Buscar

Prova Pagliato Completa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - As Influencias que possibilitaram o desenvolvimento da auditoria o Brasil inclui: 
 C) O incremento de obrigatoriedade da auditoria nas empresas
2 - De acordo com as disposições constantes da NBC TA Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração, é incorreto afirmar que : 
Os trabalhos de asseguração envolvem duas partes distintas: o auditor independente e a parte responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. 
3- O atributo que descreve uma postura critica do auditor , que inclui questionamento e avaliação detalhada, atento para condições que possam indicar erros ou fraudes que levem a possível distorção e o (a): 
 E) Ceticismo profissional 
4- São exemplos de princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor responsável por uma auditoria de demonstrações contábeis: 
Competência e Zelo profissional 
5 - A responsabilidade do trabalho do auditor para com a sociedade em geral (auditor externo) e com dirigentes da empresa (auditor interno e externo) é indiscutível, e, no desempenho de suas funções, pode ser responsabilizado por danos eventualmente causados a terceiros. Em relação as equipes técnicas utilizadas no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria externa, pode-se afirmar que a responsabilidade técnica do trabalho é: 
Do auditor, que assumira total responsabilidade pelos trabalhos executados. 
6 - Uma empresa vem sendo auditada pela empresa Estratégia Auditores Independentes, pelo mesmo sócio-principal há oito anos. Considerando as normas do Conselho Federal de contabilidade para o caso, especialmente a NBC PA 290, a firma de auditoria externa deve: 
 B) Trocar o Socio-principla e demais socio-chave do trabalho, podendo retornar a fazer após de corrido o prazo de dois anos.
7- O profissional responsável pelo trabalho de auditoria é denominado auditor independente, normalmente integrante de uma firma de auditoria contratada pela empresa a ser auditada. Sobre a auditoria contratada pela empresa a ser auditada. Sobre a auditoria independente, é correto afirmar que tem por objetivo: 
Emitir opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis. 
8 - O objetivo principal da auditoria independente é a emissão de uma opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança: 
 E) razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido á fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. 
9- Diferentemente da auditoria independente, a auditoria interna: 
 C) emite recomendações á entidade auditada, a fim de auxilia-la no cumprimento de seus objetivos. 
10 - A principal semelhança entre a Auditoria Interna e Externa é relacionada aos métodos de trabalho, que, via de regra, são bastante parecidos, tanto quanto as características desejáveis a pessoa do auditor quanto aos aspectos de planejamento, execução e emissão de relatórios. Com relação às funções de auditor interno e auditor externo, analise as alternativas abaixo e marque a opção incorreta: 
 C) Tanto o auditor interno quanto o auditor externo devem avaliar os controles internos, sendo os responsáveis primários pela prevenção e identificação de fraudes e erros que afetem as demonstrações contábeis.
11- Enquanto o auditor interno é subordinado da alta administração da entidade auditada, o auditor independente é contratado por esta para emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Assim, de acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. 
A auditoria interna não tem como objetivo principal a emissão de opinião sobre as demonstrações Contábeis, sendo executada mais para auxiliar a administração da entidade a cumprir seus objetivos de gestão do que para prestação de contas a terceiros. 
12 – Embora existam semelhanças entre a Auditoria Internas e a Externa, particularmente relacionadas aos métodos de trabalho e as características desejáveis á pessoa do auditor, seus objetivos são distintos. Sobre o tema, é correto afirmar que: 
O objetivo da auditoria interna é produzir relatórios demonstrando as falhas e deficiências dos processos admistrativos e os da auditoria externa é emitir relatório do auditor independente sobre a execução contábil e financeira da entidade. 
13 – Procedimentos de auditoria interna constituem exames e investigações que permitem ao auditor interno obter evidencias suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações á administração da entidade. Suas conclusões e recomendações a administração da entidade. Para tanto, o auditor interno pode aplicar testes que visam tanto a obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração de evidencia quanto á suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema de informação da entidade. Esses testes são denominados, respectivamente, 
De observância e substantivo 
14 - Assinale a afirmativa correta sobre a diferença entre Auditoria Interna e Auditoria Externa. 
Tanto na auditoria interna quanto na auditoria independente são realizados testes substantivos. 
15 – É coreto afirmar que: 
I – a firma de auditoria tem por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoáveis que a firma e seu pessoal cumprem comas normas profissionais e técnicas e as exigências legais e regulatórias aplicáveis. 
II – a firma de auditoria deve estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstancias. 
III – O objetivo do auditor é implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que a auditoria esta de acordo com normas profissionais e técnicas e exigências legais e regulatórias aplicáveis 
Todas são verdadeiras.
16 - O da empresa Negócios S.A estabeleceu três procedimentos obrigatórios para emissão do parecer. O primeiro, que a empresa renovasse o contrato de auditoria para o próximo ano, o segundo, que a empresa emitisse a carta de responsabilidade da administração e o terceiro, que o parecer seria assinado por sócio do escritório de contabilidade, cuja única formação é administração de empresas. Pode-se afirmar com relação aos procedimentos, respectivamente, que: 
 E) não é ético, é procedimento de auditoria e não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
 
17 - Assinale a opção que indica uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis. 
  A) Independência técnica.
 
 18 – Na execução de uma auditoria, espera-se do auditor independente que: 
 E) mantenha-se cético ao questionar evidências de auditoria contraditórias.
 
 
19 – Visando avaliar os procedimentos adotados pelos contadores e firmas de Auditoria que exercem a atividade de Audita Independente, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, foi instituído (a) pelo o Conselho Federal de Contabilidade:
 D) a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.
20 – Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identificar ameaças que possam comprometer a sua independência, o  auditor deve tomar a seguinte providencia: 
 B) aplicar as salvaguardas adequadas, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável, documentando-as.
21 – Assinale a opção cujo conhecimento não é exigido no exame de qualificação técnica para registro no cadastro Nacional de Auditoria Independentes – CNAI 
Legislação e normas dos órgãos federais de controle.
22- O responsável pela revisão
da qualidade dos trabalhos de auditoria deve realizar uma avaliação objetiva dos julgamentos significativos levando em conta os seguintes aspectos, exceto: 
 E) Discussão do julgamento e relatório com a direção da entidade auditada 
23 – Assinale a opção cuja docência não é considerada como educação profissional continuada, nos termos das normas do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
Cursos de graduação em economia, administração e/ou gestão financeira.
24 – O programa de controle de qualidade deve ser estabelecido de acordo com a estrutura da equipe técnica do auditor e a complexidade dos serviços; se o auditor não possui equipe, em trabalho desta natureza. 
 D) O controle de qualidade é inerente á qualificação profissional do auditor, a qual confirmará sua competência para a execução do trabalho.
25- A revisão do controle de qualidade do trabalho é desenhada para fornecer uma avaliação objetiva, na data, ou antes da data do relatório dos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e das conclusões a que se chegou durante a elaboração do relatório. Essa revisão deve ser feitas: 
 E) também pelas firmas de auditoria de pequeno porte, podendo ser utilizado profissionais externos, desde que tenham as qualificações necessárias. 
26 – Qual a norma que trata da responsabilidade do auditor de distorção relevante? 
 E) NBC TA 705
27 – A lei Sarbanes – Oxley (sox) Promoveu Profunda...
 R: Administrativos internos, de auditoria e de riscos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais