Buscar

DIREITO EMPRESARIAL IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL IV
	
	1a Questão (Ref.:201407957210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - TJ PA) Analise as proposições a seguir a respeito da falência: I. São exigíveis na falência todas as obrigações do devedor, inclusive as obrigações a título gratuito. II. Requerida a sua falência, não pode mais o devedor pleitear a recuperação judicial. III. No processo falimentar, o devedor, uma vez citado, terá quinze dias para apresentar contestação. Assinale:
		
	 
	se nenhuma proposição estiver correta.
	
	se apenas as proposições I e II estiverem corretas.
	
	se apenas a proposição I estiver correta.
	
	se apenas a proposição II estiver correta.
	
	se apenas a proposição III estiver correta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407318175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A competência para homologar o plano de recuperação judicial do empresário e da sociedade empresária é o juízo da comarca:
		
	 
	onde se situa o principal estabelecimento do devedor;
	
	do local de qualquer filial da empresa no Brasil.
	
	do Distrito Federal quando a sede da empresa se localiza fora do Brasil;
	
	de qualquer filial ou sucursal da sociedade empresária;
	
	da matriz da empresa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407909323)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Faça a analise dos itens a seguir sobre recuperação judicial de empresas: I) O exercício regular da atividade empresária por mais de um ano é requisito para requerer a recuperação judicial; II) Concessão de prazos e condições especiais para pagamentos das obrigações vencidas ou vincendas, é considerado um meio de recuperação judicial de empresas; III) No aspecto processual, a lei expressa no sentido de que a recuperação judicial é uma ação. Para tanto, deve-se ajuizá-la por meio de petição inicial do devedor, a qual deverá ser instruída com uma serie de documentos e informações, conforme prevê o art. 51 da lei 11.101/2005; IV) A transformação, cisão, fusão ou incorporação de empresas não é considerada um meio de recuperação judicial de empresas. É correto afirmar que:
		
	 
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	) Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408240655)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB-SP ¿ 128º Exame de Ordem ¿ Prova 1ª Fase ¿ Tipo 1 - Ampliada) O prazo para o credor apresentar ao administrador judicial a sua habilitação ou a sua divergência quanto ao crédito relacionado é de 15 dias, contados da:
		
	 
	publicação do edital
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	intimação por via postal, com aviso de recebimento
	
	publicação do despacho do deferimento do processamento da recuperação judicial
	
	realização da Assembléia para a Constituição do Cômite de Credores
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407923157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dedini tem pedido de recuperação judicial adiado por juiz. http://www.novacana.com/n/industria/financeiro/dedini-pedido-recuperacao-judicial-adiado-juiz-310815/ A Justiça quer mais explicações antes para avaliar a procedência do pedido de recuperação judicial da maior representante da indústria de base para o setor sucroenergético. Fabricante de equipamentos para usinas de cana-de-açúcar, o grupo brasileiro Dedini entrou com um pedido de recuperação judicial:
		
	
	No Juizado Especial Cível do Fórum do Butantã, em 24 de agosto
	
	No Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em 24 de agosto
	 
	No Fórum de Piracicaba (SP), em 24 de agosto
	
	No PROCON de Piracicaba (SP), em 24 de agosto
	
	Na 2ª Vara Criminal da Comarca de São Bernardo do Campo (SP), em 24 de agosto.
	
	
	1a Questão (Ref.:201408085544)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado OAB 2008 CESPE) Os sócios da MN Serviços Ltda., pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de limpeza e conservação, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica. Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta.
		
	
	Para que a MN Serviços Ltda. possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.
	 
	No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da MN Serviços Ltda., deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
	
	A petição inicial da MN Serviços Ltda. deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407839815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as alternativas abaixo, qual delas apresenta as características exigidas de pessoa que pode ser administrador judicial:
		
	 
	Profissional idôneo, preferencialmente advogado, contador, economista ou administrador de empresas.
	
	Pessoa ligada ao falido diretamente e que já lidou com situação de falência anteriormente.
	
	Experiência contábil e formação em direito.
	
	Profissional idôneo, sem qualquer preferência com relação a área na qual atua.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407742091)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os sócios da empresa RH Serviços Ltda, pessoa jurídica que atua no ramo de prestação de serviços de consultoria, visando superar situação de crise econômico-financeira, deliberaram pela recuperação judicial da referida pessoa jurídica. Considerando a situação apresentada e as normas relativas à recuperação judicial das sociedades empresárias, assinale a opção correta:
		
	
	Não poderá integrar o Comitê de Credores ou exercer as funções de administrador judicial quem, nos últimos 3 (três) anos, no exercício do cargo de administrador judicial ou de membro do Comitê em falência ou recuperação judicial anterior, foi destituído, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a prestação de contas desaprovada.
	
	Para que a RH Serviços Ltda possa requerer a recuperação judicial, é necessário que ela, no momento do pedido, esteja exercendo regularmente suas atividades há mais de cinco anos.
	
	Apenas os créditos vencidos do devedor, existentes na data do pedido, estarão sujeitos à recuperação judicial.
	
	A petição inicial da RH Serviços Ltda deve ser instruída com as demonstrações contábeis relativas aos cinco últimos exercícios sociais.
	 
	No ato em que for deferido o processamento da recuperação judicial da RH Serviços Ltda, deve ser nomeado administrador judicial, que pode ser pessoa física ou jurídica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407863559)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com referência ao plano  especial de recuperação judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, segundo a Lei. n. 11.101/05, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	O plano especial de recuperação judicial preverá parcelamento em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, acrescidas de juros equivalente à taxa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, podendo conter ainda a proposta de abatimento do valor das dívidas.
	
	O plano especial de recuperação judicial abrangerá exclusivamente os créditos quirografários, excetuados os decorrentes de repasse de recursos oficiais e os previstos na Lei Falimentar.
	 
	O plano especial de recuperação judicial preverá parcelamento em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros de 12% (doze por cento) ao ano.
	
	O plano especial de recupeação
judicial abrangerá todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407316218)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O plano de recuperação judicial deverá ser apresentado:
		
	 
	em Juízo no prazo de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão do Juiz que deferir o processamento da recuperação judicial.
	
	em Juízo no prazo de 120 (cento e vinte) dias da publicação da decisão do Juiz que deferir o processamento da recuperação judicial.
	
	no prazo assinalado pelo Juiz, não superior a 120 (cento e vinte) dias.
	
	no prazo assinalado pelo Juiz, não superior a 180 (cento e oitenta) dias.
	
	no prazo assinalado pelo Juiz, não superior a 60 (sessenta) dias.
	
	
	1a Questão (Ref.:201407315562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com as disposições comuns da falência e recuperação judicial podemos afirmar, exceto:
		
	
	A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário;
	
	Na recuperação judicial, a suspensão das ações de que trata o caput do artigo 6 em hipótese nenhuma excederá o prazo improrrogável de 180 (cento e oitenta) dias contado do deferimento do processamento da recuperação, restabelecendo-se, após o decurso do prazo, o direito dos credores de iniciar ou continuar suas ações e execuções, independentemente de pronunciamento judicial.
	
	permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8o da Lei 11.101/2005, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença;
	
	Terá prosseguimento no juízo falimentar todas as ações de natureza trabalhista e fiscal.
	 
	Terá prosseguimento no juízo falimentar todas as ações que demandarem quantia ilíquida;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408249907)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015Banca: TRT 21R (RN)Órgão: TRT - 21ª Região (RN)Prova: Juiz do trabalho Sobre a dinâmica da recuperação de empresas e falências, considere os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I - É competente, para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência, o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. II - O plano de recuperação judicial é documento que deve obrigatoriamente acompanhar a petição inicial da recuperação judicial, podendo ser emendado pela parte autora, mediante requerimento fundamentado ao juízo, no prazo improrrogável de 180 (cento e oitenta) dias. III - No âmbito da falência, os créditos trabalhistas que excederem o limite de 150 (cento e cinquenta) salários mínimos serão considerados créditos subordinados com preferência geral. IV - O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
		
	
	a) todas as assertivas estão corretas;
	
	d) apenas as assertivas III e IV estão corretas;
	
	c) apenas as assertivas II e III estão corretas;
	 
	e) apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	b) apenas as assertivas I e II estão corretas;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408063277)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	A habilitação de crédito deverá ser endereçada ao comitê de credores.
	
	O administrador judicial será obrigatoriamente um credor do devedor.
	 
	A Recuperação extrajudicial inicia com a convocação de seus credores fora da esfera judicial.
	
	A Lei 11.101/2005 se aplica as instituições financeiras.
	
	Existindo título protestado em nome do devedor, tal fato impede o deferimento da recuperação judicial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408254823)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da recuperação judicial, da recuperação extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.
		
	
	A legislação falimentar determina, em rol taxativo de modalidades, a realização da alienação do ativo por meio de leilão, proposta fechada ou pregão.
	 
	O plano de recuperação extrajudicial poderá estabelecer a produção de efeitos anteriores à sua homologação judicial desde que se refira à modificação do valor ou da forma de pagamento dos credores subscritores.
	
	Caberá à parte prejudicada interpor o recurso de agravo, na forma estabelecida no CPC, caso o juízo falimentar decida pela restituição de determinado bem ou por seu o retorno à massa falida em decorrência de procedimento revocatório.
	
	O magistrado pode indeferir a petição inicial de recuperação judicial da sociedade empresária nas hipóteses elencadas no CPC, caso em que haverá a convolação do pedido de recuperação judicial em falência.
	
	No procedimento falimentar, não será admitida contestação por parte dos devedores, pois, trata-se de dívida líquida, certa e exigível.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407316251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A sociedade ABC Serviços Médicos Ltda. prestou serviços de medicina em grupo à XYZ Ltda., mas não recebeu o preço correspondente. Após negociação da dívida, a XYZ Ltda. ofereceu, como pagamento, a dação de bem imóvel de sua propriedade, o que foi concretizado a despeito de o contrato de prestação de serviços não prever o pagamento por essa modalidade. A credora aceitou o pagamento de boa-fé. Posteriormente, a XYZ Ltda. teve sua falência decretada. A dação em pagamento, perante a massa falida,
		
	
	será anulada
	
	apenas será eficaz se for convalidada pelo administrador judicial.
	 
	não será eficaz se tiver ocorrido dentro do termo legal da falência.
	
	é eficaz, porque ocorreu antes da decretação da quebra.
	
	será eficaz se o valor de mercado do imóvel for equivalente à divida.
	
	
	1a Questão (Ref.:201408249916)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015Banca: CESGRANRIOÓrgão: PetrobrasProva: Profissional Júnior - Direito Nos termos da lei que regula a falência das sociedades empresárias, devem ser classificados, em primeiro lugar, os créditos
		
	
	b) tributários
	 
	a) trabalhistas
	
	d) garantidos
	
	c) quirografários
	
	e) naturais
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407863556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Lei n. 11.101/05 e suas alterações, que trata da recuperação e falência da emrpesa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que não tenha, há menos de 5 (cinco) anos, obitido concessão de recuperação judicial com base em plano especial.
	
	Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido exerça regularmente suas atividades há mais de 1 (um) ano e que atenda aos demais requisitos determiandos em Lei.
	
	Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido exerça regularmente suas atividades há mais de 1 (um) ano e que não tenha, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base em plano especial.
	
	Poderá requerer a recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que não tenha, há menos de 8 (oito) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407316140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale
a opção correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária.
		
	
	Para que seja deferido pedido de recuperação judicial formulado por sociedade cooperativa, será necessária a juntada dos documentos obrigatórios discriminados em legislação específica, além da demonstração do exercício da atividade econômica há mais de dois anos.
	
	O Comitê dos Credores é um órgão de constituição obrigatória.
	
	O administrador judicial, auxiliar do juízo que participa da administração da empresa em recuperação judicial, deve ser necessariamente advogado, economista, administrador de empresas ou contador.
	
	O plano de recuperação judicial da microempresa e da empresa de pequeno porte abrange apenas créditos derivados da legislação do trabalho, créditos com garantia real e créditos tributários.
	 
	A decisão que concede a recuperação judicial desafia o recurso de agravo de instrumento, que pode ser interposto por qualquer credor ou pelo Ministério Público.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407316235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A sentença declaratória de falência pode acarretar a inabilitação do falido;
	 
	A declaração, por sentença, da extinção das obrigações do falido o reabilita para o exercido da mercancia.
	
	Embora o falido reabilitado possa exercer o comércio, ele somente está livre para fazê-lo após ter cumprido sua pena;
	
	O comerciante falido não poderá jamais exercer novamente o comércio;
	
	A sentença declaratória não impede o exercício da atividade empresarial pelo falido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407816835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao credor retardatário:
		
	
	Perde todo o direito ao seu crédito
	 
	Não perde o direito ao seu crédito, todavia, deixa de participar dos rateios eventualmente realizados, ficando sujeito ao pagamento das custas judiciais
	
	Não perde o direito ao seu credito, porém, deve impetrar um pedido especial para o juiz através de uma petição inicial.
	
	Todas as respostas estão erradas
	
	Perde o direito ao seu credito, e ainda deve pagar as custas judiciais do processo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando