Buscar

TGP PC

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603180304)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, após se propor a um estudo com o objetivo de aferir se as reformas legislativas havidas em meio ao movimento de acesso à justiça foram fiéis às premissas iniciais, assevera que o desenvolvimento dessa empreitada depende da apresentação de proposta que contenha os quatro grandes princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São eles, exceto:
		
	
	Proporcionalidade;
	
	Acessibilidade;
	
	Operosidade;
	
	Utilidade;
	 
	Isonomia.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603180365)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	1) No tocante às normas processuais civis, examine os enunciados seguintes: I. Quanto ao seu grau de obrigatoriedade, pode-se afirmar que o direito processual civil é composto, em regra, por regras cogentes, imperativas ou de ordem pública, que não podem ter sua incidência afastada pela vontade das partes. II. No que tange ao direito intertemporal, normalmente são aplicáveis as normas processuais que estão em vigor no momento da prática dos atos no processo, não as que vigoravam na época em que se passaram os fatos da causa. III. A norma processual brasileira será aplicável em todo território nacional e no território estrangeiro desde que o fato que originou o processo tenha ocorrido no Brasil. É correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II e III
	
	Todas estão corretas
	
	I e III
	 
	I e II
	
	apenas I
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602477642)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Foi proposta ação de conhecimento por Paulo em face de Francisco. O feito correu seu itinerário regularmente até que os autos foram conclusos para decisão. O juiz proferiu sentença. No curso do prazo para recorrer surgiu um novo Código de Processo Civil, excluindo o preparo prévio como condição de admissibilidade do recurso. Aponte a alternativa CORRETA:
		
	
	o preparo pode ser feito antes ou depois da interposição do recurso.
	
	a falta de preparo prévio acarreta a inadmissibilidade do recurso;
	
	o preparo deverá ser feito previamente, porque quando nasceu o direito de impugnar a decisão assim era previsto na lei da época;
	 
	o recurso é apreciado à luz da legislação vigente à época de sua interposição;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603146884)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São princípios processuais, exceto:
		
	
	Juiz Natural.
	
	Razoável duração do processo.
	
	Isonomia.
	
	Devido processo legal.
	 
	Moralidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603157323)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As mudanças trazidas pelo Novo Código de Processo Civil (NCPC) visam à desburocratização do Processo Civil no Brasil para que haja maior celeridade processual. Por essa razão reforça a forma de solucionar os conflitos, promovendo com maior incentivo os diversos meios adequados à resolução de conflitos, como a negociação, mediação, conciliação, arbitragem. Assinale a alternativa INCORRETA por não conferir com o entendimento do que está escrito na Lei Federal n° 13.129/15 sobre Arbitragem, embasando-se também no seu conhecimento sobre o NCPC.
		
	
	A testemunha, na arbitragem, é inquirida pelos advogados e o árbitro só atua para controlar os excessos, por exemplo, a condução da testemunha ou desvirtuamento daquele meio de prova.
	
	A arbitragem tem como regra a confidencialidade, que está presente em quase todos os regulamentos das câmaras arbitrais, mas também pode ser instituída pelas partes, exceto nos processos arbitrais que envolvem a Administração Pública. Então, se torna um procedimento mais vantajoso, por exemplo, a empresas parceiras que não querem que o conflito seja tornado público, pois a parceria será mantida.
	
	O procedimento arbitral não tem forma pré-estabelecida e possui maior campo de disposição para as partes do que o processo judicial. Isso porque, naquele, é possível que as partes criem obrigações para o árbitro, por exemplo, estabelecendo um prazo para que decida a controvérsia, o qual deve ser observado sob pena de nulidade da sentença arbitral.
	 
	O juiz poderá conhecer de ofício a convenção de arbitragem, o que inclui o compromisso arbitral e a cláusula compromissória, mesmo que o réu não alegue em sua contestação, antes de se discutir o mérito, a convenção de arbitragem.
	
	Há previsão de segredo de justiça nos casos de judicialização da matéria arbitral, como a execução de sentença arbitral, decisão arbitral que demanda auxílio do Judiciário (ex.: para trazer coercitivamente testemunha), a ação anulatória da sentença arbitral.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201605287635)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FCC/2017) - O Novo Código de Processo Civil reservou uma seção especial para tratar dos conciliadores e mediadores judiciais, elencando-os como auxiliares da justiça. Sobre as diferenças e semelhanças entre a mediação e a conciliação, indique a alternativa correta.
		
	
	A mediação e a conciliação só podem ser realizadas por profissionais remunerados pelo poder público.
	
	A mediação e a conciliação, com exceção da arbitragem, podem ser realizadas por profissionais remunerados pelo poder público e por empresas privadas.
	 
	As partes podem, de comum acordo, escolher o conciliador ou mediador. A escolha está adstrita aos profissionais que estejam previamente cadastrados no tribunal.
	
	O mediador pode propor soluções para o litígio, o que não é permitido ao conciliador.
	
	O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603140823)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Jurisdição, marque a opção correta:
		
	
	É uma atividade de caráter substitutivo da atuação das partes, sendo vedada, em todos os casos, a autotutela.
	
	Sendo exclusiva a atividade jurisdicional, não se permite outras formas de composição dos conflitos.
	
	A autotutela é uma forma primitiva de resolução de conflitos, muito incentivada no Novo CPC.
	 
	A atividade jurisdicional é de exercício do Estado, em regra, mas que pode ser realizada por árbitros, caso assim concordem as partes envolvidas.
	
	A autotutela sempre será considerada um ilícito penal, sendo tipificada no Código Penal como crime de "exercício arbitrário das próprias razões".
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201602413764)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em ação de conhecimento proposta por Cristina em face do Município de Nova Iguaçu, objetivando a condenação do réu ao pagamento de pensão, a decisão do magistrado que julga procedente o pedido, sem fundamentar a sua sentença, viola, de forma específica, o princípio:
		
	
	da isonomia.
	
	do juiz natural;
	 
	da motivação das decisões judiciais;
	
	da duração razoável do processo;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201602999683)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da estrutura do Poder Judiciário Brasileiro, assinale o item que apresenta as chamadas "justiças especializadas":
		
	
	federal, eleitoral e trabalhista
	
	estadual, federal e trabalhista
	 
	militar, eleitoral e trabalhista
	
	federal, militar e eleitoral
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201605304558)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	2 ( Prova: FCC - 2013 - TJ-PE) - Em relação à jurisdição e à competência, é correto afirmar que:
		
	
	a jurisdição é deferida aos juízes e membros do Ministério Público em todo território nacional.em nenhuma hipótese poderá o juiz exercer a jurisdição de ofício, sendo preciso a manifestação do interesse da parte nesse sentido.
	
	a jurisdição tem por objetivo solucionar casos litigiosos, pois os não litigiosos são resolvidos administrativamente.
	 
	a jurisdição é una e não fracionável; o que se reparte é a competência, que com a jurisdição não se confunde, por tratar, a competência, da capacidade de exercer poder outorgada pela Constituição e pela legislação infraconstitucional.
	
	a arbitragem é modo qualificado e específico de exercício da jurisdição por particulares escolhidos pelas partes.

Continue navegando