Buscar

Oficina de Língua Portuguesa II - 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir dos dados, assinale a alternativa que contém a organização correta da referência bibliográfica de um fichamento, que constitui o seu cabeçalho.
R: BOSI, A. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- 2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p.
Muitas vezes, quando elaboramos um fichamento, fazemos uma citação direta, isto é, transcrevemos as palavras do autor. Como devemos proceder para indicar que é uma citação direta?
R: Colocar a citação entre aspas, copiar literalmente/transcrever as palavras do autor e indicar a(s) página(s)/
Leia o texto e identifique quatro possíveis palavras-chave. [...] O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesmo. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra. (RIBEIRO, D. O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil.2ª d.SP:Companhia das Letras, 1995, p.455)
R: Brasil, população/criatividade/tecnologia,fusão de culturas
Como pode o governo americano quebrar? Se acontecer, quem vai pagar a conta da lavanderia que mantinha as camisas tão brancas?
R: Os textos a e b dizem respeito a um mesmo assunto em gêneros diferentes, fato este que podemos perceber pela organização do texto e pelo uso da linguagem . O texto a) é uma charge e se caracteriza pelo emprego da linguagem (verbal e não verbal), constituindo, por isso, um texto icônico-verbal. O texto b) é uma crônica, por apresentar uma linguagem verbal, tendo como características a subjetividade, ironia, informalidade, fato do cotidiano e fato atual. 
Leia novamente os textos a e b, compare-os e identifique a crítica contida neles que constitui o elo entre os dois
R: Os dois textos criticam ironicamente a presunção de liderança norte-americana no mundo e a inesperada ou inédita fase de problemas de domínio norte-americano no mundo 
Você abre o jornal e lê um texto com as seguintes características: crítica subjetiva, linguagem informal, narração de um fato e crítica bem humorada e relevante com assinatura. Você está lendo:
R: uma crônica
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto: I. Trata-se de um desabafo pessimista em linguagem informal. II. “Os que estão lá em cima” – refere-se às pessoas com poder decisório. III. “... entrar na geleia geral” pode ser entendido como fazer o que todos fazem, nem que seja de forma violenta. IV. O “show” de corrupção que Brasília tem mantido em cartaz é uma metáfora para os últimos acontecimentos políticos negativos em nosso país.
R: Todas estão corretas.  
Assinale a alternativa correta
R: Existe vocábulo da linguagem informal nesse poema, fato esse que não constitui um erro gramatical de uso em relação à variante padrão da língua
Assinale a alternativa que identifica o assunto do texto:
R: . inteligência artificial
Assinale a alternativa que identifica o assunto do texto:
R: possibilidade de manutenção da cooperação Brasil e EUA)

Continue navegando