Buscar

Lista 1 de FT - Introdução a variáveis de estado

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS-FESP/UEMG
Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro
Lista – 1 Fenômenos de Transporte
Assunto: Introdução a variáveis de estado
Quantos joules correspondem 500 calorias? 
Um gás está contido em um recipiente de 50 L a uma pressão de 6080 mmHg, a 20(C. Quantos mols de gás existem no recipiente?
 
Um mol de gás ideal ocupa 12 L a 25ºC. Qual a pressão do gás?
A quantas calorias corresponde uma energia ou trabalho de 200 joules?
Queimando-se 20 g de carvão obtém-se um desprendimento de 140 000 calorias . Qual o teor em carbono nesse carvão admitindo que as impurezas são incombustíveis? Dado: calor de combustão do carvão = 96000 cal/mol
Um gás ideal realiza um ciclo formado por 3 transformações: isobárica , isovolumétrica e isotérmica respectivamente. Seu estado inicial é de 2,0 atm, ocupando um volume de 1,5 L numa temperatura de 20 (C. Na transformação isobárica o volume do gás é duplicado. Após o gás sofre um resfriamento isovolumétrico voltando a temperatura inicial. Em seguida, volta ao volume inicial numa transformação isotérmica. Calcule os valores PVT em cada um dos dois outros estados (2 e 3). 
Um cilindro para estocar gases tem um volume de 0,050 m3. Se o gás é estocado sob uma pressão de 15 Mpa a 300 K, quantos mols do gás estão contidos no cilindro?
4g de metano (CH4) estão contidas num bulbo de 1000 cm3 de capacidade. O bulbo é tão fraco que romperá se a pressão exceder a 150 kPa. A que temperatura a pressão do gás atingirá o valor de ruptura? Dados: C=12g/mol; H=1g/mol
9) 5 g de etano estão contidas num bulbo de 1 dm3 de capacidade. O bulbo é tão fraco que romperá se a pressão exceder 1 Mpa. A que temperatura a pressão do gás atingirá o valor de ruptura?

Continue navegando