Buscar

folder abandono idosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO
Esse projeto trata-se do abandono ao idoso, uma realidade “despercebida”. Temos duas formas de abandono ao idoso: Abandono material e Abandono afetivo
O abandono material é aquele onde a família é obrigada à assistir à pessoa idosa, que não tem condições de se sustentar, de se cuidar, ou contratar enfermeiras, casa de repouso, etc...
O abandono afetivo é aquele que não existe o carinho, da convivência, esse abandono é algo que tem muito haver com àquela família. Quando não existe o acolhimento da família a depressão se torna um grave problema hoje para a velhice, podendo levar ao suicídio que é tão pouco falado, mas existe uma demanda muito grande.
O abandono afetivo dos idosos pelos seus familiares pode legalmente ser uma busca de indenização por dano moral em virtude de tal desamparo. 
JUSTIFICATIVA
A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada em 26.04.18 pelo IBGE. Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo). Entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação, sendo os estados com maior proporção de idosos o Rio de Janeiro e o Rio 
Grande do Sul, ambas com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais. O Amapá, por sua vez, é o estado com menor percentual de idosos, com apenas 7,2% da população.
OBJETIVOS
O Projeto de Intervenção partiu do interesse da equipe na disciplina Família no processo das relações sociais , na Pós de Gerontologia, para ampliarmos nosso entendimento sobre os direitos dos idosos.
O objetivo é divulgar o Estatuto do Idoso para os Idosos que não conhecem seus direitos, familiares e sociedade a fim de conheçam as leis e respeitem os idosos.
OBJETIVO GERAL
A finalidade do Projeto de Intervenção é refletir sobre situações de abandono, além de buscar soluções e alternativas para o enfrentamento tanto do abandono afetivo quanto o material. Assim podendo haver um esclarecimento e conscientização por parte dos familiares e cuidadores sobre o abandono e suas consequências na vida desses idosos, e que se sintam comprometidos a desempenharem seu papel tendo a consciência sobre a vida dos mesmos.
O presente projeto propõe que possam ser desenvolvidas ações de prevenção, e uma delas é continuar os mantendo útil, inserindo-os na sociedade para que a aposentadoria seja menos traumática. Assim com um planejamento adequado continuem sendo e sentindo-se útil mantendo a autoestima elevada, e tornando a sua vida com sentido e significado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O Plano de intervenção consiste em relacionar o quanto tem crescido a ocorrência de casos de abandono ao idoso, tanto no âmbito familiar (afetivo) quanto nas casas de acolhimento. O acréscimo significativo da população idosa, resultado da expectativa de vida do ser humano causou um impacto social, visto que a sociedade e seus governantes não se pararam para acolher as pessoas idosas.
A frequência com o descaso que vem acontecendo entre pais e filhos é algo a ser detectado com urgência e merece punição, é abandono moral grave.
Constata-se que o idoso ao sofrer abandono e desafeto passa a adoecer rapidamente, tanto psiquicamente quanto fisicamente. 
PÚBLICO ALVO
Idosos, familiares e sociedade
METAS PARA ATINGIR
Após a escolha do público alvo, foi definido que a abordagem poderia ser feita através de uma palestra e um vídeo educativo sobre o tema, onde seria abordado como acontece esse abandono e como o idoso se sente depois deste fato.
Que fique claro e de plena percepção para que estes familiares fiquem atentos a respeito do assunto.
O Projeto de Intervenção consiste na realização de ações educativas visando atingir a maior parte de pessoas envolvidas possíveis.
METODOLOGIA
O projeto será aplicado no Dr. Thomas, localizado no bairro.xxxxx.
Será apresentado uma palestra de no máximo 20 minutos, com um vídeo, também faremos uma roda de conversa com os presentes procurando esclarecer as consequências do abandono ao idoso, de acordo com os ARTIGOS do Estatuto do Idoso, Constituição e demais Leis que protegem esse nicho social.
Também participarão desta intervenção, cuidadores, pessoas que têm maior contato com esses idosos institucionalizados. Para coleta de dados poderemos utilizar a Entrevista para um possível entendimento do funcionamento da instituição e um questionário (tipo ?)
RECURSOS HUMANOSUma coordenadora
Professor
Supervisora de Campo
PARCEIROS 
- CRAS - LOAS
- ASSITENTE SOCIAL do Dr. Thomas
- PSICÓLOGA do Dr. Thomas
Na orientação e fornecimento de material de atendimento.
AVALIAÇÃO
Será disponibilizada uma lista de presença no intuito de verificar e computar a assistência e avaliação na conclusão do projeto.PROJETO DE INTERVENÇÃO NUMA CASA DE RECOLHIMENTO DE IDOSOS ABANDONADOS
REFERÊNCIAS
http//genjuridico.com.br/2018.27.06/o-respeito-ao-idoso-e-o-crime/
http//www.ambito-juridico.com.br/site?n_link-revista_artigos_leitura&artigo_xt=11310
http//www.fiocruzbrbiosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm
http//pt.wikipedia.org/wiki/estatuto_do_idoso
 Prof. Orientadora:
Supervisora de Campo:
Discente: NARA CARDONA
 
MANAUS-2018