Buscar

GESTÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA (1)

Prévia do material em texto

*
*
 GESTÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA 
Prof. Ricardo Marinho
*
*
*
*
FINANÇAS 
Finanças (do francês finance) é a ciência da gestão do dinheiro. Este último conceito apresenta-se bastante estreito nos dias atuais, no qual pode-se compreender Finanças (em sua forma derivada do latim clássico), como a ciência da estruturação dos arranjos econômicos necessários à consecução de um conjunto de objetivos quanto à intendência dos ativos indispensáveis à essa realização.
*
*
 GESTÃO FINANCEIRA 
É um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. São registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.
*
*
 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO 
Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, deverá antes de qualquer decisão, levantar informações precisas e confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento. 
*
*
Direcionar os recursos, de modo que consigam equacionar as contas e gerar poupança. Saber guardar dinheiro pode ser uma decisão inteligente para satisfazer objetivos futuros em possíveis eventualidades.
 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO 
*
*
É um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).
É uma ferramenta fundamental para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.
 CAPITAL DE GIRO 
*
*
 RECURSOS FINANCEIROS 
Toda empresa, para poder realizar a atividade a que se propôs, precisará de recursos financeiros para constituir o seu capital de giro. As necessidades de recursos estarão diretamente atreladas ao seu ciclo operacional e financeiro. Uma perfeita adequação destes dois ciclos possibilitará um perfeito gerenciamento do seu capital de giro.
*
*
 CICLO OPERACIONAL 
Constitui-se no intervalo de tempo gasto pela empresa para executar todas as suas atividades operacionais que são no caso de uma indústria: compra da matéria-prima, pagamento ao fornecedor, produção dos produtos, a estocagem dos produtos acabados, a venda da produção e o recebimento das contas geradas pelo processo comercial. 
*
*
 ETAPAS IMPORTANTES DO PLANEJAMENTO 
Para um bom planejamento, algumas etapas devem ser seguidas:
a)      Observar as oportunidades
b)      Estabelecer objetivos e metas
c)      Elaborar orçamento
d)     Realizar controle de registro de gastos
e)      Revisar constantemente o plano para corrigir eventuais falhas necessários.
*
*
 ANÁLISE FINANCEIRA 
A análise financeira através do monitoramento dos fatos e dos resultados, bem como, do planejamento de novos fatos e resultados deve tornar-se uma ação gerencial estratégica constante do empresário.
Devem ser tratados com grande relevância os seguintes pontos:
Equilíbrio econômico e financeiro
Crescimento
Indicadores econômicos
*
*
EQUILÍBRIO FINANCEIRO 
Primeiramente deve-se realizar um estudo sobre a viabilidade do negócio através da análise da estabilidade e capacidade de geração de lucro, as quais podem ser medidas através da análise dos seguintes desempenhos:
Faturamento periódico:  Conhecer e monitorar as vendas diárias, conhecendo o quê, quanto, por quanto e para quando é vendido;
*
*
 CUSTOS VARIÁVEIS 
Conhecer quais são e quanto representam os custos que estão diretamente associados ao volume de vendas, oriundo da revenda, industrialização ou da prestação de serviços. Transformar ao máximo os custos fixos em custos variáveis deve ser uma das grandes estratégias da empresa. 
*
*
 CUSTOS FIXOS 
Conhecer quais são e quanto representam os custos representados pelas contas de estrutura, ou seja, todos os custos para a manutenção e/ou existência da empresa. O monitoramento do montante dos custos fixos deve ser permanente, tanto quanto as ações para reduzi-los;
*
*
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 
Conhecer a margem de contribuição de sua atividade. Trata-se do seu grande índice mágico que permitirá realizar as análises de viabilidade, de lucratividade, de ponto de equilíbrio e da análise de novos projetos. Também, quanto maior for este índice maior será a saúde financeira da empresa;
*
*
 INVESTIMENTOS 
São recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhor composição para os tipos de ativos financeiros.
*
*
 FINANÇAS CORPORATIVAS 
Abrangem na maioria, relações com cooperações (sociedades anônimas).As finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela.
*
*
 INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 
São empresas intimamente ligadas às finanças, onde analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais– podendo ser aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros – determinando qual apresentará uma posição financeira suficiente à atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.
*
*
ANÁLISE, PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 
Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operações, verificar não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.
*
*
 TOMADA DE DECISÕES DE INVESTIMENTOS 
Consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.
*
*
 TOMADA DE DECISÕES DE FINANCIAMENTOS 
Diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange a todas as atividades e operações da empresa; operações estas que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso necessário para a execução de metas ou planos da empresa.
*
*
*
*
IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURÍDICA 
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ É um tributo federal incidente sobre o Lucro Real – para as pessoas jurídicas enquadradas na tributação pelo Lucro Real – ou sobre o Faturamento/Receita Bruta das pessoas jurídicas enquadradas na tributação do IR pelo Lucro Presumido. A alíquota aplicada éde 15% sobre o lucro apurado, com o acréscimo de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$20.000,00 por mês. 
*
*
 CONTROLE DE MATÉRIAS-PRIMAS CHAVES 
Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços – ICMS É um tributo estadual cuja legislação específica varia de Estado para Estado. O ICMS tem como fato gerador a circulação de mercadorias e serviços de transporte e telecomunicação, e é apurado todo mês de forma periódica. O seu recolhimento deve ser feito em uma data específica, que é determinada a partir do CNAE – Código Nacional de Atividade Econômica de cada empresa. Suas alíquotas podem variar de 7% a 18%, dependendo do produto que está sendo circulado e o tipo de operação realizada – se interna ou interestadual
*
*
 IPI IMPOSTOS SOBRE PRODUTOS 
Imposto Sobre Produtos Industrializados – IPI É um tributo federal apurado mensalmente e que tem como fato gerador a saída de produto industrializado do estabelecimento industrializador – ou a ele equiparado, ou o desembaraço aduaneiro de produto industrializado de procedência estrangeira. 
As alíquotas aplicáveis e os prazos de recolhimento variam conforme a classificação dos produtos constantes na TIPI – Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.
*
*
 TAXA 
Esta espécie tributária, por sua vez, é cobrada dos contribuintes como uma forma de indenização ao Poder Público pela prestação de um serviço público “específico e divisível prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição”, nos termos do Código Tributário Nacional. Não devem ser confundidas com os valores pagos pela prestação de serviços públicos como telefonia, água e energia elétrica. Exemplo: Taxa de Licenciamento de Veículo, Taxa de Registro de Comércio nas Juntas Comerciais. 
*
*
*
*
 ENCARGOS SOCIAS 
Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;
Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP;
Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho – GILRAT;
Salário Educação (emprego no setor privado empresarial); e
Contribuição para o Sistema S – SESC/SENAC, SENAI/SESI, SEBRAE, INCRA (emprego no setor privado empresarial).
*
*
 INSS
O Instituto Nacional de Seguridade Social é o caixa da Previdência Social. Além da aposentadoria por tempo de contribuição, a Previdência Social também garante a aposentadoria por idade e invalidez, pensão por morte, auxílios-doença, acidente/doença por acidente de trabalho, salário-maternidade e família, reabilitação profissional e o 13º salário.
*
*
 ALÍQUOTAS DO INSS 
Alíquotas: salários até R$ 1.399,12: 8%.
 De R$ 1.399,13 até R$ 2.331,88: 9%.
 De R$ 2.331,89 até R$ 4.663,75: 11%
*
*
 	FGTS 
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço refere-se a um depósito mensal que o empregador é obrigado a destinar a uma conta bancária a ser aberta no nome do empregado na Caixa Econômica Federal. O FGTS não é descontado do salário do funcionário; é uma obrigação de quem emprega.
Alíquota: 8% do salário nominal – caso o contrato firmado seja um contrato de aprendizagem, esta alíquota cairá para 2% do salário. No caso de demissão sem justa causa, o empregador deverá ainda indenizar o funcionário em um valor equivalente a 40% dos depósitos efetuados ao FGTS no período de trabalho. 
*
*
 	PIS/PASEP 
 São os programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público. O PIS/PASEP consiste em um número cadastrado no cartão de CNPJ, ou no documento de cadastro do trabalhador. Alíquota: 0,65% (para regime não cumulativo) a 1,65% (para regime cumulativo) sobre o faturamento total da empresa.
*
*
 SALÁRIO EDUCAÇÃO 
 É um encargo social que serve de fonte adicional para o financiamento do ensino fundamental público. Ou seja, destina-se a custear programas, projetos e ações voltadas para a educação básica pública. A incidência ocorre apenas na folha de pagamento de empresas do setor privado. Alíquota: 2,5% sobre a remuneração total paga pela empresa.
*
*
 DIREITO CONSTITUCIONAL 
O Direito Constitucional faz parte do Direito Público e é focado no estudo dos princípios e normas que organizam o Estado, os poderes, os órgãos públicos, bem como os direitos individuais e coletivos. Está acima de todos os outros ramos do direito e seu objeto de estudo é a Constituição Política do Estado, principal documento que deve ser respeitado e obedecido.
*
*
CONSTITUCIONALISMO 
Tipo de movimento político baseado em um regime constitucional, ou seja, que utiliza uma Constituição para comandar o país. Esse movimento é responsável pelo desenvolvimento do conceito de Constituição, bem como de seu conteúdo e organização. O constitucionalismo moderno começou na Europa com a revolta da burguesia contra o poder econômico e o Estado Monárquico.
*
*
 PRIMEIRAS CONSTITUIÇÕES 
As primeiras constituições possuíam apenas a organização do Estado, bem como os direitos e garantias das liberdades individuais. Esse modelo durou até a metade do século XX, que logo depois foi substituído pelas constituições da Alemanha (Weimer - 1919) e do México (1917), que garantiam direitos culturais, sociais e econômicos. Já nos Estados Unidos a primeira surgiu com a Revolução Norte-Americana.
*
*
 CONSTITUIÇÃO 
É a lei das leis, um conjunto de normas escritas ou não, com os princípios que regem ou organizam um Estado. Pode ser chamada de Carta Magna, Lei Suprema, etc.
Regime Constitucional
Tipo de regime que se baseia na Constituição, no que a Lei Magna diz a respeito de um determinado tema.
Estado
Uma sociedade organizada de forma política, fixada em um território, com um poder soberano responsável por governar um povo e com a finalidade de trazer o bem comum.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando