Buscar

Sobrecarga de Inglúvio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sobrecarga de Inglúvio
Inglúvio
Papo pêndulo
Dilatação sacuolar que se projeta na parte final do esôfago, com a finalidade de armazenar alimentos a serem digeridos, após sofrerem ação química no proventrículo e ação mecânica na moela.Durante o período de incubação e algum tempo depois, o inglúvio dos pombos produz o chamado leite do papo: substância cremoso de coloração brancacenta, destinada à alimentação dos filhotes.
Sobrecarga do inglúvio
Enchimento com dilatação extrema do inglúvio, bem como a obstrução do segmento caudal do esôfago que se dirige para o proventrículo. Situação corriqueira nas galinhas de granja, quando da alimentação ocorre uma grande competição fazendo com que cada ave coma o maior volume de ração em um menor tempo, saí o fato delas embucharem. Se faz acompanhar um relaxamento da musculatura, uma vez que há uma compressão de ramos do nervo vago. Os alimentos farelados e secos favorecem esse processo. Há casos de ruptura da parede do inglúvio ocasionando a morte da ave.
Estes alimentos com água ingerida incham e o órgão fica incapaz de movimentar o volumoso bolo alimentar. Morte explicada pela compressão da traquéia e conseqüente asfixia.
Livro Patologia Veterinaria, Humberto Eustaquio Coelho.
Livro Patologia especial dos animais domésticos,Jefferson Andrade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais