Buscar

Avaliação Final Discursiva - Metodologia do Ensino de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Com a renovação do conhecimento histórico promovida nas últimas décadas dos anos de 1980, surgiram outras funções no campo de atuação que o professor de história pode estar sendo inserido e atuando. Dentre essas questões está a de mediador e agente cultural. Para que o professor desempenhe estas funções de forma satisfatória e alcance seus objetivos, ele precisa ter uma postura diferenciada da experiência que se dá no interior dos espaços escolares. Disserte sobre as principais competências e habilidades que são solicitadas a um agente e mediador cultural.
	Resposta Esperada:
Uma das principais habilidades reside no fato de estabelecer relações sociais, atuar como ponte, fazer articulações com as instituições, utilizar as mais diferentes linguagens, meios de comunicação e recursos múltiplos no sentido de transmitir e facilitar conhecimentos e saberes.  Atuar em meios de espaços culturais, de trabalho e convivência pública. Estabelecer relações de cooperação, fomentar a criatividade, a iniciativa, a proatividade e a superação de situações-problema de forma autônoma e independente, em especial romper com situações de isolamento, indiferença, apatia, o silêncio e o rigor conteudista.
O mediador e o agente cultural devem estar dispostos a indagar em meio aos estudantes e indivíduos sobre o porquê, a origem, as formas, as formulações, os prós e contras, responsabilidades, causas e efeitos, as consequências.
	2.
	As noções de passado e presente representam uma das principais concepções que os professores de história e o profissional da história precisam abordar de forma coerente, tanto nos espaços de sala de aula com seus estudantes como no ato de pesquisar e escrever a História. Neste contexto, conta-se com os ensinamentos de Fernand Braudel (1902-1985), sugerindo que o passado e o presente sejam compreendidos como uma espécie de luz e ambos se esclarecem mútua e reciprocamente. Diante disto, disserte sobre as abordagens que podem ser atribuídas à relação de presente e passado.
	Resposta Esperada:
Para Braudel, é possível problematizar e buscar compreensões do passado no presente, e do presente no passado, numa espécie de percepção em via de mão dupla. No entanto, o professor precisa estar atento à capacidade que os estudantes demonstram em termos de estruturas e capacidade de abstração para tal.
O historiador e o professor de história precisa estar comprometido com o momento presente mais que com o passado e com os mortos, pois o passado não pode ser mudado, possibilidade de mudança e transformação da sociedade reside no presente propriamente dito.  Diante disto, os problemas e os impasses que se impõem ao presente devem ser a prioridade e as principais fomentadoras dos estudos e pesquisas. Neste contexto, o passado pode fornecer experiências no sentido de melhor compreender e superar o presente.
É possível ilustrar os problemas do momento presente com experiências de outras épocas e sociedades históricas. Ao estudar eventos, momentos, movimentos que pertencem ao passado devem-se ter a preocupação de identificar e estabelecer comparativos com outros que ocorreram em épocas posteriores no sentido de perceber as possíveis relações que possuem entre si semelhança, diferença e peculiaridade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando