Buscar

Escola Empreendedora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escola Empreendedora: Escola empreendedora pertence ao grupo das escolas descritivas, que procura entender o processo de formulação de estratégia a medida dos acontecimentos em que se torna mais perspectiva se torna mais individual do que coletiva. Trata especificamente da obra do líder, onde, a visão é parte central. A formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado). As estratégias visionárias são pró-ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização. Contudo, por ser dependente de um único indivíduo – o líder – a estratégia possui um processo obscuro, enterrado na cognição humana.
Contribuição: Atribui ao um líder visionário, passando pela condição de formular e buscar uma visão, ter uma referência, clara e desenhada, no mínimo na sua mente, de para onde a organização deve ir. É flexível e adaptável.
A estratégia existe na mente do líder como perspectiva, visão do futuro.
O processo de formação da estratégia é intuitivo e semiconsciente, decorrente das experiências e vivência do líder.
O líder promove uma visão forte e decidida, mantendo controle pessoal da implementação, sendo capaz de reformular aspectos específicos caso seja necessário.
 Decorrente a esse aspectos, a visão estratégica é maleável, baseado na visão geral e sendo construída por aspectos específicos não rígido.
A organização também precisa ser maleável para acompanhar as possíveis mudanças de rumo, deve ter uma estrutura simples que responda de forma rápida às determinações da liderança visionário.
A estratégia empreendedora tende a assumir a forma de nicho de mercado, pelas suas próprias características de formulação a partir de visão de uma liderança.
Resumo: aspectos de natureza proativa, liderança personalizada, visão estratégica, senso de direção e visão são os mais relevantes enfatizados pela Escola Empreendedora.
 
Crítica: Abordagem empreendedora é altamente arriscada, pois, tem comportamento em único individuo (Líder). A escola empreendedora não apresenta uma solução para o fato de comportamentos descritos como gloriosos e estimulantes por alguns dos seus autores serem vistos como patológicos e desmotivadores por outros, abordagem empreendedora é arriscada,
Resumo: A formulação da estratégia é calcada no comportamento de um único indivíduo, com uma forte dependência da capacidade visionária de um líder, não se pode caracterizá-lo como um processo formal, pois que ele só existe na cabeça do líder, havendo pouca participação do corpo gerencial, impedindo o aprendizado e inibindo inovações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando