DIREITO EMPRESARIAL IV

DIREITO EMPRESARIAL IV

Pré-visualização3 páginas
DIREITO EMPRESARIAL IV
	
	1a Questão (Ref.:201407957210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - TJ PA) Analise as proposições a seguir a respeito da falência: I. São exigíveis na falência todas as obrigações do devedor, inclusive as obrigações a título gratuito. II. Requerida a sua falência, não pode mais o devedor pleitear a recuperação judicial. III. No processo falimentar, o devedor, uma vez citado, terá quinze dias para apresentar contestação. Assinale:
		
	 
	se nenhuma proposição estiver correta.
	
	se apenas as proposições I e II estiverem corretas.
	
	se apenas a proposição I estiver correta.
	
	se apenas a proposição II estiver correta.
	
	se apenas a proposição III estiver correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407318175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A competência para homologar o plano de recuperação judicial do empresário e da sociedade empresária é o juízo da comarca:
		
	 
	onde se situa o principal estabelecimento do devedor;
	
	do local de qualquer filial da empresa no Brasil.
	
	do Distrito Federal quando a sede da empresa se localiza fora do Brasil;
	
	de qualquer filial ou sucursal da sociedade empresária;
	
	da matriz da empresa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407909323)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Faça a analise dos itens a seguir sobre recuperação judicial de empresas: I) O exercício regular da atividade empresária por mais de um ano é requisito para requerer a recuperação judicial; II) Concessão de prazos e condições especiais para pagamentos das obrigações vencidas ou vincendas, é considerado um meio de recuperação judicial de empresas; III) No aspecto processual, a lei expressa no sentido de que a recuperação judicial é uma ação. Para tanto, deve-se ajuizá-la por meio de petição inicial do devedor, a qual deverá ser instruída com uma serie de documentos e informações, conforme prevê o art. 51 da lei 11.101/2005; IV) A transformação, cisão, fusão ou incorporação de empresas não é considerada um meio de recuperação judicial de empresas. É correto afirmar que:
		
	 
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	) Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408240655)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB-SP ¿ 128º Exame de Ordem ¿ Prova 1ª Fase ¿ Tipo 1 - Ampliada) O prazo para o credor apresentar ao administrador judicial a sua habilitação ou a sua divergência quanto ao crédito relacionado é de 15 dias, contados da:
		
	 
	publicação do edital
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	intimação por via postal, com aviso de recebimento
	
	publicação do despacho do deferimento do processamento da recuperação judicial
	
	realização da Assembléia para a Constituição do Cômite de Credores
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407923157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dedini tem pedido de recuperação judicial adiado por juiz. http://www.novacana.com/n/industria/financeiro/dedini-pedido-recuperacao-judicial-adiado-juiz-310815/ A Justiça quer mais explicações antes para avaliar a procedência do pedido de recuperação judicial da maior representante da indústria de base para o setor sucroenergético. Fabricante de equipamentos para usinas de cana-de-açúcar, o grupo brasileiro Dedini entrou com um pedido de recuperação judicial:
		
	
	No Juizado Especial Cível do Fórum do Butantã, em 24 de agosto
	
	No Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em 24 de agosto
	 
	No Fórum de Piracicaba (SP), em 24 de agosto
	
	No PROCON de Piracicaba (SP), em 24 de agosto
	
	Na 2ª Vara Criminal da Comarca de São Bernardo do Campo (SP), em 24 de agosto.
	
	
	1a Questão (Ref.:201408085544)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2008 CESPE) Os sócios da MN Serviços Ltda., pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica. Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta.
		
	
	Para que a MN Serviços Ltda. possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.
	 
	No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da MN Serviços Ltda., deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
	
	A petição inicial da MN Serviços Ltda. deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407839815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as alternativas abaixo, qual delas apresenta as características exigidas de pessoa que pode ser administrador judicial:
		
	 
	Profissional idôneo, preferencialmente advogado, contador, economista ou administrador de empresas.
	
	Pessoa ligada ao falido diretamente e que já lidou com situação de falência anteriormente.
	
	Experiência contábil e formação em direito.
	
	Profissional idôneo, sem qualquer preferência com relação a área na qual atua.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407742091)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os sócios da empresa RH Serviços Ltda, pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de consultoria, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica. Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta:
		
	
	Não poderá integrar o Comitê de Credores ou exercer as funções de administrador judicial quem, nos últimos 3 (três) anos, no exercício do cargo de administrador judicial ou de membro do Comitê em falência ou recuperação judicial anterior, foi destituído, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a prestação de contas desaprovada.
	
	Para que a RH Serviços Ltda possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
	
	Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.
	
	A petição inicial da RH Serviços Ltda deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
	 
	No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da RH Serviços Ltda, deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407863559)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com referência ao plano  especial de recuperação judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, segundo a Lei. n. 11.101/05, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O plano especial de recuperação judicial preverá parcelamento em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, acrescidas de juros equivalente à taxa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, podendo conter ainda a proposta de abatimento do valor das dívidas.
	
	O plano especial de recuperação judicial abrangerá exclusivamente os créditos quirografários, excetuados os decorrentes de repasse de recursos oficiais e os previstos na Lei Falimentar.
	 
	O plano especial de recuperação judicial preverá parcelamento em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros de 12% (doze por cento) ao ano.
	
	O plano especial de recupeação