Buscar

Estudo dirigido aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANEXO 1 – AULA 1 
Unidade Curricular: Mecanismos de Agressão e Defesa II
Roteiro de Estudo Dirigido 1: Bactérias e fungos – Estruturas, morfologia, características tintoriais e fatores de virulência
 A microbiologia aplicada estuda o controle e o uso dos microrganismos de maneira benéfica (processos industriais, controle de pragas e de doenças, produção de alimentos, etc). Na área industrial, os microrganismos são utilizados na síntese de substâncias químicas como ácido cítrico, antibióticos mais complexos e enzimas. A microbiologia médica trata dos microrganismos causadores de doenças e da prevenção e controle das mesmas. A microbiologia dos alimentos está relacionada com doenças transmitidas por alimentos, controle de qualidade e produção de alimentos (queijos, bebidas, pães, etc).
 Atividades: 
- Fase 1. Após a leitura do texto, pesquise e responda as seguintes questões. (Tempo: 50 minutos) 
- Fase 2. Feedback do Professor (Tempo: 20 minutos) 
O que você deverá conhecer: 
Quais diferenças entre as células procariontes e eucariontes? 
EUCARIOTOS: CÉLULAS CONTÉM ORGANELAS E SEU NÚCLEO CONTENDO OS CROMOSSOMOS É ENVOLTO POR MEMBRANA NUCLEAR.
PROCARIOTOS: ÚNICA MOLÉCULA CIRCULAR DE DNA SEM PROTEÇÃO POR MEMBRANA NUCLEAR. OS PROCARIOTOS NÃO CONTÉM ORGANELAS
O que você deverá compreender
Como são classificados os fungos e as bactérias em relação aos seres vivos?
Fungos: vegetais ou animais? 
Não realizam fotossíntese=Heterotróficos
Não têm celulose na parede celular=Quitina
Não armazenam amido=Glicogênio
Membrana celular composta de ergosterol
Em 1969 passaram a ser classificados no Reino Fungi 
Maioria saprófita 
Alguns parasitas de plantas ou animais e outros vivem como simbiontes 
Alguns são oportunistas 
Seres eucarióticos
Unicelulares: Leveduriformes
Multicelulares: Hifas (Cenocíticas x Septadas) 
Micélio (Conjunto de hifas)
Dimórficos
Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias? Qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram+ das Gram-?
Polímeros constituídos de açúcares e aminoácidos, tem função de proteção da bactéria e controle de saída e entrada de nutrientes, diferencia a gram positiva da negativa pelo método de coloração de gram, onde aplica-se um corante roxo na placa com a bactéria e depois tira o excesso com etanol, a gram positiva mantem a coloração roxa enquanto a negativa não mantém
Qual a diferença estrutural e morfológica das bactérias coradas pela técnica de Gram e Ziehl Neelsen? Quais são os gêneros bacterianos considerados BAAR?
 A coloração de Ziehl-Neelsen baseia-se na capacidade de algumas bactérias (microbacteria e actinomicetes) resistirem aos métodos comuns de coloração devido à composição altamente lipídica da parede celular. Após um processo de coloração especial a quente uma vez corada não sofre ação de descorantes fortes como solução de álcool ácido. Desta forma, a fucsina de Ziehl cora todas as bactérias de vermelho e após a descoloração com álcool – ácido somente os bacilos álcool – acido resistente (b.a.a.r) conservarão esta cor. Para facilitar a visualização cora-se o fundo com azul metileno, estabelece contraste nítido entre elementos celulares e outras bactérias (azuis) e os b.a.a.r (vermelhos).
Dê a composição química da membrana plasmática e da parede celular das leveduras?
A membrana celular das leveduras é composta principalmente porpolissacarídeos da glucose e da manose, algumas proteínas e muito pouca quitina. A sua substância de reserva é o glicogénio, contendo também muitas vitaminas geralmente do grupo B.
No laboratório o meio "Sabouraud Dextrose Agar" é normalmente usado para isolar leveduras. É um meio seletivo contendo glucose e peptona e tem pH baixo, o que inibe o crescimento de muitos outros microrganismos.
A Saccharomyces ellipsoideus é a levedura do vinho e a Saccharomyces cerevisiae a da cerveja, que possui numerosas variedades obtidas a partir deculturas artificiais. Além de se utilizar na produção da cerveja, é também o agente fermentativo utilizado no fabrico do pão.
Devido à sua composição e ação química, as leveduras são muito utilizada sem medicina contra as avitaminoses (raquitismo e escorbuto), furunculoses, dermatoses e perturbações intestinais.
Quais são os fatores de virulência das bactérias? Diferencie os tipos de exotoxinas e endotoxinas.
Adesão às células
Penetração no organismo
Multiplicação nos tecidos
Interferência nos mecanismos de defesa
Causar danos no hospedeiro
Toxinas bacterianas: Endotoxinas
É uma toxina que é parte integrante da parede celular de algumas bactérias e só é libertada após a destruição da parede celular da bactéria.
Toxinas bacterianas
Endotoxinas → componente estrutural (lipopolissacarideo) da membrana externa da Gram negativa
são aglomerações pertencentes à estrutura de algumas bactérias, que apenas são libertadas após a destruição dos microorganismos. Os seus efeitos são menos potentes do que os das exotoxinas e, normalmente, correspondem aos típicos dos processos infecciosos, como a subida de temperatura do corpo e alterações na circulação sanguínea.
Produzidas por bactérias Gram-negativas quando estas morrem.
Efeito sistêmico
Febre.
Em grande quantidades podem levar à septicemia e à morte
Toxinas bacterianas
Exotoxinas → são uma espécie de veneno que determinadas bactérias fabricam e segregam continuamente, de modo a difundirem-se pelo organismo, por exemplo, através dos líquidos orgânicos, sobretudo pelo sangue, e chegarem a setores mais ou menos afastados da porta de entrada.
produzidas por bactérias Gram-positivas ou negativas
Efeito específico sobre um determinado tipo de células
Exemplo:
Bactéria do tétano
Clostridium botulinum
Enterotoxinas
Neurotoxinas
7. Os fungos são divididos em Bolores, Leveduras e Dimórficos. Quais suas diferenças Microscópicas e Macroscópicas? Exemplifique com 1 fungo para cada forma.
8. Esquematize uma célula de uma levedura e bactéria com todas as suas estruturas.
9. Como se dá a formação dos esporos bacterianos? Em que condições uma bactéria pode esporular?
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
A esporulação é o processo pelo qual as bactérias produzem esporos quando estão em um ambiente desfavorável à sua sobrevivência.
Na fase de esporo, a bactéria pode permanecer dormente por um longo tempo, até que as condições voltem a ser favoráveis. Nesse período, há redução do metabolismo e não ocorre multiplicação e crescimento.
Os esporos podem permanecer viáveis por séculos. Eles são resistentes ao calor, desidratação, radiação e mudanças de pH.
Quando as condições ambientais são favoráveis, o esporo absorve água até inchar e romper-se. Assim, ocorre a germinação, produzindo uma célula idêntica a célula parental.
Em resumo, uma única célula bacteriana vegetativa forma um endósporo que, em condições ambientais favoráveis, germina e origina uma célula bacteriana. Isso garante a sobrevivência da espécie.
- O que você deverá aplicar
O conhecimento sobre as características estruturais, morfológicas, tintoriais e de virulência das bactérias e fungos. O estudo das doenças, formas de contaminação, assim como de prevenção, e normas de biossegurança frente a esses agressores.
Bibliografia 
BROOKS, F.G., CAROLL, C.K., BUTEL, S.J., MORSE, A.S., MIETZNER, A.T. (2014). Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick e Adelberg (Lange). 26ª edição. Rio de Janeiro: AMGH. 
TORTORA, J.G., FUNKE, R., CASE, L.C. (2012). Microbiologia. 8ª edição. Porto Alegre: Artmed.
TRABULSI, L.R., ALTHERTHUM, F., GOMPERTZ, O.F., CANDEIAS, J.A.N. (2008). Microbiologia. 5ª edição. Atheneu.

Continue navegando