Buscar

Ep17_Maquiavel

Prévia do material em texto

Maquiavel – O Príncipe
Nicolau Maquiavel & O Príncipe (Niccolò Machiavelli & The Prince)
Quem era Maquiavel?
É melhor ser amado ou ser temido? Durante seus oito anos de exílio político, o filósofo e político italiano Niccolo Machiavelli escreveu seu trabalho mais famoso: “O Príncipe”; nele, ele pergunta “É melhor ser temido a ser amado ou ser amado a ser temido?” (Is it better to be loved than feared or feared than loved?).
-“Um deveria desejar ser ambos... Pois é difícil uni-los em uma só pessoa. É muito mais seguro ser temido que ser amado, quando, entre os dois, um deve ser dispensado.” (One should wish to be both... Because it is difficult to unite them in one person. It is much safer to be feared than loved, when, of the two, either must be dispensed with. THE PRINCE).
Por eras, o direito de governar era determinado por hereditariedade. Você nascia para a soberania e seu direito de reger era apoiado pelo direito divino dos reis (divine right of kings). Maquiavel descreve um novo tipo de líder, um forte o suficiente para ganhar poder sozinho através de influência. Hereditariedade é para ‘perdedores’ que não conseguem obter poder por conta própria!
Bondade moral não é necessária para liderar. Por exemplo, o poder não é dado ou mantido ao fazer boas ações. Na verdade, Maquiavel acredita que os ‘bonzinhos’ ficam por último – pelo menos nas eleições. Se um líder está muito focado em fazer o bem, ele poderá jamais ganhar poder ou ser forte o suficiente para fazer o melhor para o povo. No fim, uma dependência da virtude pode machucar o Estado.
Maquiavel popularizou a ideia de que os fins justificam os meios. Isso não significa que as pessoas deveriam fazer o que quisessem para um final proveitoso. Em vez disso, o fim – neste caso, ganhar poder- justifica os meios. Conceitos morais simplesmente não se aplicam em ações políticas.
Uma das pessoas mais discutidas no “O Príncipe” é César Borgia, o filho do Papa Alexandre VI. César decapitou um de seus capangas particularmente impiedoso e colocou o corpo a mostra em público, a fim de fazer uma declaração com seus súditos (statement with his subjects). Se mantiver a ordem, como Maquiavel afirma, o uso da força e do medo são ferramentas legitimas de um líder. Então, para Maquiavel, um bom líder deve sujar um pouco as mãos. Assassinatos, golpes de Estado (coups), escutas telefônicas sem escrúpulos, casamento arranjado, uso da força coercitiva – todas essas ações seriam justificadas se protegesse o povo.
-“Uma vez que não pode haver boas leis sem boas armas, eu não irei falar de leis, mas de armas”. (Since there cannot be good laws without good arms, I will not consider of laws but speak of arms. THE PRINCE).
Não deveria ser uma surpresa, portanto, que personagens cruéis ou coniventes sejam chamados de maquiavélicos. É melhor ser temido do que ser amado? Neste mundo de alianças políticas obscuras e traição, o que amor tem a ver com isso?
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Continue navegando

Outros materiais