Buscar

Resumo Modelo Atômico Atual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODELO ATÔMICO ATUAL
	O movimento do elétron ao redor do núcleo atômico foi descrito pela primeira vez em 1927 pelo físico teórico austríaco Erwin Schrödinger, por intermédio de equações matemáticas que relacionam a natureza da partícula, a carga, a energia, e a massa do elétron, propondo o Modelo Atômico de Schrödinger.
	De acordo com esse novo modelo atômico, o elétron é uma partícula-onda que se movimenta no espaço, mas estará com maior probabilidade no interior de uma esfera concêntrica ao núcleo (orbital). Devido à sua velocidade, o elétron permanece dentro do orbital, assemelhando-se a uma nuvem eletrônica. Para tanto, são aplicados os números quânticos, que são códigos matemáticos que permitem que cada elétron seja caracterizado pela sua quantidade de energia. Essa caracterização de cada elétron no átomo é feita por quatro números quânticos: 
Principal (n): número inteiro que varia de 1 a 7. O número quântico principal indica a qual nível de energia pertence o elétron, sendo assim, quando o valor de n aumenta, a energia do elétron também aumenta, e ele se distancia do núcleo. Corresponde às sete camadas K, L, M, N, O, P e Q do modelo de Rutherford-Bohr
Secundário (l): associa-se ao subnível de energia do elétron. Esse número assume os valores 0, 1 2 e 3, no entanto, normalmente é descrito pelas letras s, p, d e f, respectivamente.
Magnético: faz referência ao orbital em que o elétron é encontrado, pois cada subnível é formado por diversos orbitais (apenas o subnível s possui apenas 1 orbital).Seus valores alteram de – a + , incluindo o 0.
Subnível s: 0
Subnível p: -1 0 1
Subnível d: -2 -1 0 1 2
Subnível f: -3 -2 -1 0 1 2
Spin: associa-se à rotação do elétron. Esse número quântico é usado para diferenciar os elétrons de um mesmo orbital. Como há somente dois sentidos possíveis, o spin adota exclusivamente os valores -1/2 e +1/2, o que indica 50% de probabilidade de um elétron estar girando em cada sentido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais