Buscar

AD2 EDUCAÇÃO E TRABALHO - 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JA
NEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação a Distância (AD2) – 2021.1
Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenadora(o): Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa
Aluno(a): Edlúcia Marques dos Santos Matr.:19112080494 Polo: São Pedro da Aldeia
Questão 1: (3 pontos)
O documentário “O Rio dos Trabalhadores” retrata as mudanças operadas, no final do século XIX e início do XX, tanto na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil à época, quanto na classe trabalha- dora, a partir do desenvolvimento do capitalismo. Com base no referido documentário:
a) Descreva algumas das mudanças efetuadas na cidade e na classe trabalhadora da época.
R = O documentário retrata algumas mudanças que ocorreramna época tais como: a modernização do Rio de Janeiro com obras na cidade, uma grande reforma urbana com construção de prédios, alargamento da ruas e avenidas, modernização do Porto, saneamento básico, criando espaços como praças e arborizando-as. Entretanto, a classe trabalhadora foi a mais prejudicada no contexto de demolições dos cortiços, proibição de ambulantes na venda de seus produtos e mercadorias, fechando os quiosques por terem uma aparência de sujeiras, ou seja, tentando diminuir os hábitos populares e privar a classe baixa de se juntar a elite. O trabalho era valorizado, mas o trabalhador esse sim era o mais prejudicado, as construções eram em torno para a melhoria da cidade.
b) Identifique a herança desse passado (o que permanece) nos dias atuais, considerando, de certo modo, as devidas proporções dos distintos contextos históricos - início do século XX e século XXI.
R = A herança que nos foi deixada permanece até hoje na cidade do Rio de janeiro são elas: O Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, a Escola de Belas Artes, a Avenida Central, Cais do Valongo, Arcos da Lapa, Hotel Copacabana Palace, Parque do Flamengo, a Avenida Beira Mar, Zona Portuária, Museu Histórico, etc..
Questão 2: (4 pontos)
A adoção da política neoliberal no Brasil provocou um conjunto de mudanças na educação pública. Explique as principais mudanças ocorridas no currículo, na gestão e no financiamento da educação pública durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
R = Ao longo da história do Brasil, raramente existiu uma proposta educacional articulada e de longo prazo, pois cada governo são articulados com ocupantes de poder e seus representantes na educação, propondo políticas que privilegiam visões pessoais onde grupos conduzem o nosso sistema educativo. Com tudo isso, as várias reformas sofridas ao longo da história da educação brasileira, pouco ou nada influenciaram nas atividades pedagógicas dos professores: estes continuam trabalhando como sempre fizeram, utilizando os conhecimentos acadêmicos e profissionais adquiridos ao longo de sua trajetória pessoal e docente, e os grandes fins ou modificações nas propostas para educação se reduzira a declarações e, forma de leis ou decretos, sem muita aplicabilidade na prática. Para que se possa construir uma proposta educacional coerente com as nossas necessidades é fundamental que se criem mecanismos políiticos que deem continuidade às políticas educacionais, isto é, projetos de Estado e não de governos, sob pena de que a população brasileira ficar subjugada a um eterno recomeçar, algo extremamente desgastante e prejudicial para a construção da soberania nacional. Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso as exigências eram o retorno dos financiamentos aplicados o que significava produtividade e eficiência – entendida pelos neoliberais como qualidade. Pensada por meio da relação “custo-benefício”, a educação básica ganhou centralidade no Brasil e no mundo, com foco no ensino fundamental. Focaram em criar fundos como o FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Feundamental e de Valorização do Magistério, tentando minimizar as distorções existentes no sistema de financiamento da educação no país. Enfim, uma disparidade negativa pois os valores disponibilizados para a educação onde a carga tributária brasileira é a mais alta de todos os países.
Questão 3: (3 pontos)
“[...] a ideologia do capital humano reforça a crença de que o problema do desemprego reside na baixa escolaridade e/ou pouca qualificação profissional dos trabalhadores, o que alimenta a expectativa de jovens e adultos em relação à escola e/ou a um curso de formação profissional [...]” (BARBOSA, 2019, p.69).
a) De acordo com Barbosa (2019), por que o desemprego não pode ser considerado consequência ex- clusiva da baixa escolaridade e qualificação dos trabalhadores, como apregoa o discurso governamental e neoliberal?
R = Considerando que, a aula 7 pág. 69, e de acordo com Barbosa(2019), o texto trata das consequências do desemprego no município em questão, conclui-se que o desemprego no município não é por falta de qualificação, mas pela falta de postos de trabalho suficientes para atender a demanda desempregada. A Educação de Jovens e Adultos não deve estar atrelada aos interesses do mercado e do capital, mas sim, na perspectiva da formação humana, desenvolvendo as dimensões culturais, tecnológicas, afetividade, de ciência, de trabalho e de políticas que contribuam e possibilitem os indivíduos a se adequarem na sua realidade social e a se posicionar na luta contra o trabalho alienado e a dualidade educacional, próprias das sociedades de classes.
b) Segundo o autor, se o aumento da escolaridade não é mais garantia e certeza de ascensão social, de ingresso no mercado de trabalho e aumento de renda, como afirma Teoria do capital Humano, qual o papel da escola no tempo presente e por que ela continua a ser reivindicada pela classe trabalhadora?
R = De acordo com Gramsci, defendia uma “escola unitária”, pois a educação é um direito de todos, por isso deve ser acessível aos conhecimentos, à cultura e às mediações necessárias para trabalhar e produzir a sua existência e a riqueza social. A educação deve ter como essência os sujeitos e o devido acesso aos conhecimentos e à cultura, oferecendo condições de escolhas na construção de caminhos para sua vida. Assim como Gramsci, os teóricos do pensamento histórico crítico contemporâneo também ressaltam a dimensão política da escola. Defendem uma educação que atua com fins a transformar o trabalhador em um agente que pensa e age no intuito de modificar a si e o seu meio (FREIRE,1980), nos encorajando na luta cotidiana por uma educação pública, gratuita, universal, laica e de qualidade, inspirada nos princípios da liberdade e nos ideias de solidariedade humana. Uma educação que tenha por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, tal como expressa o Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação..
Referência:
Aula 5: O rio dos trabalhadores - Maria Clavatta Brasil 2003 - https://youtu.be/-pD4Z98kWNs 
Aula 6: A Política Neoliberal e a contrarreforma na educação dos trabalhadores no governo de Fernando Henrique Cardoso - Carlos Soares Barbosa.
Aula 7: A educação de Jovens e Adultos na perspectiva da formação humana: Desafios no contexto das relações flexíveis de trabalho – Carlos Soares Barbosa.

Continue navegando