicar-se aos seus desejos, a todo momento lhe é cobrado resultados, dedicação e empenho.
A autora ainda faz um comparativo com a vida dos artesãos, que trabalhavam em suas residências, tinham tempo para dedicar-se a família e ainda podiam descansar quando se sentiam cansados, fazendo com que seu ofício fosse também um prazer.
Questão 2)
O termo escola, etimologicamente falando, vem do grego e significa tempo livre, descanso, lazer ou ócio. Originalmente as escolas não formavam para atividades práticas ou produtivas. Em diversos momentos da história a escola forma para variadas finalidades desde a preparação para cuidar dos negócios da família a estabelecer uma política social de inclusão. Para o autor desta questão o papel fundamental da escola de nível médio é o de recuperar a relação entre o conhecimento e a prática do trabalho, ou seja, preparar para o mercado de trabalho. No Ensino Fundamental a relação escola e trabalho é implícita e indireta, basta o domínio dos elementos gerais do conhecimento visando contribuir para o processo de trabalho na sociedade. No ensino médio esse conhecimento é explícito para que haja domínio teórico e prático sobre como o conhecimento se articula com a produção. O ensino médio envolverá a manipulação dos processos práticos básicos da produção.

Continue navegando