Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Artrópodes (Reino: animalia; Filo: Arthropoda)
Com mais de 1 milhão de espécies descritas, os artrópodes representam 80% do Reino Animal e, por isso, são os verdadeiros “donos” da Terra. Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes, são elas:
Classe Insecta (insetos): Formados por cabeça, tórax e abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser ausentes ou presentes. As peças bucais podem ser de vários tipos, dependendo do tipo de alimento que o inseto come, havendo: sugador, picador, mastigador e lambedor. Exemplos: abelhas, gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, etc.
Classe Crustacea (crustáceos): Formados por cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e número de patas variável. Exemplos: camarões, caranguejos, siris, lagostas, cracas, etc.
Classe Arachnida (aracnídeos): Formados por cefalotórax e abdome, os aracnídeos apresentam quatro pares de patas e as antenas são ausentes. Exemplos: aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros.
Classe Chilopoda (Quilópodes): Formados por cabeça e tronco. No tronco desses animais há cerca de 170 metâmeros, sendo que em cada metâmero há um par de patas. Ex.: Centopeias e lacraias
Classe Diplopoda (Diplópodes): Formados por cabeça, tórax e abdome, sendo que o abdome desses animais é longo com metâmeros com dois pares de patas em cada, e possuem um par de antenas na cabeça. Exemplos: piolhos-de-cobra.
Características gerais:
Corpo segmentado: Apresentam regiões ou divisões corporais chamadas tagmos, como cabeça, tórax e abdome;
Simetria bilateral;
Olhos compostos, simples ou ambos;
Tubo digestivo completo;
Apêndices articulados (patas, antenas, asas) e dispostos aos pares;
Exoesqueleto: Funciona como uma armadura para proteção, formada de quitina. Quando os artrópodes crescem ocorre a muda ou ecdise, sendo um processo de troca do exoesqueleto quando fica pequeno, necessitando de um maior. 
Ciclo biológico:
Ametabolia: Não há mudança na forma, ou seja, o inseto que eclode do ovo representa a miniatura de sua fase ninfa e adulta. Ex.: Thysanura (Traça-dos-livros);
Hemimetabolia: Conhecida como metamorfose incompleta, apresenta fases imaturas denominadas de ninfas, em que o inseto cresce até atingir a fase adulta adquirindo asas. Ex: baratas, percevejos, cupins. 
Holometabolia: Conhecida como metamorfose completa, apresenta formas imaturas totalmente diferentes das adultas. Após a eclosão dos ovos, as lagartas/larvas se alimentam para crescerem até a fase de pupa, para só então se transformarem em adultos. Ex: pulgas, formigas, mosquitos.
Artrópodes de importância médica
 Dípteros (ordem: Díptera)
Participam da ordem díptera, dentro da classe insecta, tendo como principais características: presença de duas asas (alados); corpo divido em cabeça, tórax e abdome; holometabólicos, com quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. Alguns dípteros são vetores de vírus, bactérias, protozoários e helmintos, e são estimulados através do CO2, odor corporal, calor e movimentos do ar. Essa ordem engloba diversas famílias, tendo como mais importantes:
Psychodidae: tem-se os Phlebotominae (flebotomíneos - moscas hematófagas) como uma das subfamílias, sendo importantes vetores de patógenos como Leishmania spp., Bartonella sp. e arbovírus.
Simuliidae: Engloba os diversos tipos de simulídeos (borrachudos), tendo como uma das subfamílias os simulium, responsáveis por transmitir oncocercose nas américas e na África.
Culicidae: Engloba os diversos tipos de culicídeos (mosquitos e pernilongos), tendo duas subfamílias de grande importância médica:
Anophelinae (Anofelinos): Mosquitos que se desenvolvem em diferentes tipos de água, hematófagas e de hábitos noturnos. Tem-se nessa subfamília o gênero anopheles (anófeles) sendo vetor do plasmodium, o protozoário da malária. 
Culicinae (Culicíneos): Maior subfamília de mosquitos, tendo dois gêneros com maior importância medica:
Aedes: Possui listras pretas e brancas em seu corpo, desenvolve-se em água limpa ou parada, antropófilo, possui hábitos diurnos, sendo o transmissor da febre amarela, zika, chikungunya e dengue. Espécie: A. Aegypti e A. Albopictus 
Culex: Conhecido como pernilongo comum, desenvolve-se em água limpa ou suja, antropófilo (afinidade pelo homem), possui hábitos noturnos, sendo o transmissor de parasitas causadores da filaríase ou filariose linfática (elefantíase). Espécie: C. Quinquefasciatus.
Muscidae: Engloba os diversos tipos de muscídeos (moscas), sendo que algumas espécies podem ser vetoras mecânicas de bactérias e vírus, outras podem transmitir o parasita filária Loa Loa causando loíase, e muitas podem causar miíase – afecção causada pela presença de larvas de moscas em tecidos animais. As larvas podem ser biontófagas (invadem tecidos vivos) e necrobiontófagas (invadem apenas tecidos mortos). 
Obs.: Como espécies de moscas que causam miíase há:
Dermatobia hominis (Familia: Cuterebridae; gênero: Dermatobia): Conhecida como Mosca- berneira, que deposita larvas biontófagas (berne ou tapuru) no tecido animal;
Lucilia Sericata (Familia: Calliphoridae; gênero: Lucilia): Deposita larvas necrobiontófagas em tecido animal;
Cochliomyia hominivorax (Familia: Calliphoridae; gênero: Cochliomyia): Conhecida como mosca-varejeira, deposita larvas biontófagas no tecido animal
Tabanidae: Engloba os tabanídeos, ou seja, moscas, conhecidas vulgarmente como mutucas, sendo potenciais pragas ao homem pelo comportamento hematófago de suas fêmeas e por conseguirem depositar ovos na pele humana. São capazes de transportar mecanicamente vírus, bactérias e helmintos.
Hemípteros (ordem: Hemíptera) 
Fazem parte dessa ordem, dentro da classe insecta, os percevejos, barbeiros, baratas d’água, cigarras, cigarrinhas, pulgões, cochonilhas e mosca-branca. O nome dessa ordem refere-se às asas anteriores, que são metade membranosas e metade do tipo coriácea. Possuem o aparelho bucal do tipo picador-sugador, hemimetábolos, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e revestido por exoesqueleto. Essa ordem engloba diversas famílias, tendo como mais importantes:
Reduviidae: Os barbeiros são insetos com a cabeça, geralmente, estreita e alongada, e possui dois olhos compostos protuberantes separados. Entre as subfamílias, tem-se como a mais importante a Triatominae (Triatomíneo - barbeiro), por englobar os principais vetores do Trypanosoma cruzi, causando a doença de chagas ao homem, havendo três gêneros principais:
Panstrongylus (espécie: P. megistus);
Triatoma (espécie: T. infestans, T. brasiliensis e T. dimidiata);
Rhodnius (espécie: R. prolixus)
Cimicidae: Os percevejos de cama são insetos sem asas da ordem Hemíptera, com hábitos noturnos e vivem no domicílio humano. Não são vetores de doenças humanas, mas provocam desconforto, perda de sono e reações alérgicas, tendo como algumas espécies: Climex lectularius e Climex hemipterus.
Sifonápteros (ordem: Siphonaptera)
Fazem parte dessa ordem, dentro da classe insecta, as pulgas, sendo insetos pequenos, holometábolos, hematófagos, sem asas, com pernas longas, de corpo marrom escuro e achatado. Algumas espécies de pulgas podem transmitir bactérias para os humanos, causando doenças como a peste bubônica, pela bactéria Yersinia pestis, e tifo murinho, pela bactéria Rickettsia mooseri. Engloba também o bicho-de-pé (Tunga penetrans), sendo que a fêmea gravida penetra a pele do homem ou do porco, e essa lesão pode ser porta de entrada para outros agravos. 
Anopluros (ordem: Anoplura)
Fazem parte dessa subordem, dentro da classe insecta, várias espécies de piolhos, sendo hematófagos e hemimetábolos, com todos estágios desenvolvidos no corpo do hospedeiro. Como espécies mais importantes há:
Pediculus humanus (ordem: Phthiraptera; Familia: Pediculidae; Genero: Pediculus): O piolho humano parasita o homem causando pediculose, especialmente crianças e adolescentes.
Pthirus púbis (Ordem: Hexapoda; Familia: Phthiridae; Genero: Phthirus): O piolho da púbis, conhecido como chato é responsávelpela pediculose pubiana.
Ixodídeos (ordem: Ixodida)
Fazem parte dessa ordem, dentro da classe arachnida, os carrapatos que podem causar dermatites e transmissão de patógenos, havendo como famílias mais importantes: Ixodidae e Argasidae. 
Acarídeos (ordem: Acaridida)
Faz parte dessa ordem, dentro da classe arachnida, uma espécie de ácaro denominado Sarcoptes scabiei que provoca escabiose ou sarna em humanos.