Buscar

SIMULADO AV1 CARDIOVASCULAR

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201505762770)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta dentre as seguintes afirmações que envolvem a cardiodinâmica:
		
	
	Quando se faz exercício dinâmico moderado envolvendo simultaneamente os membros superiores e inferiores, observamos aumento do débito cardíaco, porém o consumo de oxigênio (VO2) é menor do que quando fazemos os exercícios isométricos envolvendo apenas os membros inferiores.
	 
	A pressão arterial diastólica (PAD), independentemente da intensidade do exercício dinâmico realizado, pode se modificar entre 5 a 10mmHg com relação aos valores desta mesma variável obtidos ao repouso.
	
	O volume sistólico final sempre deve aumentar quando o exercício físico dinâmico for realizado, principalmente quando a intensidade do esforço físico for muito intensa e próxima da FC máxima.
	
	A frequência cardíaca (FC) máxima é uma variável que pode se modificar com o treinamento físico aeróbio realizado cronicamente.
	
	O valor da pressão arterial sistólica (PAS) deve ser o mesmo da condição de repouso quando uma pessoa saudável executa exercício dinâmico constante moderado, porque esse valor somente se eleva quando se faz exercício dinâmico crescente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504803374)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Os músculos mais importantes para o retorno venoso são:
		
	
	gastrocnêmio e quadríceps.
	 
	gastrocnêmio e sóleo.
	 
	vasto medial e tibial posterior.
	
	ísquio-tibiais e sóleo.
	
	sóleo e flexor do hálux.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505726861)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório. I - A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa. II - A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório. III - O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. IV - Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. V - A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias. As informações corretas são:
		
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e V.
	
	I, IV e V.
	
	I, II e III.
	
	III, IV e V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505647529)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Todas as alternativas abaixo apresentam teorias de mecanismos através dos quais o exercício pode influenciar o prognóstico do paciente coronariano, EXCETO:
		
	
	Melhora do equilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio miocárdico, em parte como resultado do aumento da circulação colateral ou aumento do tamanho do lúmen dos vasos coronarianos.
	
	Alteração do índice normal de progressão da aterosclerose coronariana através da redução dos fatores de risco e outros mecanismos
	 
	Aumento da tendência de formar trombos coronarianos devido ao aumento da atividade fibrinolítica.
	
	Diminuição do tônus vasomotor coronariano resultando na diminuição da tendência a espasmo.
	
	Aumento dos valores séricos de HDL e diminuição do LDL
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505241305)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	O Infarto agudo do miocárdio é a maior causa de morte no Brasil, independente da faixa etária, e é caracterizada pela isquemia do músculo de forma parcial ou total. A partir desta afirmativa assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O espasmo muscular da coronária não esta relacionado ao infarto.
	
	O Indice de Tornozelo Braquial, é um marcador não invasivo de doença arterial coronariana e pneumonia.
	
	A troponina e o BNP são marcadores respectivamente de ICC e emboluia pulmonar
	 
	Uma das alterações elétricas registradas no ECG associado ao IAM é descrita como supra ou infradesnivelamento do Segmento ST.
	 
	A obstrução das coronárias por forma de placas de ateroma estão associado a diminuição do LDL-c e HDL-c.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201505769434)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente de 43 anos de idade é admitido na Unidade de Terapia Intensiva com quadro de dor torácica, bradicardia, tosse e dispnéia ao repouso. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem, onde a radiografia mostrou um aumento da área cardíaca e alteração da silhueta. Prontamente a equipe solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou a presença de um derrame pericárdico. Com seus conhecimentos em anatomo-fisiologia cardíaca analise as proposições a seguir e assinale a incorreta:
		
	
	O excesso de líquido pericárdico é chamado de derrame pericárdico e pode comprimir tanto o coração quanto as estruturas adjacentes extra-cardíacas.
	
	Uma deficiência na irrigação coronária traz comprometimento importante à camada intermediária do coração chamada miocárdio.
	 
	O pericárdio fibroso também chamado de visceral, assemelha-se a um saco denso, resistente e inelástico.
	
	O pericárdio visceral adere-se fortemente à superfície cardíaca, sendo chamado também de epicárdio.
	
	O espaço entre as duas membranas (fibrosa e serosa) é preenchido por um líquido que tem a função de lubrificar as superfícies e reduzir o atrito durante os batimentos cardíacos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505759518)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	3. O Sr Carlos tem 65 anos, aposentado, casado, tabagista, mora no interior do RN e não costuma realizar atividades físicas continuadas, segundo relato, uma ou duas vezes por semana vai ao centro da cidade à pé. Percebendo que ele estava engordando muito (IMC 31) e que a pressão arterial estava ficando desregulada (PAS > 150 mmHg e PAD > 90 mmHg), apesar do uso continuado de anti-hipertensivos, a esposa marcou uma consulta médica para ele. Na avaliação, o médico observou aumento da circunferência abdominal (6 cm) e identificou histórico familiar de cardiopatia. Considerando o caso clínico, marque a alternativa que apresenta apenas os fatores de risco cardiovasculares modificáveis desse paciente
		
	 
	Tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial
	
	Hipertensão arterial, obesidade e histórico familiar
	
	Idade, sobrepeso e circunferência abdominal
	
	Sedentarismo, obesidade e sexo
	
	Hipercolesterolemia, tabagismo e histórico familiar
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201505289771)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Na avaliação do paciente com doença cardiovascular o Fisioterapeuta sempre deve investigar a presença de fatores de risco que predispõem o paciente ao risco aumentado de doenças cardiovasculares. Com base nas aulas discutidas assinale aquela questão que contém fatores que são considerados de risco para a doença cardiovascular.
		
	
	Dislipidemias, Diabetes, Índice de Massa corporal (IMC) menor que 25 Kg/m2; Cicunferência abdominal menor que 102 cm para homens
	 
	Trombose Venosa Profunda, Sindrome metabólica, Obesidade, Pressão arterial diastólica menor que 90 mmHg.
	 
	Dislipidemias, Sindrome metabólica, Obesidade e Hipertensão arterial sistêmica
	
	Dislipidemias, Circunferência abdominal para mulheres menor que 88 cm, Obesidade e Hipertensão arterial sistêmica
	
	Trombose Venosa Profunda, Sindrome metabólica, Obesidade, Pressão arterial sistólica menor que 130 mmHg.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505769424)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Sobre a anatomo-fisiologia cardíaca, marque a alternativa incorreta:
		
	
	O septo atrioventricular funciona como um isolante elétrico, devendo o estímulo ser transmitido do átrio para o ventrículo pelo nodo AV.
	 
	O feixe de His tem a importante função de retardar a condução do estímulo nervoso no músculo cardíaco, possibilitando a contração dos átrios antes dos ventrículos.As válvulas cardíacas são constituídas por cúspides, responsáveis por direcionar o fluxo sanguíneo à estrutura seguinte.
	
	O átrio direito recebe sangue rico em CO2 das veias cavas superior, inferior e do seio coronário.
	 
	Uma obstrução das artérias coronárias é capaz de interferir no funcionamento do músculo cardíaco, originando a angina ou infarto miocárdico.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201505502604)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Abaixo são citados possíveis critérios a serem analisados para o diagnóstico da síndrome metabólica, qual não está relacionado a esta hipótese diagnóstica?
		
	
	C) Triglicerídeos >150
	 
	e) Glicemia < 100
	
	b) Circunferência abdominal elevada, justificando deposição de gordura abdominal/visceral;
	 
	d) HDL baixo
	
	a) Pressão sistólica > 130

Continue navegando