Buscar

Mecanismos de Ação de Medicamentos Anti-hipertensivos

Prévia do material em texto

INIBIDORES DE ENZIMA CONVERSORA DA ANGIOTENSINA (ECA)  
Mecanismo de ação: A enzima conversora da angiotensina, o seu principal mecanismo de ação é o de diminuir a produção de angiotensina II(com a ausência, não há vasoconstricção periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial).,. Como consequência, pode-se observar a redução na produção de aldosterona e, como resultado, podem ocorrer pequenos aumentos de potássio sérico, juntamente com perda de sódio e fluidos. O IECA é inibidora também da degradação da bradicinina, potente vasodilatador, que portanto tem sua ação aumentada.  
INDICAÇÃO: os inibidores de ECA são indicados para o tratamento da hipertensão, por reduzir a pressão arterial nesses casos. 
CONTRA INDICAÇÃO: Estenose bilateral das Arterias Renais ou Estenose com Rim único. Gravidez
BLOQUEADORES DOS RECPTORES DE ANGIOTENSINA 2 (BRA) 
Mecanismo de ação: A angiotensina II liga-se ao receptor AT1 encontrado em muitos tecidos (por exemplo, músculo liso vascular, glândulas adrenais, rins e coração) e desencadeia várias ações biológicas importantes, incluindo vasoconstrição e liberação de aldosterona. O bloqueio dos receptores AT1 por antagonismo inibe a contração da musculatura lisa vascular causada pela angiotensina II assim como previne e revertem todos os seus demais efeitos conhecidos.  
INDICAÇÃO:  Os BRA são indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca, quando o tratamento com inibidor da ECA não é mais considerado adequado.
CONTRA INDICAÇÃO: Gravidez
BLOQUEADORES dos canais de Cálcio
Mecanismo de ação: Agem em canais de Ca voltagem - dependentes (canais L) bloqueiando canais de entrada do cálcio das membranas celulares particularmente as excitáveis como os miócitos.. Inibem o influxo de cálcio para as células musculares lisas da parede vascular causando dilatação arteriolar e queda da PA . Seu mecanismo se relata na diminuição da resistência vascular periférica, com consequente redução na PA, além da diminuição da concentração de cálcio nas células da musculatura lisa vascular.
INDICAÇÃO: indicado para o controle da hipertensão arterial principalmente para pacientes idosos ou afrodescendente, Doença arterial coronária, Angina pectoris...
CONTRA INDICAÇÃO: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula. 
Gravidez. 
Insuficiência cardíaca descompensada. 
Infarto agudo do miocárdio. 
Angina pectoris instável.
ALFA ANTAGONISTA
Mecanismo de ação:

Continue navegando