Buscar

Paper Cris

Prévia do material em texto

5
 INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO, ESTRUTURA E ELABORAÇÃO.
 Academicos¹
Tutor Externo²
RESUMO
 
A alma da vida acadêmica é composta pela pesquisa. Pesquisa significa diálogo crítico e criativo, é “aprender a aprender”.Introdução a pesquisa fala sobre o que é pesquisa e os tipos de conhecimento esclarecendo cada um dos tipos de saberes e mostrando que a busca pelo conhecimento não vem de hoje. Pesquisar é um ato humano, uma busca permanente, assim como a busca pela felicidade.
 
Palavras-chave: Diálogo crítico. Busca permanente. Aprender a aprender. 
1 INTRODUÇÃO
 No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os
pesquisadores tem como objetivo produzir conhecimento para o desenvolvimento social.São muitos os métodos de pesquisa, onde a pesquisa nada mais é que se aprofundar de um determinado assunto.
O objetivo deste trabalho é desvendar, recolher e analisar os diferentes meios de uma pesquisa e os diversos tipos de conhecimento.
Quando fazemos uma pesquisa descobrimos, aprendemos e assim construímos nosso conhecimento. 
Pesquisar significa ir à busca de algo e nisso está incluso, leituras em bibliotecas, sites especializados, tudo para que a pesquisa seja realizada com sucesso. 
 Tem como finalidade, mostrar o desenvolvimento do conhecimento, os conceitos e classificações de ciência e a pesquisa como meio de obter conhecimento científico. 
1 Cristian Ruan Martins
2 Flávio Brustolini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (FLX-0481) –Seminário Interdisciplinar I -25/09/2018
2 OS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO
Desde a antiguidade é possível perceber que o ser humano buscou o conhecimento, e que em seu ser há um desejo profundo pela sabedoria. Os registros encontrados na história e em povos antigos como os egípcios, árabes que construíram um conhecimento experiencial, mas que serviram de base para desenvolver conhecimentos específicos e complexos como a matemática, medicina entre outros.
 Podemos sistematizar quatro tipos de conhecimento: popular, científico, religioso e filosófico.
 A absorção do conhecimento pode ser realizada de vários modos; na forma popular transmitida de geração em geração, por meio de uma educação informal, apenas baseada na experiência pessoal. O que diferencia o ser humano de outras espécies é sua capacidade racional, dede o começo buscou entender o mundo em que vivia, através da observação da natureza, dos animais, dos cosmos. Foi adquirindo um conhecimento que era apenas usado para o seu dia-a-dia, técnicas de agricultura, extração de pele, entre outros. Este conhecimento era passado de geração em geração, chamado de conhecimento popular, onde a base era apenas a experiência pessoal e existencial.
 Com o passar dos anos, surge o conhecimento científico, diante das inovações surgidas era necessário um saber capaz de responder a questionamentos existenciais. A forma científica necessita de meios, métodos e cálculos para que um determinado conteúdo torna-se racional e empírico, falível ou infalível, denominada pesquisa científica, não leva em conta a experiência pessoal e vivencial do pesquisador. É o resultado de uma busca permanente, assim como a busca da felicidade, tanto quanto a capacidade de superação e pesquisa são características do homem.
 O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências não podem ser comprovadas, sendo geralmente relegadas à fé ou crença pessoal. Desta forma, o conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas à análise científica.O conhecimento religioso ou teológico apóia-se na fé e tem sua origem nas revelações do sobrenatural. Na compreensão humana essas manifestações são divinas e trazem a mensagem de um ser superior. Quantas autoridades divinas e invisíveis já são nomeadas por nós, exemplos: Buda, Maomé, Jeová e Jesus Cristo. O conhecimento Teológico parte do princípio de que as manifestações, verdades e evidências sobrenaturais não são verificáveis e, por serem obra do criador divino e conterem uma atitude implícita de fé, são infalíveis e indiscutíveis. O fundamento do conhecimento religioso é a fé, como já citado. Não é preciso ver para crer, e a crença ocorre mesmo que as evidências apontem no sentido contrário. As verdades religiosas são registradas em livros sagrados ou são reveladas por seres espirituais, por meio de alguns iluminados, santos ou profetas. Essas verdades são quase sempre definidas e não permitem revisões mediante reflexão ou experimentos. Portanto o conhecimento religioso é um conhecimento mítico, dogmático ou ainda espiritual, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas. O conhecimento religioso é revelado pela Fé divina ou crença religiosa.Não pode por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral das crenças de cada indivíduo.
 Filosofia modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. O conhecimento filosófico é aquele que é obtido pelo ato de filosofar,isto é, através de uma análise mental em busca de respostas para certas interrogações. O conhecimento filosófico diferencia-se do conhecimento científico pelo fato de abarcar idéias, relações conceptuais e raciocínios lógicos que por vezes não podem ser observados, nem mensurados e nem reproduzidos.
 QUADRO 1 – ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
 FONTE: <https://www.slideserve.com/stacey/estrutura-do-projeto-de-pesquisa>
QUADRO 2 - CRITÉRIOS DA PESQUISA
FONTE: <https://pt.slideshare.net/mobile/PauloSilva65/introduo-pesquisa-científica>
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Conclui-se que a função da pesquisa não é apenas a de formar um pesquisador ou de produzir conhecimentos novos, mas efetivamente de preparar o profissional para a tão desejada relação teoria prática.
 
REFERÊNCIAS
 Portal Educação. Disponível em: 
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/conceito-de-pesquisa/31073> Acesso em 24 Set. 2018.
SILVA, Marina Cabral . Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/metodos-pesquisa.htm>Acesso em 24 Set. 2018
BAZZANELLA, André; MULLER, Antônio José; TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia Científica. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2013. 
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207p.
<http://comofazerumtcc.blogspot.com.br/p/tipos-de-pesquisa.html> Acesso em 24 Set. 2018.
 Estudante Contábil. Disponível em:
<https://estudantecontabil.wordpress.com/2012/12/13/conhecimento-cientificoxsenso-comumxconhecimento-religioso/ > Acesso em 24 Set. 2018

Continue navegando