Buscar

Prova de Bioclimatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de Bioclimatologia
Quais são os alicerces (objetos) da adaptação pela otimização?
R: Tempo de forrageamento ótimo (TFO); aspectos reprodutivos; Adaptação anti-predatória e Aptidão abrangente.
Definição de adaptação = é uma mudança genética e fisiológica que ocorre em animais em resposta a um estímulo interno ou externo.
A produtividade animal depende, além de água e alimento, também de seu grau de adaptação ao meio ambiente e suas interações. Quais são as restrições sobre a habilidade do animal de sobreviver e funcionar nos trópicos, em razão do efeito do clima e seus componentes, em particular a temperatura, que afeta o desempenho do animal?
R: Ingestão de alimentos, qualidade do alimento, genótipo disponível e cargas de doenças e parasitos.
Entre os aspectos que interessam aos organismos que vivem em ambientes tropicais, destacam-se as características anatomofisiológicas referentes às características ligadas ao pelame e sua conformação. Faça uma explanação sobre estas características para adaptação dos animais nos trópicos.
R: Entre os aspectos que interessam diretamente aos organismos que vivem em ambientes tropicais, destacam-se os relacionados À proteção contra a radiação solar e a eficiência da termólise.
Os primeiros envolvem a posse de um pelame de características altamente reflectantes à radiação térmica e de ondas curtas, conjugando com uma epiderme de elevada emissividade nessas faixas de onda, o que implica em altos níveis de atividade melanogênica.
Já a eficiência da termólise, envolve diversas características do pelame (pequena espessura da capa; pelos curtos, densos e bem assentados) e uma elevada capacidade de sudação.
Faça um comentário sobre as formas de aclimamento animal e os fatores de êxito na aclimação dos animais domésticos.
R: Existem 5 formas de aclimamento quais sejam, hereditário, natural, degenerativo, do indivíduo e falência da raça. No aclimamento hereditário, os animais se adaptam, e sua descendência modifica-se no processo de adaptação; No aclimamento natural, os animais se adaptam tão bem que se dá até melhoramento no sentido produtivo;
No aclimamento degenerativo, os animais se adaptam, mas com a perda de suas qualidades produtivas; No aclimamento do indivíduo, os animais adaptam-se individualmente, ficando sua descendência sujeita a um novo processo de ajustamento ao meio; Na Falência da raça, os animais não se adaptam.
Quanto os fatores de êxito, esses são relativos ao ambiente, ao animal e ao criador. Falando do ambiente, quanto maior for a semelhança entre os dois ambientes, mais fácil será a aclimação. Quanto ao animal, há espécies, raças e indivíduos que, mesmo não sendo de origem tropical apresentam maior tolerância a esse ambiente. Por fim, quanto ao criador temos manejo reprodutivo e conforto térmico, melhoramento genético, transporte dos animais de forma confortável, dentre outras.
Qual é a fisiologia da termoregulação?
R: Esta fisiologia possui um aparelho termorregulador que é comandado pelo hipotálamo, pequeno agrupamento de células, parte do diencéfalo, na base do cérebro que funciona da seguinte maneira; as terminações nervosas da pele recebem as sensações de calor ou frio e as transmitem ao hipotálamo que atua sobre outras partes do cérebro, sistema nervoso, sistema circulatório, hipófise, tireóide, determinando vasodilatações ou vasoconstrições, sudação, aceleração do ritmo respiratório, provavelmente queda ou aumento do apetite (sensação de fome), maior ou menor ingestão de água (sensação de sede), maior ou menor intensidade do metabolismo, acamamento ou eriçamento dos pêlos, resultando desses fenômenos conforme sua ação num ou em outro sentido, maior ou menor termogênese (produção de calor) ou maior ou menor termólise (eliminação decalor).
Quais são as respostas esperadas das características adaptativas, fisiológicas e morfológicas mediante aos métodos de reprodução/melhoramento animal, respectivamente, a seleção, consanguinidade e cruzamento? Faça um comentário sucinto dessas repostas.
R: Características: seleção consanguinidade cruzamento
ADAPTATIVAS baixa - +
FISIOLÓGICAS média média média
MORFOLÓGICAS alta + -
Cite e comente as principais razões para se estudar a Etologia Animal na produção, particularmente, nas regiões intertropicais.
R: As razões para estudar etologia animal na produção são a intensificação na produção, que leva os animais ao confinamento causando uma baixa qualidade do bem estar animal, além da alta de glicocorticosteróides no plasma sanguíneo devido ao estresse, o alto grau de seleção genética dos animais para apenas uma função produtiva, que tem uma ação deletéria direta e indireta aos animais e o estresse calórico dos trópicos, que prejudica o desempenho reprodutivo, produtivo, sanitário e comportamental dos animais.
Cite as medidas técnicas que têm sido utilizadas para minimizar o efeito do estresse nos animais, nas regiões intertropicais.
R: Otimização do meio ambiente; Selecionar animais resistentes; Programas de cruzamento; Programas de alimentação; Conforto térmico; Controle sanitário sistemático; Uso de tranquilizantes como os benzodiazepínicos; Uso de cortisol, cortisona e corticosterona (os glicocorticosteróides); Melhorar a interação homem x animal; Melhor entendimento sobre o comportamento e bem-estar animal.
Os comportamentos anormais têm sido agrupados em categorias que caracterizam indicadores de problemas de bem-estar. Cite todas e comente dois (2) desses indicadores de problemas de bem-estar nos animais domésticos, notadamente em condições de criação intensiva.
R: As categorias são estereotipias, comportamento auto-destrutivo, agressividade exagerada, falhas em funções comportamentais, reatividade anormal e comportamento no vácuo. Na reatividade anormal ocorre a apatia, inatividade prolongada, hiperatividade e histeria. Já no comportamento no vácuo ocorre construção de ninhos com materiais impróprios e atividade sexual dirigida a estímulos inadequados.

Outros materiais