Buscar

Atividade de Aprendizagem 1 - Direito e Legislação

Prévia do material em texto

1)
A legislação brasileira prevê a possibilidade de contratação de mão de obra temporária em caso de necessidade transitória de substituição do pessoal regular e permanente da empresa. Nessa modalidade de contratação a empresa que necessita do trabalhador é denominada tomadora e a que mantém vínculo empregatício com ele é chamada de empresa de mão de obra temporária.
João Carlos é professor de Direito do Trabalho e, durante o período letivo, precisará se afastar por dois meses para submeter-se a uma delicada cirurgia de emergência, em virtude de um câncer recém-descoberto em seu fígado. Diante dessa situação, a faculdade contratou um professor substituto para esse período, via empresa de mão de obra temporária. 
Considerando as disposições da CLT e da Lei n. 6.019/74, que rege o contrato de trabalho temporário, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)
A contratação é válida, pois a legislação autoriza o uso do contrato temporário quando há necessidade transitória de substituição do pessoal regular e permanente da empresa tomadora.
Alternativa assinalada
b)
A contratação é inválida, pois, segunda a Lei n. 6.019/74, a contratação não poderia ser superior a 45 (quarenta e cinco) dias.
c)
A contratação é inválida, pois o professor substituto somente poderia ser contratado na modalidade de contrato por prazo determinado, regido pela CLT.
d)
A contratação é válida, pois, em relação ao cargo de professor, há exceção legal que permite a contratação de temporários, independentemente da circunstância motivadora.
e)
A contratação é inválida, pois se está diante da típica hipótese de atividade empresarial de caráter transitório, devendo a contratação se dar nos moldes do art. 443, da CLT.
2)
O Direito do Trabalho tem como regra a contratação por prazo indeterminado. Todavia, algumas situações excepcionais, legalmente previstas, comportam a contratação por prazo determinado. Dentre elas encontra-se o contrato de experiência.
Tendo em vista as características do contrato de trabalho por experiência previstas na Consolidaçõa das Leis TRabalhistas (CLT) e o entendimento do Tribubal Superior do Trabalho (TST) sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O contrato extingue-se naturalmente com o advento do termo final do prazo de experiência.
b)
O contrato de experiência pode ser celebrado após o término de outro contrato de trabalho de prazo determinado, desde que figurem o mesmo empregado e empregador
c)
O prazo de duração do contrato de experiência é de 180 (cento e oitenta) dias úteis. 
d)
A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória mesmo na hipótese de admissão mediante contrato de experiência.
Alternativa assinalada
e)
O prazo do contrato de experiência pode ser renovado quantas vezes o empregador quiser, desde que não seja ultrapassada sua duração máxima.
3)
A Reforma Trabalhista trouxe importante inovação ao art. 443 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dentre estas modificações, ela regulamentou o chamado "contrato de trabalho intermitente"
Sobre este tema, pode-se afirmar corretamente que o contrato de trabalho intermitente é:
Alternativas:
a)
aquele em que a prestação de serviços é realizada por contrato determinado, cujo vínculo não ultrapasse o período de 60 (sessentas) dias.
b)
aquele em que a prestação de serviços é não eventual, mas as atividades não são exercidas com caráter oneroso.
c)
aquele em que a prestação de serviços é realizada por uma pessoa jurídica (Microempresa ou Microempreendedor Individual) a outra pessoa jurídica, mediante a emissão de notas fiscais de prestação de serviço. 
d)
aquele em que a prestação de serviços é subordinada, mas as atividades não são exercidas continuamente.
Alternativa assinalada
e)
aquele em que a prestação de serviços é realizada pela intermediação de empresa de mão de obra terceirizada, com a finalidade exclusiva de atender demanda extraordinária do tomador.
4)
Maurício foi contratado para a função de assistente administrativo. Inicialmente, seu contrato de trabalho foi previsto como "contrato de experiência", momento no qual empregado e empregador poderão vislumbrar se se adequam à função. 
Sobre o tema do contrato de experiência, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
O contrato de experiência não necessita ser anotado na Carteira de Trabalho do empregado, bastando que seja firmado, por escrito, em instrumento particular.
b)
O contrato de experiência apenas poderá ser firmado quando houver demanda extraordinária do empregador e nao poderá ultrapassar a jornada diária de 04 (quatro) horas semanais, pelo período de 30 (trinta) dias.
c)
Não é possível a prorrogação da contratação do empregado após o decurso do contrato de experiência, devendo ocorrer sua rescisão automática após o período de 60 (sessenta) dias.
d)
O contrato de experiência é uma das modalidades de contrato intermetente, previsto a partir da Reforma Trabalista. Nesta situação, não há subordinação, ainda que a prestação de serviço seja não eventual.
e)
essa modalidade de contratação pode ser feita, inicialmente, por período inferior a 90 (noventa dias), podendo ser prorrogada uma única vez, desde que a soma dos períodos não ultrapasse o citado limite legal.
Alternativa assinalada

Continue navegando