Logo Passei Direto
Buscar

Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física

User badge image
Joana Correa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A avaliação pode ser dialógica. Este método proporciona ao professor rever seus processos de avaliação e até a maneira de analisar e encarar o mundo.
Dentre os passos para uma avaliação dialógica estão: I- Negociação e estabelecimento dos padrões. II- Análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos. III- Construção dos instrumentos de medida e avaliação. IV- Identificação do que vai ser avaliado. V- Procedimento da medida e da avaliação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos passos para uma avaliação dialógica:
a) IV - I - III - V - II.
b) I - IV - V - II - III.
c) III - II - I - V - IV.
d) II - III - IV - V - I.

A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola. Segundo o professor José Eustáquio Romão (2003), vários mitos foram criados nos últimos anos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Sobre alguns destes mitos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Avaliar não é difícil.
II- Não se pode separar a avaliação qualitativa da quantitativa.
III- Reprovação de aluno é mérito do professor.
IV- Escola eficiente é que prioriza a disciplina e exige muito dos alunos.
V- Não se deve depositar no aluno as razões de seus insucessos.
a) As sentenças I, II e V estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

"A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar" (HAYDT, 2001 apud MARTINS; SILVEIRA, 2011, p. 81). Neste sentido, a autora oferece algumas contribuições com relação à avaliação. Sobre essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A avaliação é um processo contínuo e não um momento final. Deve ser levado em consideração o processo dos alunos, seus avanços e retrocessos.
( ) A avaliação é orientadora, auxilia os alunos em suas dificuldades e contribui para seus avanços. Auxilia os professores a replanejar seu trabalho, pondo em prática inclusive procedimentos alternativos quando se revelarem necessários.
( ) A avaliação é um método numérico, em que o professor classifica os alunos através do número, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não.
( ) A avaliação integral é quando considera o aluno como um ser integrado na sociedade.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - V - V.

O ato de avaliar a aprendizagem está intimamente ligado à avaliação de ensino, ou seja, sempre que o professor utiliza um método avaliativo, seja prova escrita, prática, oral, trabalho em grupo, individual, pesquisa ou qualquer outro método com a intenção de verificar a aprendizagem dos alunos, o professor estará, também, verificando o que conseguiu ensinar e, assim, pode rever suas estratégias de ensino.
Sobre os princípios da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A avaliação é um processo contínuo e sistemático, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem. Por causa disso, a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como um meio, um recurso. ( ) A avaliação pode fornecer ao professor subsídios para uma reflexão constante de sua prática, bem como favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho. ( ) A avaliação é um método numérico, em que se classifica, através do número, a aprendizagem do aluno, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não. ( ) A avaliação é um instrumento de tomada de consciência das conquistas, dificuldades e possibilidades dos alunos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - V.

Saul (1994) define a abordagem quantitativa com relação à avaliação educacional. A avaliação quantitativa relaciona-se à educação como um processo tecnicista, em que a maior preocupação é se os objetivos educacionais foram alcançados. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não sendo o foco prioritário ou central durante a avaliação educacional.
( ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas, pois não cabe à avaliação apenas comparar os resultados com objetivos previamente estabelecidos.
( ) A pluralidade e a flexibilidade metodológicas são fundamentais para uma proposta de avaliação quantitativa.
( ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação.
A F - V - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - F - F - V.

A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo, que é caracterizado na concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Alguns passos definem a perspectiva dialógica. Sobre esses passos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Não estabelece parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
b) Identificação do que vai ser avaliado e verificação dos resultados.
c) Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
d) Identificação do que vai ser avaliado; verificação dos resultados; elaboração dos instrumentos de correção da avaliação; procedimento da medida e da avaliação.

As questões dissertativas agregam muitos benefícios para a aprendizagem e vantagens para o processo avaliativo, pois é possível que o aluno expresse seus argumentos quanto às questões propostas com suas palavras e que o professor faça uma avaliação qualitativa destas respostas. Sobre as vantagens na utilização de questões dissertativas citadas por Haydt (2001), analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Possibilita verificar se o aluno é capaz de decorar o conteúdo proposto.
II- Proporciona uma melhor organização na elaboração das questões.
III- Reduz a probabilidade de acerto casual, ao contrário das objetivas.
IV- Possibilita observar habilidades mentais, como capacidade reflexiva.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Estudos relacionados à avaliação da aprendizagem têm demonstrado que a reprovação é ineficaz aos educandos enquanto instrumento de recuperação da aprendizagem, pois acaba funcionando mais como uma forma de punição, ao invés de ser um momento de reflexão dos erros que levaram à reprovação.
Sobre a reprovação frente aos educandos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ineficácia de alguns métodos ou maneiras de ensinar. ( ) Abalo da autoestima. ( ) A única forma de medir o conhecimento. ( ) A cultura do fracasso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Ao efetuar a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tem-se o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. Existem basicamente quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas.
Partindo desta afirmação, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Prova: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante.
II- Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões como em provas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
III- Autoavaliação: divide-se basicamente em três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
IV- Portfólio: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A avaliação pode ser dialógica. Este método proporciona ao professor rever seus processos de avaliação e até a maneira de analisar e encarar o mundo.
Dentre os passos para uma avaliação dialógica estão: I- Negociação e estabelecimento dos padrões. II- Análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos. III- Construção dos instrumentos de medida e avaliação. IV- Identificação do que vai ser avaliado. V- Procedimento da medida e da avaliação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos passos para uma avaliação dialógica:
a) IV - I - III - V - II.
b) I - IV - V - II - III.
c) III - II - I - V - IV.
d) II - III - IV - V - I.

A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola. Segundo o professor José Eustáquio Romão (2003), vários mitos foram criados nos últimos anos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Sobre alguns destes mitos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Avaliar não é difícil.
II- Não se pode separar a avaliação qualitativa da quantitativa.
III- Reprovação de aluno é mérito do professor.
IV- Escola eficiente é que prioriza a disciplina e exige muito dos alunos.
V- Não se deve depositar no aluno as razões de seus insucessos.
a) As sentenças I, II e V estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, IV e V estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

"A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar" (HAYDT, 2001 apud MARTINS; SILVEIRA, 2011, p. 81). Neste sentido, a autora oferece algumas contribuições com relação à avaliação. Sobre essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A avaliação é um processo contínuo e não um momento final. Deve ser levado em consideração o processo dos alunos, seus avanços e retrocessos.
( ) A avaliação é orientadora, auxilia os alunos em suas dificuldades e contribui para seus avanços. Auxilia os professores a replanejar seu trabalho, pondo em prática inclusive procedimentos alternativos quando se revelarem necessários.
( ) A avaliação é um método numérico, em que o professor classifica os alunos através do número, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não.
( ) A avaliação integral é quando considera o aluno como um ser integrado na sociedade.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - V - V.

O ato de avaliar a aprendizagem está intimamente ligado à avaliação de ensino, ou seja, sempre que o professor utiliza um método avaliativo, seja prova escrita, prática, oral, trabalho em grupo, individual, pesquisa ou qualquer outro método com a intenção de verificar a aprendizagem dos alunos, o professor estará, também, verificando o que conseguiu ensinar e, assim, pode rever suas estratégias de ensino.
Sobre os princípios da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A avaliação é um processo contínuo e sistemático, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem. Por causa disso, a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como um meio, um recurso. ( ) A avaliação pode fornecer ao professor subsídios para uma reflexão constante de sua prática, bem como favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho. ( ) A avaliação é um método numérico, em que se classifica, através do número, a aprendizagem do aluno, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não. ( ) A avaliação é um instrumento de tomada de consciência das conquistas, dificuldades e possibilidades dos alunos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - V.

Saul (1994) define a abordagem quantitativa com relação à avaliação educacional. A avaliação quantitativa relaciona-se à educação como um processo tecnicista, em que a maior preocupação é se os objetivos educacionais foram alcançados. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não sendo o foco prioritário ou central durante a avaliação educacional.
( ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas, pois não cabe à avaliação apenas comparar os resultados com objetivos previamente estabelecidos.
( ) A pluralidade e a flexibilidade metodológicas são fundamentais para uma proposta de avaliação quantitativa.
( ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação.
A F - V - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - F - F - V.

A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo, que é caracterizado na concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Alguns passos definem a perspectiva dialógica. Sobre esses passos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Não estabelece parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
b) Identificação do que vai ser avaliado e verificação dos resultados.
c) Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
d) Identificação do que vai ser avaliado; verificação dos resultados; elaboração dos instrumentos de correção da avaliação; procedimento da medida e da avaliação.

As questões dissertativas agregam muitos benefícios para a aprendizagem e vantagens para o processo avaliativo, pois é possível que o aluno expresse seus argumentos quanto às questões propostas com suas palavras e que o professor faça uma avaliação qualitativa destas respostas. Sobre as vantagens na utilização de questões dissertativas citadas por Haydt (2001), analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Possibilita verificar se o aluno é capaz de decorar o conteúdo proposto.
II- Proporciona uma melhor organização na elaboração das questões.
III- Reduz a probabilidade de acerto casual, ao contrário das objetivas.
IV- Possibilita observar habilidades mentais, como capacidade reflexiva.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Estudos relacionados à avaliação da aprendizagem têm demonstrado que a reprovação é ineficaz aos educandos enquanto instrumento de recuperação da aprendizagem, pois acaba funcionando mais como uma forma de punição, ao invés de ser um momento de reflexão dos erros que levaram à reprovação.
Sobre a reprovação frente aos educandos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ineficácia de alguns métodos ou maneiras de ensinar. ( ) Abalo da autoestima. ( ) A única forma de medir o conhecimento. ( ) A cultura do fracasso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.

Ao efetuar a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tem-se o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. Existem basicamente quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas.
Partindo desta afirmação, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Prova: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante.
II- Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões como em provas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
III- Autoavaliação: divide-se basicamente em três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
IV- Portfólio: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Prévia do material em texto

1.
	A avaliação pode ser dialógica. Este método proporciona ao professor rever seus processos de avaliação e até a maneira de analisar e encarar o mundo. Dentre os passos para uma avaliação dialógica estão:
I- Negociação e estabelecimento dos padrões.
II- Análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
III- Construção dos instrumentos de medida e avaliação.
IV- Identificação do que vai ser avaliado.
V- Procedimento da medida e da avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos passos para uma avaliação dialógica:
	 a)
	I - IV - V - II - III.
	 b)
	IV - I - III - V - II.
	 c)
	II - III - IV - V - I.
	 d)
	III - II - I - V - IV.
	2.
	A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola. Segundo o professor José Eustáquio Romão (2003), vários mitos foram criados nos últimos anos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Sobre alguns destes mitos, analise as seguintes sentenças:
I- Avaliar não é difícil.
II- Não se pode separar a avaliação qualitativa da quantitativa.
III- Reprovação de aluno é mérito do professor.
IV- Escola eficiente é que prioriza a disciplina e exige muito dos alunos.
V- Não se deve depositar no aluno as razões de seus insucessos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	3.
	"A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar" (HAYDT, 2001 apud MARTINS; SILVEIRA, 2011, p. 81). Neste sentido, a autora oferece algumas contribuições com relação à avaliação. Sobre essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A avaliação é um processo contínuo e não um momento final. Deve ser levado em consideração o processo dos alunos, seus avanços e retrocessos.               
(    ) A avaliação é orientadora, auxilia os alunos em suas dificuldades e contribui para seus avanços. Auxilia os professores a replanejar seu trabalho, pondo em prática inclusive procedimentos alternativos quando se revelarem necessários.      
(    ) A avaliação é um método numérico, em que o professor classifica os alunos através do número, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não.
(    ) A avaliação integral é quando considera o aluno como um ser integrado na sociedade. 
                 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Josenei; SILVEIRA, Tatiana dos Santos da. Didática e metodologia do ensino de artes. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	O ato de avaliar a aprendizagem está intimamente ligado à avaliação de ensino, ou seja, sempre que o professor utiliza um método avaliativo, seja prova escrita, prática, oral, trabalho em grupo, individual, pesquisa ou qualquer outro método com a intenção de verificar a aprendizagem dos alunos, o professor estará, também, verificando o que conseguiu ensinar e, assim, pode rever suas estratégias de ensino. Sobre os princípios da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A avaliação é um processo contínuo e sistemático, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem. Por causa disso, a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como um meio, um recurso.                         
(    ) A avaliação pode fornecer ao professor subsídios para uma reflexão constante de sua prática, bem como favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho.    
(    ) A avaliação é um método numérico, em que se classifica, através do número, a aprendizagem do aluno, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não.   
(    ) A avaliação é um instrumento de tomada de consciência das conquistas, dificuldades e possibilidades dos alunos.
                 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Saul (1994) define a abordagem quantitativa com relação à avaliação educacional. A avaliação quantitativa relaciona-se à educação como um processo tecnicista, em que a maior preocupação é se os objetivos educacionais foram alcançados. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não sendo o foco prioritário ou central durante a avaliação educacional.
(    ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas, pois não cabe à avaliação apenas comparar os resultados com objetivos previamente estabelecidos.
(    ) A pluralidade e a flexibilidade metodológicas são fundamentais para uma proposta de avaliação quantitativa.
(    ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo, que é caracterizado na concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Alguns passos definem a perspectiva dialógica. Sobre esses passos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Identificação do que vai ser avaliado e verificação dos resultados.
	 b)
	Identificação do que vai ser avaliado; verificação dos resultados; elaboração dos instrumentos de correção da avaliação; procedimento da medida e da avaliação.
	 c)
	Não estabelece parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
	 d)
	Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
	7.
	As questões dissertativas agregam muitos benefícios para a aprendizagem e vantagens para o processo avaliativo, pois é possível que o aluno expresse seus argumentos quanto às questões propostas com suas palavras e que o professor faça uma avaliação qualitativa destas respostas. Sobre as vantagens na utilização de questões dissertativas citadas por Haydt (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Possibilita verificar se o aluno é capaz de decorar o conteúdo proposto.
II- Proporciona uma melhor organização na elaboração das questões.
III- Reduz a probabilidade de acerto casual, ao contrário das objetivas.
IV- Possibilita observar habilidades mentais, como capacidade reflexiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Estudos relacionados à avaliação da aprendizagem têm demonstrado quea reprovação é ineficaz aos educandos enquanto instrumento de recuperação da aprendizagem, pois acaba funcionando mais como uma forma de punição, ao invés de ser um momento de reflexão dos erros que levaram à reprovação. Sobre a reprovação frente aos educandos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ineficácia de alguns métodos ou maneiras de ensinar. 
(    ) Abalo da autoestima. 
(    ) A única forma de medir o conhecimento. 
(    ) A cultura do fracasso.      
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Ao efetuar a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tem-se o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. Existem basicamente quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas. Partindo desta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Prova: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante. 
II- Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões como em provas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
III- Autoavaliação: divide-se basicamente em três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
IV- Portfólio: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Sacristán e Pérez Gómez (2000, apud MARTINS; SILVEIRA, 2011) caracterizam a abordagem avaliativa como defesa dos princípios da objetividade da ciência e da validade dos instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados. Assim, a ênfase da avaliação está nos produtos ou resultados. Sobre o tipo de abordagem descrita, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Josenei; SILVEIRA, Tatiana dos Santos da. Didática e metodologia do ensino de artes. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
	 a)
	Abordagem quantitativa.
	 b)
	Abordagem dialógica.
	 c)
	Abordagem subjetiva.
	 d)
	Abordagem qualitativa.

Mais conteúdos dessa disciplina