Buscar

resolvidos 1

Prévia do material em texto

Exercícios de Engenharia Ambiental Resolvidos
O que são recursos naturais? E qual a diferença entre renováveis e não-renováveis?
Recursos naturais são elementos da natureza que são uteis ao homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral.
Renováveis – detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Não se esgotando com o uso ponderado, ex: água, solo e florestas.
Não Renováveis – não detêm a capacidade de renovação após serem retirados, ex: ferro, alumínio, petróleo, ouro entre outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem.
Defina poluição.
Alteração indesejável nas características químicas, físicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera, e que seja nociva aos organismos ou provoque a deterioração de materiais. Porém este conceito só é aplicado se o dano for resultado de uma atividade humana.
Qual a definição de ecossistema?
Conjunto de seres vivos que interagem entre si e com o meio natural de maneira equilibrada pela reciclagem de matéria e uso da energia solar.
O que são organismos autótrofos? E heterótrofos?
Autótrofos – são aqueles que possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento, e de acordo com o processo utilizado para fabricar o alimento, podem ser classificados em quimiossintetizantes e fotossintetizantes.
Heterótrofos – são conhecidos como seres consumidores, são aqueles que não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento, e assim necessitam se alimentar de outros seres (consumidores ou produtores). Eles podem ser classificados em função do tipo de alimento que consomem: carnívoros, herbívoros, onívoros, hematófagos, ictiógafos, coprófagos, ornitófagos, insetívoros, detritívoros e planctófagos.
O que é uma cadeia alimentar e como ela está organizada?
Cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores primários, os consumidores secundários e os decompositores.
decompositor consumidor secundário consumidor primário
	
	produtor
Qual a definição de produtividade primária líquida?
É a quantidade de matéria produzida pelos fotossintetizantes menos o que é consumido por eles mesmos. Vária com a estação do ano, com a idade do indivíduo e com o clima.
O que é uma sucessão ecológica?
Alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema resultante da ação contínua dos fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes últimos sobre o ambiente.
Por que ocorre o fenômeno de amplificação biológica? E como isso pode ser prejudicial aos organismos? Cite exemplos.
Pelo aumento da concentração de poluentes ao longo da cadeia alimentar, dessa forma o poluente de difícil degradação e lipossolúvel que estava em pequenas concentrações no ambiente vai se acumulando e quando chega no consumidor final essa concentração aumenta consideravelmente.
Pode causar intoxicações, má formação e etc.
Ex: O caso das águias que por conta da amplificação biológica com o poluente DDT, perdeu o necessário para dar resistência a casca dos ovos, matando seus filhotes no momento que sentava para chocá-los.
O que são biomas?
São grandes ecossistemas que se distribuem na terra de acordo com a latitude, clima, vegetação, solo e ecossistema aquático.
Quais as principais diferenças entre ecossistemas aquáticos e terrestres?
Água e luz, variações de temperatura, circulação de gases, sustentação corporal e biomassa vegetal x cadeias alimentares.
Quais os principais ecossistemas aquáticos?
Água doce – contém até 0,5g/L de sais, podem ser lânticos = lagos e lóticos = rios.
Água salgada – contém 35g/L de sais, pode ser oceanos e estuários.
Quais os principais ecossistemas terrestres e suas principais características?
Tundra – localizada entre o gelo permanente e a faixa de arvores; ausência de árvores; solo esponjoso e acidentado; regiões pantanosas e cadeias alimentares curtas.
Floresta de Coníferas – limita a tundra e pode ocorrer em regiões montanhosas com latitudes 45º e 70º; vegetação pouco diversificada (coníferas e pinheiros).
 Florestas Temperadas de Folhas Caducas – presente na Europa, América do Norte, Japão e Austrália; clima moderado e plantas que perdem as folhas no inverno.
Floresta Tropical – bioma descontínuo, sempre em regiões de baixa latitude; temperaturas invariável, sem distinção entre verão e inverno; precipitação elevada e grande biodiversidade com grandes dispersão dos indivíduos, árvores grandes, poucos arbustos e abundância de alimentos.
Campo – vegetação herbácea e geralmente baixa como: estepe (gramíneas) e savanas (arbustos e pequenas árvores).
Deserto – regiões áridas e de vegetação rara e espaçada; precipitação rara ou mal distribuída; localização em áreas de alta pressão, onde se originam os ventos ou atrás de montanhas litorâneas.
 Quais os tipos de ciclos biogeoquímicos?
Ciclo hidrológico, sedimentares e gasosos.
 Descreva o ciclo do carbono e quais as consequências do acúmulo de CO2 na atmosfera?
As plantas realizam a fotossíntese retirando o carbono do CO2 da atmosfera para formação de matéria orgânica; a matéria orgânica é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta na liberação de CO2 para atmosfera; as plantas, animais e desejos de animais em decomposição liberam carbono no solo e estes são retirados pela queima de combustíveis fósseis e liberados na atmosfera; o oceano também absorve CO2 da atmosfera e o libera.
Porém quando a concentração de CO2 está alta causa diminuição do pH no oceano deixando ácido e prejudicando o ecossistema aquático; pode causar efeito estufa que leva ao descongelamento das geleiras e calotas polares e com isso levaria a um aumento do nível do mar e inundações das cidades litorâneas. O aumento da concentração de CO2 para as plantas é vantajoso, por que elas podem absorver mais e crescer mais.
 Como funciona o ciclo do nitrogênio?
Apesar de 78% da atmosfera ser constituída de nitrogênio, a grande maioria dos organismos é incapaz de utiliza-lo, pois este se encontra na forma gasosa (N2) que é muito estável, possuindo pouca tendência a reagir com outros elementos.
Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácido. Os produtores introduzem o nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitrato (NO3) e amônia (NH3+). O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em duas etapas:
Etapa de Fixação – consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato), Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias que retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.
Amonificação – Parte da amônia presente no solo, é originada pelo processo de fixação e a outra parte é proveniente do processo de decomposição das proteínas e de outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. A decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos.
Nitrificação – onde ocorre a conversão da amônia em nitritos e depois nitratos.
Desnitrificação – As bactérias desnitrificantes, são capazes de converter os nitratos em nitrogênio molecular, que volta a atmosfera, fechando o ciclo.
 Como o Fósforo é reciclado na natureza?
O ciclo do fósforo é um ciclo sedimentar.
O fósforo é armazenado na litosfera, em rochas fosfatadas, quando a chuva cai traz consigo um pouco de enxofre que libera o fósforo na forma de fosfato inorgânico e esse vai para o solo e para água; as plantas absorvem o fósforo em forma de fosfato do solo e da água; os animais obtêm o fósforo da água e das plantas e outros alimentos; a decomposição devolve o fósforo para o solo que quandochove carrega para a água, onde só retorna para o solo através das fezes de pássaros que se alimenta de peixes ou quando as rochas se elevarem em consequência de processos geológicos e, na superfície forem decompostas e transformadas em solo.
 Descreva o ciclo da água
O vapor de água provenientes da evaporação dos oceanos, rios, lagos e etc, forma as nuvens na atmosfera, quando essas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido/(condensação).
Esta água que cai com as chuvas vai para os oceanos, rios e lagos, que vai evaporar novamente formando um ciclo.
 O que uma população e como podemos caracteriza-la?
É o conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam o mesmo habitat.
Podemos caracteriza-la por:
Densidade; 
Natalidade e Mortalidade;
Distribuição Etária;
Potencial Biótico;
Dispersão;
Adaptação;
Habilidade Reprodutiva.
 Qual a definição de comunidade?
É o conjunto de populações de uma área/habitat. É uma estrutura organizada de espécies que interagem por meio de lações de interdependência, onde as espécies mais numerosas influenciam mais as características da comunidade.
 Quais as principais relações ecológicas que observamos na natureza? Comente um pouco sobre cada uma delas.
As relações ocorrem entre duas ou mais espécies diferentes e são:
Neutras;
Benéficas;
Comensalismo – que é benéfica para um apenas;
Cooperação – onde ambos levam vantagem, mas podem viver separados, ou seja, sem a cooperação;
Mutualismo – ambos levam vantagem, mas não podem mais viver separados.
Maléficas;
Amensalismo – ocorre uma competição por recursos. Nesta relação as duas espécies de seres vivos saem prejudicadas, pois uma acaba prejudicando a outra expelindo ou secretando alguma substância.
Predação – Uma espécie se beneficia em detrimento de outra. A espécie predadora se alimenta da presa.
Parasitismo – Onde uma espécie se beneficia da outra, e a outra fica prejudicada mas não morre. A espécie que se beneficia é chamada de parasita e a espécie prejudicada é chamada de hospedeiro.
Competição – Uma espécie compete com outra espécie por alimento, abrigo e etc.

Continue navegando