Buscar

AVALIANDOS REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
	
	1a Questão (Ref.:201704068504)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as informações a seguir sobre: Parágrafo, polifonia, monofonia, dialogismo
Paráfrase é um discurso intelectual em repouso em que alguém abre mão de sua voz para deixar a voz do outro falar.
Monofonia é entendida como o princípio dialógico constitutivo da linguagem e de todo o discurso.
O discurso jurídico é dotado de polifonia.
Marque a única opção certa:
São verdadeiras:
		
	 
	2. Opções 1 e 3
	
	2a Questão (Ref.:201703693693)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para se construir uma versão verossímil dos fatos, é necessário que a redação leve em conta algumas observações. Analise as informações relacionadas à narrativa que devem ser priorizadas na construção de um texto jurídico adequado 1. Não fazer resumo dos fatos, mas a narração deles 2. Não se posicione com a intenção de defender uma tese, narre apenas os fatos relevantes, necessários à compreensão da lide 3. Faça uso dos conectores subordinativos, pois fazem parte da narrativa 4. Use, indiferentemente, a ordem direta e indireta 5. Não é recomendável o uso da expressão ocorre que bastante frequente nos textos jurídicos. Assim, podemos assinalar Ecomo corretas as afirmações:
		
	 
	1 ¿ 2 ¿ 5 apenas
	
	3a Questão (Ref.:201703693288)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Identifique a alternativa em que a narrativa jurídica está corretamente caracterizada.
		
	 
	O modo de apresentação dos fatos da lide tem status de persuasão e está a serviço da tese eleita.
	
	4a Questão (Ref.:201703965801)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que significa um texto polifônico?
	 
	Aquele que comporta a presença de vozes com a presença de citações ou diálogos
	
	5a Questão (Ref.:201703693828)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	" [...] No dia em que foi assassinada, Margot trajava blusa de algodão branca e saia curta xadrez nas cores verde e vermelho. Sapatinho de salto baixo, parecia uma colegial. Tinha 37 anos de idade.[...] Brasil, 1970.
O trecho acima foi retirado de uma peça jurídica e apresenta modalização de linguagem. Marque a alternativa que expressa a intenção do autor do texto:
		
	 
	A descrição intencional se volta para o modo como a vítima se vestia, mostra-a como uma colegial, embora tivesse 37 anos, como se não assumisse a idade que tinha, e as roupas descritas minuciosamente, reforçam esse ponto de vista, pois pertencem ao campo semântico da jovialidade, em plena década de 70, como: blusa de algodão, saia curta xadrez verde e vermelha (típica das jovens inglesas), sapatinho de salto baixo (muito usado pelas adolescentes de 70).
	
1a Questão (Ref.:201704058477)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação às características da narrativa jurídica é incorreto afirmar que:
		
	 
	os fatos, na verdade, são versões contadas por um narrador participante.
	
	2a Questão (Ref.:201703693860)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre as características da narrativa simples, analise as informações abaixo e marque a alternativa correta. I. Expõe os fatos de forma imparcial. II. Segue a ordem cronológica. III. Recorre a modalizadores. (0,5)
		
	 
	a) As alternativas I e II estão corretas.
	
	3a Questão (Ref.:201703693576)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UERJ - adaptada) Observe o fragmento da música Ideologia de Cazuza e Roberto Frejat (1988):
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"...
O verso "E as ilusões estão todas perdidas" (v. 3) pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de:
		
	 
	intertextualidade
	
	4a Questão (Ref.:201703693455)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A polifonia é um dos elementos constitutivos da narrativa jurídica. Uma das formas de o advogado trazer para a narrativa a polifonia é introduzir em seu texto os discursos direto e/ou indireto. Na transposição do discurso direto para indireto, o profissional do direito precisa ficar atento a algumas técnicas específicas como, por exemplo, mudança dos tempos verbais. Assim, observe o seguinte discurso direto:
"Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estou sabendo agora que meu marido assassinou um homem", disse a esposa do acusado.
Transpondo-se corretamente o discurso direto acima para o discurso indireto, temos:
		
	 
	A esposa do acusado disse ao Doutor Paulo que não podia confirmar o que não vira. Acrescentou ainda que só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinara um homem.
	
	5a Questão (Ref.:201703693649)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O profissional de direito ( advogado e não adevogado ), quando está em juízo em causa própria é:
	 
	e) Narrador personagem em 1ª pessoa
	1a Questão (Ref.:201703693769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	I) Marcelo e Camila são casados há 10 anos. Em 01 de novembro de 2015, quando Camila digitava um trabalho da faculdade no computador utilizado pelo casal, encontrou uma série de e-mails comprometedores armazenados pelo marido, na máquina da família. II) Todos conversavam animadamente; o jantar foi agradável e havia muita amizade e alegria. Mas nada de anormal ou grave aconteceu e, por volta das 11h da noite, todos já estavam recolhidos. III) De outra banda, encontram-se contradições nos depoimentos dos agentes de polícia responsável pela prisão do acusado, no que diz respeito ao fato de o réu ter mostrado ou não a eles o local onde foi escondida a arma de fogo apreendida e supostamente utilizada na perpetração do crime: embora tendo participado da diligência juntos, um afirmou que o próprio réu lhe entregara a arma utilizada no crime, enquanto o outro nada sabia a esse respeito. Quanto ao tipo de texto, pode(m) ser classificado(s) como predominantemente dissertativo(s) o(s) fragmento(s):
		
	 
	c) somente o fragmento III
	
	2a Questão (Ref.:201703693224)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as palavras de PONTES DE MIRANDA sobre a elaboração da petição inicial e, em seguida, assinale a alternativa correta de acordo com o texto:  A petição pode ser clara e precisa, sem ser articulada, sem ter itens; pode ser perfeitamente entendível pelo demandado, ou pelos demandados, que hão de apresentar defesa, sem ter a feição que lhes apontam os formulários, ou é de praxe entre advogados. Petições longas, minudentes, com enumerações e incisos, podem ser obscuras e imprecisas; e até ineptas. ( Pontes de Miranda, in Código de Processo Civil, Rio de Janeiro:Forense, 1974, tomo IV, p. 10).
	 
	Clareza e precisão são qualidades importantes para que as petições iniciais sejam entendidas por aquele ou aqueles que figuram no polo passivo da ação e devem responder aos termos da inicial.
	
	3a Questão (Ref.:201703693637)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No silogismo indutivo temos:
		
	 
	Conclusões que são apenas prováveis;
	
	4a Questão (Ref.:201703693396)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todas as assertivas abaixo tratam do ingresso em universidades por meio da política de cotas. Leia as opções e identifique aquela que revela uma tese sobre essa questão.
	 
	O Supremo Tribunal Federal posiciona-se pela legitimidade constitucional das cotas.
	
	5a Questão (Ref.:201703693473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre polifonia e intertextualidade, qual a análise incorreta?
		
	 
	Na intertextualidade a citação direta é uma ocorrência predominante na fundamentação do argumento.
	1a Questão (Ref.:201703693402)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta de acordo com o tipo de argumento contido nas assertivas abaixo.
Apesar de o conceito de ethos remeter à Retória, segundo Maingueneau (2008), o discursivoo ¿se constrói através do discurso¿, pois não é uma imagem do locutor exterior a sua fala.
Apesar de o réu estar trafegando com sua moto em alta velocidade por uma avenida movimentada, essa foi a primeira ocorrência desse tipo em sua vida, já que o mesmo sempre foi um homem responsável, de conduta idônea.
 De acordo com a inicial de acusação, testemunhas relatam que, ao amanhecer, o grupo passou pela parada de ônibus onde dormia a vítima.
Durante o prazo de vigência do referido contrato, os aluguéis e demais encargos da locação vinham sendo quitados pontualmente, por isso não vemos motivo para a ação de despejo.
	 
	de autoridade, de fuga, de prova, de causa e consequência.
	
	2a Questão (Ref.:201703694145)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Muitos resultados são imprevisíveis, MAS os dados já obtidos, diz a pesquisadora, sem dúvida permitirão um desenvolvimento extraordinário, TANTO na medicina e na biotecnologia QUANTO na bioinformática." Os conectivos em maiúsculo podem ser substituídos, sem alteração do significado, respectivamente, por:
	 
	porém - não só - mas também
	
	3a Questão (Ref.:201703693587)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aquele que se propõe a narrar decide se participa ou não da história. No trecho abaixo, o narrador:
" O marido da requerente - Aturdido de Sousa - há cerca de 90 dias sofreu sério acidente automobilístico,
do qual resultou grave lesão na cabeça, o que o deixou inconsciente por alguns dias no Hospital de Traumatismo
Craniano, em São Paulo, onde fora internado."
		
	 
	Não participa da história, narra em terceira pessoa e pode ser classificado como narrador-observador.
	
	4a Questão (Ref.:201703693465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Numere os itens abaixo utilizando (1) para Lógica Formal e (2) para Lógica do Razoável ( ) É um dos métodos mais modernos no que diz respeito à lógica, utilizado frequentemente no julgamento de processos. ( ) Consiste em um conceito lógico baseado em algo justo e razoável, ou seja, imparcial e correto. ( ) É fundamentada sempre em características sociais, econômicas e legais do problema posto em discussão. ( ) Também chamada de Lógica Simbólica e preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocínio. ( ) Lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas de declarações. ( ) Os conceitos são rigorosamente definidos e as sentenças são transformadas em notações simbólicas precisas, compactas e não ambíguas.
		
	 
	111222
	 
	121212
	 
	212121
	 
	222111
	 
	221122
	
	5a Questão (Ref.:201703693697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Observe o parágrafo seguinte e assinale a opção CORRETA: "No dia ¿. (¿.) de ¿. do corrente ano, pela manhã, o Sr. ¿., pai da Requerente, dirigiu-se ao Supermercado Requerido, COMO DE COSTUME, fazer compras. Lá chegando, estacionou o veículo de propriedade da Requerente em dependência anexa ao Supermercado DESTINADA A ESTE FIM, isto é, PARA USO PRIVATIVO DE SEUS CLIENTES. MUNINDO-SE DOS CUIDADOS INDISPENSÁVEIS, trancou o carro e foi, TRANQUILO E DESPREOCUPADO, às compras, vez que deixara o carro em local SEGURO, VIGIADO E DE FINALIDADE RESERVADA."
		
	 
	Os trechos em destaque são exemplos de modalização do discurso.

Continue navegando