Buscar

Sistema nervoso central

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Nervoso Central
 (SNC)
Acadêmico: Elton S. Rodrigues
Índice
SNC
Encéfalo
Medula
Meninges
Tálamo e Hipotálamo
Unidade Funcional
Sinapses Químicas e Elétricas
Córtex Motor
SNC
 ORGANIZAÇÃO DO SNC
É responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O Neurônio é a unidade funcional deste sistema;
Muito embora exista apenas um sistema nervoso, ele pode ser separado em varias partes, baseando-se em características funcionais e de localização.
SNC
Consiste do encéfalo e da medula espinhal. Ele está completamente envolvido por estruturas ósseas; 
O encéfalo na cavidade craniana e a medula espinhal no canal da coluna vertebral.
Encéfalo 
Medula 
espinhal
SNC
O sistema nervoso central é o centro integrador e controlador do sistema nervoso. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.
ENCÉFALO 
Encéfalo
O encéfalo é um órgão complexo que, conjuntamente com a medula espinhal forma o Sistema Nervoso Central e coordena toda à atividade das células nervosas.
Nos mamíferos incluindo os humanos, o encéfalo é dominado, pelo córtex cerebral e é muito desenvolvido.
10
Encéfalo
O encéfalo é profundamente irrigado por vasos sanguíneos e por bilhões de células nervosas interligadas por células de suporte.
Esta bem protegido no interior do crânio e é envolvido tal como a medula espinhal por três formações membranosas denominadas meninges. Entre as meninges circula liquido cefalorraquidiano.
Medula
Medula
A medula espinhal, é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal.
A medula é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Medula
Na medula espinhal residem todos os neurônios motores que enervam os músculos e também os eferentes autônomos. Recebe também toda a sensibilidade do corpo e alguma da cabeça e atua no processamento inicial da informação de todos estes impulsos. (neurônios sensitivos). 
Medula
Existem 31 pares de nervos espinhais aos quais correspondem 31 segmentos medulares assim distribuídas: 8 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeas. Encontramos 8 pares de nervos cervicais e apenas 7 vértebras cervicais porque o primeiro par de nervos espinhais sai entre o occipital e C1.
Meninges 
Meninges
As meninges são três delicadas membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. São elas a pia-máter, a dura-máter e a aracnoide.
Meninges
A dura-máter corresponde a membrana mais espessa e externa das meninges, ela está estrategicamente posicionada para atuar no combate aos ataques patológicos infectantes e doenças malignas. Ela possui dois folhetos ao nível cranial, porém o externo está fixo nos ossos craniais atuando como periósteo limitando-se a região cerebral enquanto o folheto interno continua com a medula espinal. Entre as meninges circula o líquido cefalorraquidiano ou líquor, que protege o sistema nervoso.
Meninges
A aracnóide-máter está logo abaixo a dura-máter, porém menos espessa, atuando além da defesa, na formação dos espaços intra-meningicos.
A pia-máter é a mais delgada e está intimamente aderente aos feixes nervosos. A inflamação das meninges tem o nome de meningite, sendo que pode ser causada tanto por vírus, fungos ou bactérias.
Tálamo e Hipotálamo
Tálamo
Compõe-se de duas massas ovoides de substancias cinzentas encaixadas na base do cérebro.
Ele recebe todas as informações de origem sensoriais com exceção do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral.
Hipotálamo
É uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sobre o Tálamo, apesar de pequeno ele é uma região encefálica importante .
Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, alem de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual.
Unidade Funcional 
Unidade Funcional 
Sinapses Químicas e Elétricas
Sinapse Química
O potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores. 
Os neurotransmissores saem de uma célula (célula pré-sináptica), caem em um espaço (fenda sináptica) e interagem com a próxima célula (célula pós-sináptica), dessa forma a informação é repassada.
Sinapse Elétrica
 Nesse tipo, as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; esses canais são chamados de junções comunicantes. 
O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos.
Córtex Motor
Córtex Motor
Córtex Motor
É responsável pelo controle e coordenação da motricidade voluntaria.
Traumas nesta área causam fraqueza muscular ou até mesmo paralisia.
O córtex divide-se em três 
Córtex Motor
Córtex motor primário
 Área pré-motora
Área motora suplementar
Córtex Motor
 Algumas áreas especializadas de controle motor:
- Lábios Superior e Inferior
Córtex Motor
 Algumas áreas especializadas de controle motor:
- Língua 
Córtex Motor
 Algumas áreas especializadas de controle motor:
- Mãos
Córtex Motor
 Algumas áreas especializadas de controle motor:
- Pés
Bibliografias 
Wikipédia
http://doutormadrid.blogs.sapo.pt/7769.html SEGUNDA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2007
Netter, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais