Buscar

Currency Board x Dirty Floating



Continue navegando


Prévia do material em texto

Modelo Currency Board
	Currency Board é um dos modelos mais antigos e tradicionais, trata-se de converter a moeda nacional em moeda estrangeira a uma taxa fixa. É basicamente uma agencia de conversão. 
Tem como vantagem a conversibilidade imediata para moeda nacional, é um arranjo monetário de baixíssimo custo e gera confiança aos investidores estrangeiros, por temerem desvalorização da moeda nacional. 
Por outro lado, a desvantagem é que gera impactos negativos quando os países enfrentam fases econômicas distintas e o governo não pode emitir moedas sem que tenha lastros de moedas estrangeiras, o que diminui a alavancagem financeira.
Modelo Dirty Floating
	Dirty Floating, ou flutuação suja de acordo com oferta e demanda, mas sofrendo intervenções na taxa de câmbio, pela autoridade monetária, como o Banco Central. É o regime adotado pelo Brasil atualmente. 
Tem como vantagem a adaptação dos preços ás condições do mercado, considerando as atuais situações dos cenários externo e interno. Mas por outro lado, é um regime cambial imprevisível, pois há riscos de oscilações na moeda.
Cada um dos modelos de câmbio tem suas vantagens e desvantagens, não existe modelo perfeito. Mas na atual situação, se tratando do Brasil, o regime adequado é o flutuante pois, o Banco Central consegue limitar a taxa de câmbio quando achar necessário.
Referências
https://www.investopedia.com/terms/c/currency_board.asp
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi05099824.htm
https://mundodosbancos.com/126/taxa-cambio/
https://pt.linkedin.com/pulse/20140818014736-85151166-alternativas-para-o-regime-cambial-brasileiro-dentro-do-atual-cen%C3%A1rio-econ%C3%B4mico