Buscar

TITULOS DE CRÉDITO RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CAMBIAL
TITULOS DE CRÉDITO
O QUE SÃO TITULOS DE CREDITO?
- Documento necessário para o exercício de direito literal e autônomo nele mencionado.
PRINCÍPIOS TITULOS DE CREDITO?
CARTULARIDADE – Os direitos mencionados no titulo devem constar de uma cártula. (cártula=documento/papel ex: cheque)
LITERALIDADE – O direito de credito é literal, na medida em que a extensão e os limites desse direito encontram-se nos atos lançados no próprio título. (o que consta escrito no titulo é o que eu tenho que pagar, literalmente) VALE O QUE ESTÁ ESCRITO NO TÍTULO.
AUTONOMIA DAS OBRIGAÇÕES – Ao entrar em circulação, eventuais vícios de determinadas obrigações não se estendem às demais. Esse princípio possui 2 subprincípios: (GERA OBRIGAÇÃO AUTONOMA, MANTÉM O TITULO EM EXECUÇÃO INDEPENDENTE DA OBRIGAÇÃO, SÓ INTERESSA SE TEM O TÍTULO, EVENTUAIS VÍCIOS NÃO PASSAM AOS DEMAIS.) obrigação está desvinculada do negócio jurídico originário.
Abstração: Desvincula-se do negócio originário.
Inoponibilidade das exceções pessoais: Não pode alegar matéria estranha à sua relação direta com o portador do título.
CARACTERÍSTICAS DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
- Força executiva. (art.784, cpc o artigo fala que títulos de credito tem força executiva)
- Formalismo. (Cada título tem alguns requisitos formais a serem seguidos, como você sabe que um cheque realmente é um cheque? Porque todo cheque segue um padrão.)
-Circulabilidade (à ordem). (título foi criado para circular, são chamados título à ordem, feitos para circular)
ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO:
PROMESSA DE PAGAMENTO: Nota promissória. (na promessa de pagamento existem apenas duas figuras: aquele que emite o título, o sacador, que é o devedor e o tomador, que é o credor) (NÃO TEM ACEITE)
ORDEM DE PAGAMENTO: Letra de câmbio, cheque, duplicata. (existe 3 relações cambiais, que são o: sacador [devedor], o sacado [responsável pelo pagamento] e o tomador [credor]; o sacador dá uma ordem para o sacado pagar o tomador) (SÓ AQUI EXISTE ACEITE)
ATOS CAMBIAIS
SAQUE – Emissão do título pelo sacador. (quem emite o título, é sempre feito pelo sacador)
ACEITE – Ato formal que caracteriza a obrigação do sacado em efetuar o pagamento do título. (caracteriza a obrigação do sacado em fazer o pagamento) 
- Recusa total ou parcial.
- Vencimento antecipado do crédito.
LETRA DE CÂMBIO O ACEITE É FACULTATIVO, SE O SACADO ACEITA A LETRA DE CAMBIO ELE SE RESPONSABILIZA PELO PAGAMENTO E TEM QUE PAGAR O TOMADOR; SE O SACADO NÃO ACEITA ACONTECE O VENCIMENTO ANTECIPADO DA DIVIDA CONTRA O SACADOR)
DUPLICATA – O ACEITE É OBRIGATORIO.
CHEQUE – BANCO NÃO SE RESPONSABILIZA PELO PAGAMENTO. NÃO EXISTE ACEITE NO CHEQUE.
ENDOSSO (circular a obrigação/transferir a obrigação) – endosso próprio (transfere a titularidade da obrigação); endosso em preto (o tomador assina o título no verso e coloco o nome do novo beneficiário); endosso em branco (tomador assina no verso e não coloca nome de ninguém, o título pertence ao portador, o portador pode executar o título); endosso impróprio, ex: endosso caução, endosso mandato (endossar para um terceiro cobrar a divida e entregar o dinheiro pra você, você continua como beneficiário você só transfere a possibilidade de cobrar) endosso póstumo (endosso após o vencimento, não tem característica de endosso, ele circula como cessão de crédito.)
AVAL: Garantia de pagamento (não pode invocar benefício de ordem).
Fiança é regulamentada pelo direito civil. Aval é uma garantia solidária própria dos títulos de crédito. O credor pode ir cobrar direto do avalista, ele não precisa primeiro esgotar o devedor. Aval é garantia solidaria.
VENCIMENTO E PAGAMENTO: Venceu o título, o devedor deve pagar o título para encerrar e extinguir a obrigação.
PROTESTO: Ato formal que demonstra inadimplência e descumprimento da obrigação. (pode ser um protesto por falta de pagamento, falta de aceite e por falta de devolução do título) o protesto sempre é facultativo em relação ao devedor principal e seu avalista e é obrigatório aos devedores coobrigados e seus avalistas.
AÇÃO CAMBIAL: (Processo de execução): art. 585, I, CPC. – LETRA DE CAMBIO, DUPLICATA E NOTA PROMISSÓRIA a partir do vencimento tem prazo de 3 anos para entrar com processo de execução se for em relação ao devedor principal, ou prazo de 1 ano a partir do protesto para cumprir os devedores secundário. CHEQUE tem 30 ou 60 dias para apresentação e após a apresentação tem prazo de 6 meses para executar e tentar receber, se passar os 6 meses e eu não entrei com a ação de execução eu só vou poder cobrar do devedor principal e seus avalistas e só pode entrar com ação de enriquecimento/locupletamento ilícito no prazo de 2 anos após a prescrição do cheque ou a ação monitória que tem prazo de 5 anos a partir da emissão do cheque.
TÍTULOS DE CRÉDITO PRÓPRIOS
São aqueles que representam os requisitos essenciais (cartularidade, autonomia e literalidade) e criam uma típica relação cambial entre credor e devedor, revestindo-se adicionalmente, de executividade. (próprio – são os que estão de acordo com os 3 princípios). Uma vez emitido o título de credito cria-se a relação credor e devedor e traz força executiva.
Ex: Nota promissória (relação de promessa de pagamento), letra de câmbio, duplicata e cheque (cheque é ordem de pagamento e o sacado é o banco) (esses 3 últimos têm uma ordem de pagamento).

Continue navegando