Buscar

1a Questão2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201002248640)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Sobre os recursos, é CORRETO afirmar:
		
	
	A renúncia ao direito de recorrer sempre dependerá de anuência expressa da parte recorrida. 
	
	O agravo de instrumento é, como regra, o recurso cabível contra decisões interlocutórias e deverá ser dirigido para o juízo prolator da decisão recorrida.
	
	O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante. 
	
	A apelação é, em regra, recebida apenas no efeito devolutivo, razão pela qual é sempre possível a promoção de execução provisória do julgado.
	
	Os embargos de declaração têm efeito infringente como finalidade e regra geral.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201002231246)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal. Considerando que o pedido foi julgado improcedente Marcio interpôs recurso de apelação contra a respectiva sentença, que foi enviado ao Tribunal de Justiça após as formalidades legais. Após a distribuição do recurso Márcio pretende desistir do recurso. De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta: 
		
	
	A desistência será homologada, independente de anuência da parte recorrida, desde que seja requerida antes da intimação da parte contrária para apresentação das contra-razões.
	
	A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	A desistência somente poderá ser homologada após a anuência da parte contrária e poderá ser indeferida caso o relator identifique má-fé do recorrente.
	
	A desistência do recurso principal não impede o julgamento de eventual recurso adesivo interposto pela parte recorrida.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201002255624)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
		
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos. 
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido. 
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
	
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201002248385)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201002248393)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
	
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201002248627)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	O recurso adesivo é comportável:
		
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário; 
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201002248365)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201002231470)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em partepara condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	agravo interno. 
	
	apelação.
	
	recurso adesivo.
	
	embargos de declaração
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201002248632)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Na teoria dos recursos: 
		
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença. 
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade. 
	
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora. 
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201002231243)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
		
	
	não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
	
	é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos. 
	
	não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.

Outros materiais