Buscar

Teoria de Markowitz e a Fronteira Eficiente

Prévia do material em texto

Teoria de Markowitz e a Fronteira Eficiente
Harry Max Markowitz é um economista estadunidense que foi laureado
Nascido em 24 de agosto de 1927 Chicago, IIlinois EUA. 
Com o prêmio de ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1990.
O termo Fronteira Eficiente foi criada através de estudos e pesquisas pelo o
Economista Markowitz sobre a relação entre retorno, risco e correlação dos ativos. As bases da alocação de ativos,considerado o pai da moderna teoria dos portifólios, Markowitz observou que o risco individual de um investimento não é tão importante como o conjunto de todos os investimentos de um portifólio.
Segundo Markowitz cada investidor possui um determinado risco e retorno esperado.
Porém, se adicionarmos vários investimentos em um portifólio, o risco e retorno esperado, atuando em conjunto, podem se mostrar mais eficientes do que um investimento isolado.
E para facilitar as explicações é utilizado um modelo de apenas dois ativos: Ibovespa e Selic, que indica os tipos de investimento e em relação ao seu risco (desvio-padrão) e seu retorno anualizado. 
Segundo alguns estudiosos, que tem suas opiniões quando se trata da economia, é comum vermos empresas aprovando propostas de projetos sem um método ou conjunto de parâmetros bem definidos, apenas priorizando e selecionando uma a uma até chegar ao limite do orçamento.
Dependendo da experiência e conhecimento no negócio dos que participam da aprovação podem gerar até bons resultados, mas, em suma maioria, o que vemos não são resultados eficientes em termos de mix de projetos. 
Em outras palavras, não proporcionarão o máximo de valor/benefícios com o limite de orçamento disponível.
Mesmo com a teoria de Markowitz tem momento que são questionando se, existe um modo bem definido para se alcançar as combinações mais eficientes de projetos de acordo com os limites de orçamento e outras restrições e montar uma carteira de sucesso. O objetivo é provar que à medida apresentada mude o conceito de “Fronteira Eficiente” na gestão de portfólio de projetos.
Fronteira Eficiente é uma ferramenta muito utilizada no mercado financeiro, por ser um tema muito antigo,porem muito utilizada nos dias atuais, principalmente usada pelo BNDS.
O uso da carteira de Markowitz para sabe, esta sendo eficiente ou não, essa teoria tem o principio de minimização da variância de carteira, sua forma inicial foi na década de 1950 desde então vem sido utilizada pelos grandes fundos, e também pode ser utilizada pelo pequeno investidor, e à uma grande diferença para quem utiliza comparando os resultados de quem não faz uso desta ferramenta.
 A Teoria Moderna de Carteiras, amplamente utilizada ao longo dos anos para seleção e avaliação de carteiras de investimento, basicamente demonstra como os investidores podem utilizar o princípio da diversificação para buscar melhorias na relação risco e retorno de suas carteiras de investimentos. Os conceitos desta teoria foram inicialmente formulados por H. Markowitz, o qual, ao publicar o artigo “Portfolio Selection” em 1952, instituiu uma nova abordagem para o conceito de risco dos investimentos. Contrariando o pensamento dominante à época, de que a melhor opção para a composição da carteira consistia na concentração de investimentos em ativos que ofereciam os maiores retornos, Markowitz propôs que seria possível obter combinações mais eficientes de alocação de recursos por meio da avaliação e compensação do risco dos ativos que compunham a carteira e, assim, estruturou as bases sobre as quais se firmou a Teoria Moderna de Carteiras. Neste resumo, são analisados os pressupostos utilizados por Markowitz para construção de sua teoria, bem como seus princípios básicos.
 A Teoria Moderna de Carteiras não se fundamenta apenas na Teoria de Carteiras de Markowitz, ela tem outros dois pilares importantes: o Modelo de Precificação de Ativos de Capital proposto por Sharpe e a Teoria dos Mercados Eficientes.

Continue navegando