Buscar

Resumo sobre Juros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre o Juros – Frutos civis e acessórios
Os juros podem ser conceituados como frutos civis ou bem acessórios devido a utilização de capital alheio, juros tem como espécies, compensatórios e moratórios, convencionais e legais, simples e oposto.
Juros compensatórios, são aqueles que decorrem da utilização consentida do capital alheio. Caso o mutuo tenha fins econômicos os juros presumem-se, mas não poderão exceder a taxa legal, do Art. 406. Como o caso do mutuo oneroso de dinheiro. Caso de que eu emprestei 20 sacas de café e quero como devolução 22 sacas de café. Em relação as instituições bancarias, podem essas cobrar quaisquer taxas de juros compensatórios. Os juros não se confundem com correção monetária que é apenas uma correção, atualização dos valores em vista da inflação, e nem se confundem com a SELIC, do Governo Federal, isso porque esta taxa traz além dos juros e correção monetária, do qual também não possui um parâmetro seguro para fixação das taxas.
Juros moratórios, impostos ao devedor por praticar ato ilícito, de ordem contratual do qual se aplicará tanto ao inadimplemento absoluto e relativo ou total e parcial e na responsabilidade extracontratual. O Juros moratório tem como características, de que não precisam ser convencionados, independem de alegação de prejuízo, não precisam nem ao menos constar no pedido. A taxa do qual segue os juros moratórios, cumpre o artigo 406, de 1%. Incluindo os contratos bancários. No momento do qual foi pactuado as partes convencionar de contar os juros de mora se dê por dia de atrasa e não somente de 1% a.m.
Juros convencionais, o que está convencionado, estipulado pelas partes, que decorrem tanto do capital alheio, compensatórios que não passa de 2%, exceto banco, e do inadimplemento o moratório que não passa de 1%. 
Legais, são os decorrentes do inadimplemento da obrigação.
Simples, onde pega o capital e incide os juros. 
Compostos, são calculados sobre o capital, e novamente após certo tempo são calculados. 
Sobre o termo inicial da fluência do Juros
 A partir de quando começa os juros. No caso dos compensatórios, a partir do vencimento de cada parcela do contrato. Já nos moratórios, do ajuizamento da demanda. Se a obrigação for liquida, o descumprimento da obrigação constitui o devedor em mora de pleno direito. E nas obrigações de não fazer, a partir do momento em que deixa de se abster do que foi acordado entre as partes, ou no ilícito extracontratual, desde o momento do qual se praticou a conduta.
Podendo cumular os juros compensatórios e moratórios, somente aceitos quando a obrigação permitir. Como ocorre nos empréstimos, onde os juros são compensatórios, e juros moratórios no caso de atrasos.

Outros materiais