Buscar

relatório aula prática 4

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Hediberto Nei Matiello Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: 6º
Aluno: Jackson Gurtler_____________________________________ Data 30/09/2012
Título: Cromatografia em papel – pigmentos foliares
N◦ da prática: 04
1-Resultados e Discussão
A cromatografia é uma técnica de separação de compostos por cores e pesos moleculares, o papel pode servir de fase estacionária onde por capilaridade os compostos migram.
Embora seja um experimento qualitativo, podemos observar quais compostos estão presentes no extrato de folhas de plantas.
2- Conclusão
 Em observância aos dados analisados, podemos inferir que nas folhas temos clorofila a; clorofila b e carotenóides, compostos estes utilizados na captação de radiação luminosa de diferentes comprimentos.
O papel filtro utilizado apresentou um gradiente misto indo do verde escuro ao amarelado, onde o verde intenso é clorofila b, o verde claro clorofila a e o amarelado os carotenóides. 
3- Respostas aos questionamentos:
1- Quais pigmentos foram observados?
Clorofilas a e b, além de carotenóides.
2 – Folhas mais velha ou mais nova apresentariam mesmo padrão comatológico?
Não, pois as folhas mais velhas apresentam menor quantidade de clorofilas uma vez que estas vão sendo degradadas ao longo do processo de crescimento dando a cor marrom a estas folhas
3 – Qual o papel de cada substância identificada na planta? 
Clorofilas a e b, são pigmentos responsáveis pela absorção de luz, já os carotenóides apresentam papel de absorção de comprimentos de ondas diferentes das clorofilas auxiliando numa maior eficiência do sistema.

Continue navegando