Buscar

Farmacotecnica I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709797699)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A escolha do solvente farmacotécnico mais adequado a uma determinada fórmula deve seguir rigorosos critérios, com base na legislação específica vigente, focando as exigências das características pretendidas para o produto e a segurança do usuário. Assim, considerando a via de administração, por exemplo, não existe uma lista muito grande de líquidos permitidos para este fim. O mesmo ocorre quando se considera a solubilidade e a estabilidade química dos fármacos. A água, por exemplo, não é considerada solvente universal na área farmacêutica, pois não solubiliza todas as substâncias químicas e pode oferecer riscos de degradação para várias delas, como a reação de hidrólise, uma das principais causas de perda de estabilidade de medicamentos e cosméticos. Analise as afirmações abaixo:
I- O óleo mineral é utilizado principalmente como excipiente em formulações tópicas, nas quais exerce ação emoliente. Terapeuticamente tem sido usado como laxativo.
II- Quando o fármaco é instável em água, a mesma pode ser substituída por solventes como a glicerina, propilenoglicol e sorbitol, dependendo das características da formulação.
III- O álcool é um excelente co-solvente, podendo ser utilizado em qualquer concentração, independentemente da via de administração e da idade do paciente.
IV- A água destilada é a que passou por processo de destilação através de resinas iônicas: são retirados os íons, mas não é eliminada a matéria orgânica.
V- A glicerina é o principal componente do xarope simples.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	II, IV e V;
	
	I, III e V;
	
	III, IV e V;
	 
	I e II;
	
	IV, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709689092)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Farmacotécnica é a parte da ciência farmacêutica que trata da preparação de medicamentos, ou seja, da transformação de drogas (matérias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificação, as incompatibilidades físicas e químicas, e a escolha da forma farmacêutica (xarope, solução, suspensão, cápsula, etc) mais adequada à finalidade pretendida. Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde à definição correta para os termos abaixo.
		
	
	Farmácia de manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas apenas magistrais de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo dispensação e atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
	
	Remédio: todo meio usado com o fim de prevenir ou de curar as doenças com propriedades farmacológicas comprovadas.
	 
	Medicamento: toda a preparação farmacêutica contendo um ou mais fármacos, destinada ao diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e seus sintomas ou à correção ou modificação das funções orgânicas, quer no homem, quer nos outros seres vivos.
	
	Fármaco: toda a droga utilizada em Farmácia e dotada de ação farmacológica comprovada ou não, pelo menos, de interesse médico.
	
	Produto oficinal: é aquele que possui formulação prescrita pelo médico de forma oficial e que estiver descrita na Farmacopeia Brasileira e compêndios oficiais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709161582)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Solução é a mistura de duas ou mais substâncias com a formação de uma única fase. Para isso efetuamos uma operação farmacêutica que se chama dissolução. Esta é dependente de vários fatores, EXCETO:
		
	 
	Interação entre os solventes
	
	Grau de divisão do soluto
	
	Agitação
	
	pH
	
	Temperatura
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709772032)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os receptores para os sabores primários doce, amargo, salgado e azedo (ácido ) estão distribuídos e agrupados em regiões diferentes da superfície da língua. Recentemente foram descobertos os receptores para um quinto sabor, o sabor umami, relacionado a certos aminoácidos, como o glutamato e o aspartato, entre outros. Ao observar a língua, é correto afirmar que nas laterais medianas, ponta da língua, região posterior e nas laterais anteriores são detectados respectivamente os seguintes sabores:
		
	
	doce, amargo, salgado e azedo.
	 
	salgado, doce, amargo e azedo.
	
	amargo, doce, salgado e azedo.
	
	azedo, amargo, salgado e doce.
	
	amargo, azedo, doce e salgado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710105595)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quantidade definida de matéria-prima, material de embalagem ou produto obtido em um único processo cuja característica essencial é a homogeneidade:
		
	
	Quarentena
	
	Procedimento Operacional Padrão (POP)
	
	Rastreamento
	 
	Lote ou partida
	
	Validação
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709771934)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação a características da via de administração oral, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Resposta (efeito farmacológico) lenta em comparação com a via parenteral.
	
	O fármaco entra direto na corrente sanguínea, sem nunca ser parcialmente metabolizado.
	
	Resposta (efeito farmacológico) rápido em comparação com a via parenteral.
	
	Absorção altamente regular, não sendo influenciada por nenhum fator.
	
	Não permite que o fármaco passe diretamente para o fígado.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201710105612)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Deseja-se preparar 3,0 litros de Solução Fisiológica 0,9%. A quantidade de cloreto de sódio a ser pesada será:
		
	
	2,7 g
	
	0,9 g
	
	9,0 g
	 
	27,0 g
	
	0,27 g
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201710158000)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A manipulação de medicamentos pode ser considerada a essência da profissão farmacêutica. Em relação à preparação de uma solução, num laboratório de farmacotécnica, é correto afirmar que:
		
	 
	Fazer a leitura do nível de um líquido contido numa proveta com os olhos acima do nível do plano do menisco causa um erro de paralaxe.
	
	A dissolução de substâncias que liberam calor ao serem dissolvidas é facilitada pelo aquecimento.
	
	A forma correta de medida de uma solução, deve ser realizado somente por pipetas automáticas.
	
	A leitura do volume de soluções escuras deve ser feita com o fundo do menisco exatamente no nível do líquido.
	
	Numa medição de volume, quanto maior for o diâmetro da coluna do líquido da vidraria escolhida, mais precisa será a medida.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709161716)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Pela RDC 67, de 08/10/2007, todas as farmácias com manipulação devem garantir a qualidade físico-química e microbiológica da sua água potável. Esta será o ponto de partida para a obtenção da água purificada, a ser utilizada em todas as preparações farmacêuticas. Para melhorar a qualidade da água potável podem ser realizados alguns pré-tratamentos, além de um tratamento posterior de purificação, de forma a se obter a água purificada. Este método será escolhido pelo Farmacêutico responsável, de acordo com suas necessidades. Uma combinação possível das etapas de pré-tratamento e tratamento, respectivamente, é
		
	
	troca iônica e destilação.
	
	destilação e osmose reversa.
	
	filtração e abrandamento.
	 
	filtração e osmose reversa.
	
	destilação e troca iônica.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201710105603)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São sustâncias que formam complexos estáveis com metais. São empregados em algumas preparações líquidas e semi-sólidas para complexar com metais pesados, os quais podem catalisar reações de oxidação e promover instabilidade nas preparações:
		
	
	Agentes anti-oxidantes
	
	Agentes clarificantes
	
	Propelentes
	
	Conservantes antimicrobianos
	 
	Agentes quelantes

Continue navegando

Outros materiais