Buscar

Relação parasita hospedeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Micorimuno | Larissa Primo.
Relação parasito-hospedeiro
Quais são as associações simbióticas entre o parasita e o hospedeiro?
A relação entre a microbiota normal e o hospedeiro é chamada de simbiose, uma relação entre dois organismos na qual pelo menos um é dependente do outro. 
Comensalismo, um dos organismos se beneficia enquanto o outro não é afetado de forma alguma.
Mutualismo é um tipo de simbiose que beneficia ambos os organismos. Por exemplo, o intestino grosso contém bactérias, como a E. coli, que sintetizam vitamina K e algumas vitaminas do complexo B. Essas vitaminas são absorvidas pelos vasos sanguíneos e distribuídas para serem usadas pelas células do corpo. Em troca, o intestino grosso provê nutrientes usados pelas bactérias, garantindo sua sobrevivência. 
Parasitismo uma outra forma de simbiose, um organismo se beneficia da extração de nutrientes, com prejuízo ao outro organismo. Muitas bactérias causadoras de doenças são parasitas.
O que é infecção exógena?
Infecções cujo o agente atinge o hospedeiro a partir de um reservatório ou fonte externa.
O que é infecção endógena?
Infecções causadas por agentes da própria flora normal do próprio hospedeiro.
Quais são as fontes ou reservatórios de uma infecção bacteriana?
Para que uma doença se perpetue, é necessária a existência de uma fonte contínua do organismo causador da doença. Essa fonte pode ser um organismo vivo ou um objeto inanimado que fornece ao patógeno condições adequadas de sobrevivência e multiplicação, assim como a oportunidade de ser transmitido. Essa fonte é denominada reservatório de infecção. Esses reservatórios podem ser humanos, animais ou inanimados. 
Reservatórios humanos:
O principal reservatório vivo de doenças humanas é o próprio corpo humano. Muitas pessoas hospedam patógenos e os transmitem direta ou indiretamente para outros indivíduos. Essas pessoas, denominadas carreadores, São importantes reservatórios vivos de infecção. Alguns carreadores possuem infecções inaparentes, sem nunca exibir sinais ou sintomas de doença. Outros, como aqueles que apresentam infecções latentes, carreiam a doença durante os estágios livres de sintomas, durante o período de incubação (antes do surgimento dos sintomas) ou durante o período de convalescência (recuperação). 
Reservatórios animais: 
Tanto animais domésticos quanto silvestres podem ser reservatórios vivos de micro-organismos que causam doenças em seres humanos. Doenças que ocorrem principalmente em animais, domésticos ou silvestres, e podem ser transmitidas a pessoas são chamadas de zoonoses. A transmissão aos seres humanos pode ocorrer de várias maneiras: por contato direto com animais infectados; por contato direto com detritos de animais domésticos (como ao limpar uma caixa de areia ou gaiola); pela contaminação de água ou alimentos; pelo ar, através de pelos ou penas; pelo consumo de produtos derivados de animais infectados; ou por insetos vetores (insetos que transmitem patógenos).
Reservatórios inanimados:
Os dois maiores reservatórios inanimados de doenças infecciosas são a água e o solo. O solo contém patógenos como os fungos, que causam micoses, incluindo as tinhas e as infecções sistêmicas; o Clostridium botulinum, a bactéria que causa o botulismo; e o C. tetani, agente etiológico do tétano. A água contaminada por fezes de seres humanos ou animais é o reservatório de diversos patógenos, em especial aqueles responsáveis por doenças gastrintestinais. Outra importante fonte de infecções são alimentos preparados ou armazenados de modo inadequado. Eles podem ser fonte de doenças como a triquinelose e a salmonelose. 
Quais são as formas de transmissão de uma infecção bacteriana?
Os agentes etiológicos das doenças podem ser transmitidos do reservatório de infecção para um hospedeiro suscetível por três vias principais: contato, veículos ou vetores. 
Transmissão por contato: 
A transmissão por contato é a disseminação de um agente infeccioso por contato direto, indireto ou através de gotículas. 
Transmissão por contato direto, também chamada de transmissão pessoa a pessoa, é a transmissão direta de um agente por contato físico entre sua fonte e um hospedeiro susceptível, não havendo envolvimento de um objeto intermediário. As formas mais comuns de transmissão por contato direto são toque, beijo e relação sexual. 
A transmissão por contato indireto ocorre quando o agente da doença infecciosa é transmitido de seu reservatório a um hospedeiro suscetível, por meio de um objeto inanimado. O termo geral para qualquer objeto inanimado envolvido na disseminação de uma doença é fômite. Exemplos de fômites incluem tecidos, lenços, toalhas, roupa de cama, fraldas, copos, talheres, brinquedos, dinheiro e termômetros. 
A transmissão por gotículas é o terceiro tipo de transmissão por contato em que os micróbios são disseminados em perdigotos (gotículas de saliva e muco) que percorrem distâncias curtas.
Transmissão por veículo
A transmissão por veículo é a dispersão de um agente infeccioso por um meio como água, alimento ou ar. 
Transmissão mecânica
A transmissão mecânica é o transporte passivo de patógenos nas patas ou outras partes do corpo do inseto. Se o inseto entrar em contato como alimento de um hospedeiro, os patógenos podem ser transferidos ao alimento e mais tarde ser ingeridos pelo hospedeiro.
Transmissão biológica
A transmissão biológica é um processo ativo e mais complexo. O artrópode pica uma pessoa ou animal e ingere sangue contaminado. 
O que é pandemia?
Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.
O que é microbiota normal?
Os micro-organismos que estabelecem uma residência mais ou menos permanente (colonizam), mas não geram doença em condições normais, são membros da microbiota normal, ou flora normal, do corpo. Muitos fatores determinam a distribuição e a composição da microbiota normal. Entre eles estão nutrientes, fatores físicos e químicos, defesas do organismo hospedeiro e fatores mecânicos. Os micróbios variam de acordo com os tipos de nutrientes que eles podem utilizar como fonte de energia. Consequentemente, esses micróbios colonizam apenas os sítios do corpo que podem supri-los com os nutrientes apropriados. Esses nutrientes podem ser derivados de produtos celulares secretados ou excretados, substâncias em fluidos corpóreos, células mortas e alimentos no trato gastrintestinal. Vários fatores físicos e químicos influenciam o crescimento dos micro-organismos e, assim, a composição e o crescimento da flora normal. Entre esses fatores estão o pH, a presença de oxigênio e dióxido de carbono, a salinidade e a luz solar. Certas regiões do corpo estão sujeitas a forças mecânicas que podem afetar a colonização pela microbiota normal. Por exemplo, a ação de mastigação dos dentes e a movimentação da língua podem desalojar micro-organismos adsorvidos aos dentes e às superfícies mucosas.
Em que fase da vida a microbiota surge no corpo humano?
Os animais, incluindo os seres humanos, geralmente são livres de micro-organismos quando no útero materno. Ao nascimento, no entanto, populações microbianas normais e características começam a se estabelecer. o bebê é colonizado por bactérias do canal vaginal da mãe. O primeiro contato entre o recém-nascido e os micro-organismos em geral ocorre com esses lactobacilos, que se tornam os micro-organismos predominantes no intestino do bebê. Após a colonização inicial, a comunidade microbiana do bebê é simples e instável. Entretanto, após o primeiro ano de vida, a composição desta se estabiliza e se torna semelhante à de um adulto. A partir daí, a microbiota continua evoluindo, mas de forma mais estável. Esses micro-organismos permanecerão nesse sítio para o resto da vida do indivíduo e, em resposta a condições ambientais anormais, podem aumentar ou diminuir seu número e contribuir para o surgimento de doenças. 
Em que local do corpo humanoa microbiota está presente? 
A microbiota está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos genitourinário e respiratório, nos olhos, na pele etc. 
Em que local do corpo humano a microbiota está ausente? 
Quais os benefícios que a microbiota pode trazer ao hospedeiro humano?
Uma vez estabelecida, a microbiota normal pode beneficiar o hospedeiro ao impedir o crescimento de micro-organismos potencialmente perigosos. Esse fenômeno é conhecido como antagonismo microbiano, ou exclusão competitiva. A microbiota normal protege o hospedeiro contra a colonização por micróbios potencialmente patogênicos ao competir com eles por nutrientes, produzir substâncias prejudiciais aos micróbios invasores e afetar condições como o pH e a disponibilidade de oxigênio. Além de produção de vitaminas, produção de enzimas e desenvolvimento do sistema imune. 
Em que local do corpo humano a microbiota está em maior quantidade? 
Embora esta se distribua por todas as áreas de contato com o exterior, a maior parte da colonização (cerca de 70%) ocorre no trato gastrointestinal.
O que é infecção hospitalar ou nasocomial e como ela é transmitida?
Uma infecção nosocomial não apresenta qualquer evidência de estar presente ou em incubação no momento da admissão do paciente a um hospital. Essa infecção é adquirida como resultado de uma hospitalização. Embora muitos esforços sejam feitos para matar ou impedir o crescimento de micro-organismos em hospitais, o ambiente hospitalar é um reservatório importante de uma variedade de patógenos. As infecções nosocomiais resultam da interação de diversos fatores: (1) a existência de micro-organismos nos ambientes hospitalares, (2) a presença de hospedeiros em condições comprometidas (ou enfraquecidos), e (3) a cadeia de transmissão no hospital. A interação dos três fatores que passa a representar um risco significativo de ocorrência de infecções nosocomiais.De fato , a maioria dos micróbios que causam infecções nosocomiais não provoca doença em pessoas saudáveis, mas pode ser patogênica somente para indivíduos cujas defesas foram enfraquecidas por doenças ou terapia. As principais vias de transmissão das infecções nosocomiais são: (1) o contato direto dos profissionais da saúde com o paciente ou de um paciente com outro e, (2) o contato indireto através de fômites ou aos sistemas de ventilação do hospital (transmissão aérea).
Quais os malefícios que a microbiota normal pode trazer para o hospedeiro humano?
Rompimento do equilíbrio biológico, migração para outros sítios anatômicos causando doenças, instalação de patógenos exógenos como a E.coli se instalando em outro local do organismo, que não o seu locar usual pode causar infecção.

Continue navegando