Buscar

Coesão e Coerência Textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
	 A COESÃO TEXTUAL, a partir dos elementos componentes do texto (e do encadeamento entre eles), analisa e comenta aspectos relacionados a: 
1. Seleção e combinação lexical.
2. Conectivos e seus efeitos.
3. Elementos de referência interna. 
*
COERÊNCIA E COESÃO
 Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias.
*
COESÃO - ESTRATÉGIAS
 Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois (ø) inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagra-dáveis diarreias.
*
COESÃO - ARTICULADORES
 Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois (ø) inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gor-dura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias.
*
COESÃO 
São as corretas conexões gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto.
Coesão 
referencial
Coesão 
sequencial
RETOMADA 
DE IDEIAS
CONEXÃO E
 PROGRESSÃO 
DE IDEIAS
*
Marcadores de Coesão
1.ANÁFORA
 Elementos de substituição que remetem a um termo já mencionado (remissão para trás).
 “A advogada estava certa da culpa de sua cliente. Apesar disso, esta tinha direito a defesa, e aquela faria de tudo para garanti-lo”.
• ISSO retoma “estava certa da...”.
• ESTA retoma “cliente”.
• AQUELA retoma “advogada”.
• O retoma “direito a defesa”.
*
Marcadores de Coesão
2.CATÁFORA
 Elementos de substituição que remetem a um termo que ainda será mencionado (remissão para frente).
 “Embora ele não tivesse recursos disponíveis, o político mantinha firme seu propósito: aumentar a qualidade de vida de todos, pobres e ricos, negros e brancos, alfabetizados e iletrados”.
• ELE antecipa “político”.
• PROPÓSITO antecipa a oração seguinte “aumentar a...”.
• TODOS antecipa a enumeração que o segue “pobres e ricos, negros...”.
*
PRATICANDO...
	A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familia-res, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. 
*
PRATICANDO...
A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor “Essa galinha não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava”. 
 Millôr Fernandes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando