Buscar

Psicologia Desenv Unidade3

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Janaina, professora da Educação Infantil há muitos anos, foi convidada para lecionar para o 5º ano do Ensino Fundamental, após uma mudança de direção da escola. A professora entendeu esse convite como um desafio e o aceitou, pois viu uma possibilidade de crescimento e aprendizagem. Para assumir essa nova turma, preocupou-se em retomar as fases do desenvolvimento cognitivo, propostas por Piaget em sua teoria. Isso porque, de acordo com o referencial teórico adotado pela professora, cada faixa etária encontra-se em um período específico de sistematização do conhecimento, logo, requer metodologias diferentes para conseguir estabelecer novos esquemas cognitivos. Para justificar a postura de Janaina, redija um texto argumentativo, contemplando os seguintes aspectos:
Como Piaget define o processo de aprendizagem? 
É o entendimento sobre o desenvolvimento do ser humano, ou seja, procedimentos didáticos adequados e planejados, voltados para cada estágio e suas subdivisões do desenvolvimento do indivíduo, tendo em vista uma perspectiva cognitiva e intelectual, considerando sua evolução comportamental e atitudes para cada faixa etária, concebendo o ser humano como sujeito ativo no processo de aquisição do conhecimento.
Quais os estágios do desenvolvimento humano estabelecidos pelo teórico?
Sensório-Motor, primeiro estágio, que compreende os períodos de 0 a 2 anos. Esse com 6 subdivisões do 1 ° ao 6° estágio.
Pré-Operatório, segundo estágio, que compreende os períodos de 2 e 7 anos. Esse período é considerado de transição.
Operatório Concreto, terceiro estágio, que compreende os períodos dos 7 aos 12 anos.
Operações formais, quarto e último estágio, que compreende dos 12 anos em diante.
Quais as características específicas do período operatório concreto, estágio no qual se espera que os alunos do 5º ano estejam?
Nesse período, a criança passará a ter consciência a respeito da realidade externa, por meio de novos esquemas estruturados. Início de conexões lógicas de ideias e um processo de reflexão antes da ação. Nesse estágio, a criança consegue selecionar e agrupar objetos em séries e classes, os quais podem ser compostos e revistos. Adquire conhecimentos mais complexos, organização lógica e coerência no seu pensamento. Nesse período consegue desenvolver a noção de reversibilidade, 
Qual a mudança metodológica, então, aplicada?
Aplicar a definição de processos de aprendizagem adotados por Piaget e adequar sua metodologia de ensino, seu planejamento com base aos estágios do desenvolvimento humano estabelecidos pelo teórico, que nesse caso, a professora teria de rever o estágio Operatório Concreto, terceiro estágio da teoria que por sua vez é considerado de transição. 
Por conta desse período e na evidência do pensamento lógico e operacional, os educadores utilizam objetos concretos, tais como frutas, materiais escolares, etc. Na matemática possibilita uma criança compreender com mais facilidade.
Você já imaginou como seria o processo de aprendizagem desvinculado do entendimento sobre o desenvolvimento do ser humano? Provavelmente, muitas das atividades planejadas pelo educador não atenderiam às necessidades dos alunos, pois os estágios de desenvolvimento dos indivíduos seriam ignorados, não é mesmo? Contudo, o desenvolvimento intelectual pressupõe uma engenhosa construção em que cada material, ou conhecimento adquirido, estabelece as bases para a solidificação do edifício (PIAGET, 1999).
Assim, o entendimento do desenvolvimento numa perspectiva cognitiva e intelectual, considera a evolução dos comportamentos e atitudes de cada faixa etária, concebendo o ser humano como sujeito ativo no processo de aquisição de conhecimento. Dessa forma, é possível observar como as crianças e os adultos resolvem problemas a partir de esquemas de ação ou pensamentos assimilados ao longo de seu desenvolvimento.
Nesse contexto, surgem algumas questões: como acontece esse processo de solidificação, ou sedimentação, do exercício do desenvolvimento intelectual? Que elementos interferem ou auxiliam no processo? Qual é o papel do indivíduo e do ambiente no processo de desenvolvimento e aprendizagem? E como são estruturados os esquemas que organizam as ações do indivíduo?
Para responder a essas questões, investigaremos o conceito de desenvolvimento e de aprendizagem conforme a perspectiva Piagetiana. Assim, teremos a oportunidade de compreender os elementos particulares da aprendizagem conforme o estágio de desenvolvimento, o ambiente no qual estão inseridos e linguagem dos alunos.

Continue navegando