Logo Passei Direto
Buscar

Contribuições da Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A avaliação é um processo contínuo e faz parte do planejamento de todo o professor, pois é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Vale a pena destacar que, quando um professor avalia o que os estudantes aprenderam, está também avaliando o que ele conseguiu ensinar durante o processo. Neste sentido, Haydt (2001) oferece algumas contribuições com relação à avaliação.
Sobre essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação é considerada um processo contínuo, pois permite ao professor verificar se a sua estratégia de ensino desenvolve a construção do conhecimento científico dos educandos.
( ) A avaliação também é chamada de orientadora, indicando as dificuldades e as facilidades dos alunos, possibilitando ao professor diagnosticar o seu planejamento, refazendo-o quando necessário.
( ) A avaliação é um método classificatório, em que se mede a aprendizagem do aluno por meio do número (nota), verificando-se, assim, no final do processo se ele será aprovado ou não.
( ) A avaliação é uma metodologia adotada pelo professor para punir os alunos, pois, dessa forma, o professor consegue manter a disciplina em sala de aula.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.

No início de cada período letivo, ou antes de iniciar uma nova unidade de ensino, o professor verifica o conhecimento prévio dos alunos com relação aos conteúdos a serem estudados. Mais tarde poderá perceber se eles progrediram na aprendizagem com relação a essa primeira verificação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de avaliação que deve ser feita diante da situação descrita:
A Avaliação diagnóstica.
B Avaliação somativa.
C Avaliação formativa.
D Avaliação tradicional.

A avaliação também contribui para diagnosticar as dificuldades que os alunos encontram no processo de assimilação/construção dos conhecimentos, identificando e caracterizando as possíveis causas.
Sobre a avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O aluno pode ter dificuldades em virtude de problemas apenas de ordem emocionais ou afetivas, e que nunca vão decorrer de conflitos familiares ou no grupo de amigos.
( ) Às vezes é necessário conversar com os pais e, quando a situação for mais grave, encaminhar o aluno a algum serviço especializado.
( ) Essas dificuldades podem ser de naturezas diversas.
A V - F - F.
B F - F - F.
C V - V - V.
D F - V - V.

Há alguns cuidados necessários do professor para se trabalhar com portfólios.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Decida os tipos de evidências que podem ser usadas pelos alunos como prova ou evidência do aprendizado.
II- Encoraje os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, estimulando a criatividade.
III- Crie oportunidades para os estudantes desenvolverem e compartilharem seus portfólios com colegas, amigos, pais e comunidade por meio de atividades e informações verbais e não verbais.
IV- Compreenda que não existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que não podem ser modificados ao longo do caminho.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A avaliação faz parte importante durante o processo pedagógico, historicamente este conceito teve várias abordagens.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem, que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
II- A teoria condutista considerava, no processo de avaliação, apenas os efeitos educativos que pudessem se traduzir em mudanças de conduta e que, por essa razão, eram observáveis através de técnicas objetivas.
III- A avaliação é um processo complexo, este inicia com a formulação de objetivos e requer a elaboração de meios para obter evidências de resultados, interpretação dos resultados para saber em que medida foram os objetivos alcançados, e formulação de um juízo de valor.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.

Alguns alunos encontram dificuldades no processo de assimilação/construção dos conhecimentos, assim algumas avaliações contribuem para identificar e caracterizar as possíveis causas.
Sobre essas dificuldades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor reveja sua metodologia, a fim de superar o problema.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance, mas nem sempre conseguirá resolver. Assim, às vezes, será necessário conversar com os pais, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve mudar sua metodologia, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor nunca reveja sua metodologia e encaminhe o aluno a um serviço especializado, a fim de superar o problema.
A V - V - F - F.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.

O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos durante um determinado período de tempo e logicamente organizados. Consiste numa compilação sistemática de atividades significativas realizadas pelos alunos numa determinada área de conhecimento em um intervalo de tempo razoavelmente extenso.
Com relação aos cuidados necessários para se trabalhar com portfólios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compreender que existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que podem ser modificados ao longo do caminho.
( ) Encorajar os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, estimulando a criatividade.
( ) Auxiliar os estudantes a entender o caminho que precisam percorrer para atingir os propósitos definidos.
( ) Ser um facilitador e saber que construir um portfólio não é tarefa fácil. Requer perseverança e paciência.
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - V - V - V.
D F - F - V - V.

Conforme aponta Libâneo (2008), podemos encontrar quatro tipos de equívocos recorrentes nas práticas avaliativas de nossas escolas.
Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns professores, por entenderem que a avaliação qualitativa é mais abrangente, negam por completo as medidas quantitativas. Acreditam que as provas são prejudiciais ao desenvolvimento autônomo das capacidades e da criatividade dos educandos.
( ) A confiança excessiva que muitos professores têm em seu “olho clínico”, dispensando verificações parciais no decorrer das aulas.
( ) A utilização da avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os indisciplinados ou desinteressados.
( ) Tomar a avaliação unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. Isso reduz a avaliação apenas à cobrança de informações memorizadas.
A V - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - V - V.
D F - V - V - F.

Os processos de avaliação podem ser aplicados em diferentes momentos do fazer pedagógico, e com funções específicas. Essas funções, segundo Bloom (1973), são: diagnóstica, formativa ou somativa. Estas funções são complementares, e inter-relacionadas, levando a efetivação do ensino-aprendizagem.
Sobre as funções da avaliação propostas por Bloom, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Função diagnóstica.
II- Função formativa.
III- Função somativa.
( ) O professor organiza um momento em que os estudantes devem resolver exercícios relativos aos temas de estudo, estipulando notas pela quantidade de exercícios realizados correta ou incorretamente.
( ) O professor promove uma discussão inicial sobre o tema que a classe estudará, anotando observações e apontamentos feitos pelos estudantes.
( ) O professor percebe a ineficiência da metodologia que havia adotado, mudando-a para atender aos objetivos de ensino propostos.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - III - II.
D III - I - II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A avaliação é um processo contínuo e faz parte do planejamento de todo o professor, pois é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Vale a pena destacar que, quando um professor avalia o que os estudantes aprenderam, está também avaliando o que ele conseguiu ensinar durante o processo. Neste sentido, Haydt (2001) oferece algumas contribuições com relação à avaliação.
Sobre essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação é considerada um processo contínuo, pois permite ao professor verificar se a sua estratégia de ensino desenvolve a construção do conhecimento científico dos educandos.
( ) A avaliação também é chamada de orientadora, indicando as dificuldades e as facilidades dos alunos, possibilitando ao professor diagnosticar o seu planejamento, refazendo-o quando necessário.
( ) A avaliação é um método classificatório, em que se mede a aprendizagem do aluno por meio do número (nota), verificando-se, assim, no final do processo se ele será aprovado ou não.
( ) A avaliação é uma metodologia adotada pelo professor para punir os alunos, pois, dessa forma, o professor consegue manter a disciplina em sala de aula.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.

No início de cada período letivo, ou antes de iniciar uma nova unidade de ensino, o professor verifica o conhecimento prévio dos alunos com relação aos conteúdos a serem estudados. Mais tarde poderá perceber se eles progrediram na aprendizagem com relação a essa primeira verificação.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de avaliação que deve ser feita diante da situação descrita:
A Avaliação diagnóstica.
B Avaliação somativa.
C Avaliação formativa.
D Avaliação tradicional.

A avaliação também contribui para diagnosticar as dificuldades que os alunos encontram no processo de assimilação/construção dos conhecimentos, identificando e caracterizando as possíveis causas.
Sobre a avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O aluno pode ter dificuldades em virtude de problemas apenas de ordem emocionais ou afetivas, e que nunca vão decorrer de conflitos familiares ou no grupo de amigos.
( ) Às vezes é necessário conversar com os pais e, quando a situação for mais grave, encaminhar o aluno a algum serviço especializado.
( ) Essas dificuldades podem ser de naturezas diversas.
A V - F - F.
B F - F - F.
C V - V - V.
D F - V - V.

Há alguns cuidados necessários do professor para se trabalhar com portfólios.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Decida os tipos de evidências que podem ser usadas pelos alunos como prova ou evidência do aprendizado.
II- Encoraje os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, estimulando a criatividade.
III- Crie oportunidades para os estudantes desenvolverem e compartilharem seus portfólios com colegas, amigos, pais e comunidade por meio de atividades e informações verbais e não verbais.
IV- Compreenda que não existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que não podem ser modificados ao longo do caminho.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A avaliação faz parte importante durante o processo pedagógico, historicamente este conceito teve várias abordagens.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem, que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
II- A teoria condutista considerava, no processo de avaliação, apenas os efeitos educativos que pudessem se traduzir em mudanças de conduta e que, por essa razão, eram observáveis através de técnicas objetivas.
III- A avaliação é um processo complexo, este inicia com a formulação de objetivos e requer a elaboração de meios para obter evidências de resultados, interpretação dos resultados para saber em que medida foram os objetivos alcançados, e formulação de um juízo de valor.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.

Alguns alunos encontram dificuldades no processo de assimilação/construção dos conhecimentos, assim algumas avaliações contribuem para identificar e caracterizar as possíveis causas.
Sobre essas dificuldades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor reveja sua metodologia, a fim de superar o problema.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance, mas nem sempre conseguirá resolver. Assim, às vezes, será necessário conversar com os pais, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve mudar sua metodologia, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor nunca reveja sua metodologia e encaminhe o aluno a um serviço especializado, a fim de superar o problema.
A V - V - F - F.
B V - V - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.

O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos durante um determinado período de tempo e logicamente organizados. Consiste numa compilação sistemática de atividades significativas realizadas pelos alunos numa determinada área de conhecimento em um intervalo de tempo razoavelmente extenso.
Com relação aos cuidados necessários para se trabalhar com portfólios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compreender que existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que podem ser modificados ao longo do caminho.
( ) Encorajar os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, estimulando a criatividade.
( ) Auxiliar os estudantes a entender o caminho que precisam percorrer para atingir os propósitos definidos.
( ) Ser um facilitador e saber que construir um portfólio não é tarefa fácil. Requer perseverança e paciência.
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - V - V - V.
D F - F - V - V.

Conforme aponta Libâneo (2008), podemos encontrar quatro tipos de equívocos recorrentes nas práticas avaliativas de nossas escolas.
Considerando o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns professores, por entenderem que a avaliação qualitativa é mais abrangente, negam por completo as medidas quantitativas. Acreditam que as provas são prejudiciais ao desenvolvimento autônomo das capacidades e da criatividade dos educandos.
( ) A confiança excessiva que muitos professores têm em seu “olho clínico”, dispensando verificações parciais no decorrer das aulas.
( ) A utilização da avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os indisciplinados ou desinteressados.
( ) Tomar a avaliação unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. Isso reduz a avaliação apenas à cobrança de informações memorizadas.
A V - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - V - V.
D F - V - V - F.

Os processos de avaliação podem ser aplicados em diferentes momentos do fazer pedagógico, e com funções específicas. Essas funções, segundo Bloom (1973), são: diagnóstica, formativa ou somativa. Estas funções são complementares, e inter-relacionadas, levando a efetivação do ensino-aprendizagem.
Sobre as funções da avaliação propostas por Bloom, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Função diagnóstica.
II- Função formativa.
III- Função somativa.
( ) O professor organiza um momento em que os estudantes devem resolver exercícios relativos aos temas de estudo, estipulando notas pela quantidade de exercícios realizados correta ou incorretamente.
( ) O professor promove uma discussão inicial sobre o tema que a classe estudará, anotando observações e apontamentos feitos pelos estudantes.
( ) O professor percebe a ineficiência da metodologia que havia adotado, mudando-a para atender aos objetivos de ensino propostos.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - III - II.
D III - I - II.

Prévia do material em texto

09/11/2022 18:04 Avaliação II - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:765789)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 57501946
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
A avaliação é um processo contínuo e faz parte do planejamento de todo o professor, pois é parte 
integrante do processo de ensino e aprendizagem. Vale a pena destacar que, quando um professor 
avalia o que os estudantes aprenderam, está também avaliando o que ele conseguiu ensinar durante o 
processo. Neste sentido, Haydt (2001) oferece algumas contribuições com relação à avaliação. Sobre 
essas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A avaliação é considerada um processo contínuo, pois permite ao professor verificar se a sua 
estratégia de ensino desenvolve a construção do conhecimento científico dos educandos.
 ( ) A avaliação também é chamada de orientadora, indicando as dificuldades e as facilidades dos 
alunos, possibilitando ao professor diagnosticar o seu planejamento, refazendo-o quando necessário. 
 ( ) A avaliação é um método classificatório, em que se mede a aprendizagem do aluno por meio do 
número (nota), verificando-se, assim, no final do processo se ele será aprovado ou não. 
 ( ) A avaliação é uma metodologia adotada pelo professor para punir os alunos, pois, dessa forma, o 
professor consegue manter a disciplina em sala de aula.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.
No início de cada período letivo, ou antes de iniciar uma nova unidade de ensino, o professor verifica 
o conhecimento prévio dos alunos com relação aos
 conteúdos a serem estudados. Mais tarde poderá perceber se eles progrediram na aprendizagem com 
relação a essa primeira verificação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de 
avaliação que deve ser feita diante da situação descrita: 
A Avaliação diagnóstica.
B Avaliação somativa.
C Avaliação formativa.
D Avaliação tradicional.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
09/11/2022 18:04 Avaliação II - Individual
about:blank 2/5
ç
A avaliação também contribui para diagnosticar as dificuldades que os alunos encontram no processo 
de assimilação/construção dos conhecimentos, identificando e caracterizando as possíveis causas. 
Sobre a avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O aluno pode ter dificuldades em virtude de problemas apenas de ordem emocionais ou afetivas, 
e que nunca vão decorrer de conflitos familiares ou no grupo de amigos. 
( ) Às vezes é necessário conversar com os pais e, quando a situação for mais grave, encaminhar o 
aluno a algum serviço especializado.
( ) Essas dificuldades podem ser de naturezas diversas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F.
B F - V - V.
C V - F - F.
D V - V - V.
Há alguns cuidados necessários do professor para se trabalhar com portfólios. Sobre o exposto, 
analise as afirmativas a seguir:
I- Decida os tipos de evidências que podem ser usadas pelos alunos como prova ou evidência do 
aprendizado.
II- Encoraje os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, 
estimulando a criatividade.
III- Crie oportunidades para os estudantes desenvolverem e compartilharem seus portfólios com 
colegas, amigos, pais e comunidade por meio de atividades e informações verbais e não verbais.
IV- Compreenda que não existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que não podem ser 
modificados ao longo do caminho.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.
A avaliação faz parte importante durante o processo pedagógico, historicamente este conceito teve 
várias abordagens. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-
aprendizagem, que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
3
4
5
09/11/2022 18:04 Avaliação II - Individual
about:blank 3/5
II- A teoria condutista considerava, no processo de avaliação, apenas os efeitos educativos que 
pudessem se traduzir em mudanças de conduta e que, por essa razão, eram observáveis através de 
técnicas objetivas.
III- A avaliação é um processo complexo, este inicia com a formulação de objetivos e requer a 
elaboração de meios para obter evidências de resultados, interpretação dos resultados para saber em 
que medida foram os objetivos alcançados, e formulação de um juízo de valor.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
Alguns alunos encontram dificuldades no processo de assimilação/construção dos conhecimentos, 
assim algumas avaliações contribuem para identificar e caracterizar as possíveis causas. Sobre essas 
dificuldades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor reveja sua 
metodologia, a fim de superar o problema.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve 
fazer tudo o que estiver ao seu alcance, mas nem sempre conseguirá resolver. Assim, às vezes, será 
necessário conversar com os pais, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) Algumas estão relacionadas a problemas emocionais e afetivos, nesses casos o professor deve 
mudar sua metodologia, e se for grave, encaminhar o aluno a um serviço especializado.
( ) As dificuldades podem ser de natureza cognitiva, o que exige que o professor nunca reveja sua 
metodologia e encaminhe o aluno a um serviço especializado, a fim de superar o problema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - F.
D V - V - V - F.
A autoavaliação do aluno expressa sua apreciação com relação ao processo pedagógico e seu 
resultado obtido, ajuda a responsabilizar mais o educando por sua aprendizagem, pois o conscientiza 
de seus avanços, limites e necessidades de aumentar ainda mais os seus conhecimentos. 
Sobre a autoavaliação do aluno, assinale a alternativa CORRETA:
A Na autoavaliação, o aluno não se torna sujeito do processo. 
B Na autoavaliação, o aluno é apenas um cumpridor de tarefas.
C Na autoavaliação, o aluno deixa de ser apenas um cumpridor de tarefas e torna-se sujeito do
processo. 
6
7
09/11/2022 18:04 Avaliação II - Individual
about:blank 4/5
D Na autoavaliação, o aluno deixa de ser apenas um sujeito do processo e torna-se cumpridor de
tarefas. 
O portfólio constitui-se em um conjunto de trabalhos produzidos pelos alunos durante um 
determinado período de tempo e logicamente organizados. Consiste numa compilação sistemática de 
atividades significativas realizadas pelos alunos numa determinada área de conhecimento em um 
intervalo de tempo razoavelmente extenso. Com relação aos cuidados necessários para se trabalhar 
com portfólios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compreender que existem objetivos e/ou competências a serem atingidos e que podem ser 
modificados ao longo do caminho.
( ) Encorajar os estudantes a refletir sobre suas habilidades, dificuldades, interesses e experiências, 
estimulando a criatividade.
( ) Auxiliar os estudantes a entender o caminho que precisam percorrer para atingir os propósitos 
definidos.
( ) Ser um facilitador e saber que construir um portfólio não é tarefa fácil. Requer perseverança e 
paciência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.B V - V - F - F.
C V - V - V - V.
D F - F - V - V.
Conforme aponta Libâneo (2008), podemos encontrar quatro tipos de equívocos recorrentes nas 
práticas avaliativas de nossas escolas. Considerando o exposto, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alguns professores, por entenderem que a avaliação qualitativa é mais abrangente, negam por 
completo as medidas quantitativas. Acreditam que as provas são prejudiciais ao desenvolvimento 
autônomo das capacidades e da criatividade dos educandos.
( ) A confiança excessiva que muitos professores têm em seu “olho clínico”, dispensando 
verificações parciais no decorrer das aulas.
( ) A utilização da avaliação como recompensa aos “bons” alunos e punição para os indisciplinados 
ou desinteressados.
( ) Tomar a avaliação unicamente como ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos. 
Isso reduz a avaliação apenas à cobrança de informações memorizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
A V - F - F - V.
B F - V - V - V.
C V - V - V - V.
D F - V - V - F.
8
9
09/11/2022 18:04 Avaliação II - Individual
about:blank 5/5
Os processos de avaliação podem ser aplicados em diferentes momentos do fazer pedagógico, e com 
funções específicas. Essas funções, segundo Bloom (1973), são: diagnóstica, formativa ou somativa. 
Estas funções são complementares, e inter-relacionadas, levando a efetivação do ensino-
aprendizagem. Sobre as funções da avaliação propostas por Bloom, associe os itens, utilizando o 
código a seguir:
I- Função diagnóstica.
II- Função formativa.
III- Função somativa.
( ) O professor organiza um momento em que os estudantes devem resolver exercícios relativos aos 
temas de estudo, estipulando notas pela quantidade de exercícios realizados correta ou 
incorretamente.
( ) O professor promove uma discussão inicial sobre o tema que a classe estudará, anotando 
observações e apontamentos feitos pelos estudantes.
( ) O professor percebe a ineficiência da metodologia que havia adotado, mudando-a para atender 
aos objetivos de ensino propostos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: BLOOM, Benjamim et al. Taxonomia dos objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 
1973.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - III - II.
D III - I - II.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina