Buscar

PROJETO DE PESQUISA

Prévia do material em texto

definição de pesquisa científica
Para começar, é preciso entender o que é uma pesquisa científica. Para isso, é por vezes mais simples entender primeiro o que não é uma pesquisa científica.
O pensamento filosófico, por exemplo, não é uma pesquisa científica. O ato de pensar sobre dúvidas e questionamentos da vida humana e acontecimentos não qualifica o processo científico e, portanto, não entra nessa classificação.
Para a realização de uma pesquisa científica, é necessário que se apresente resultados mensuráveis, o que não é possível no pensamento filosófico.
Outra coisa necessária para uma pesquisa se qualificar co
mo científica é apresentar resultados que serão possíveis de reproduzir. Isso porque não basta que um pesquisador original observe um fenômeno para que ele fique comprovado: é preciso que a observação passe pela comprovação de um teste de ceticismo.
Se é preciso realizar um teste cético, é preciso portanto que algumas coisas sejam analisadas.
A primeira é a importância de que o método seja reproduzível.
A segunda é que todo o método e os resultados sejam ostensivamente registrados, de forma a tornar uma reprodução da pesquisa mais fácil e a conclusão confirmada.
2 Elementos básicos da pesquisa científica
A primeira coisa que uma pesquisa científica precisa é um problema de pesquisa. Essa é a questão que a pesquisa tentará responder através da sua metodologia, e portanto o guia para que o resto do projeto seja realizado.
O elemento seguinte são as Informações Pertinentes, que descrevem os dados básicos sobre a questão, a partir do qual o pesquisador irá se decidir pela metodologia pela qual irá responder ao problema.
Muitas vezes, alguma das informações está faltando e é preciso adquiri-la. Por vezes, essa aquisição de informação é o próprio problema de pesquisa.
Em seguida, o trabalho do pesquisador é a Seleção de Fontes onde irá adquirir as informações pertinentes, sejam elas já disponíveis ou o problema de pesquisa.
Uma vez com as fontes decididas, é hora de realizar a Definição de Ações, em que se escolhem quais tarefas serão realizadas para tentar conquistar as informações que faltam para resolver o problema.
Uma vez que as tenham sido obtidos os dados, é hora do Tratamento de Informações. Nessa fase, se determina quais delas realmente serão úteis e quais podem estar comprometidas.
Outro elemento necessário é a escolha de uma Base Teórica, que se trata de um norte sobre como interpretar as informações. A intenção é que o mínimo da pesquisa fique dependente de um viés do autor.
O elemento seguinte são as Respostas para o problema escolhido. Elas são um resultado da somatória dos elementos anteriores.
Em seguida, é preciso medir a Confiabilidade do próprio trabalho, realizando um diagnóstico do que pode ter sido comprometido ao longo do processo para que a resposta possa ser questionada por outros pesquisadores que talvez a confirmem.
Por fim, para facilitar também o trabalho dos pesquisadores que decidirem tentar confirmar ou refutar sua pesquisa, é preciso determinar a Generalização dos Resultados.
A ideia aqui é explicar até que ponto os mesmos resultados devem ser esperados quando o teste for realizado em outro lugar ou condição. Isso ajuda os reprodutores da pesquisa a adaptar o processo ao tentar realizá-lo.
3 O projeto de uma pesquisa
Quando o seu orientador fala de Projeto de Pesquisa, ele está falando de todo o planejamento necessário antes de começar a se obter os dados. Aqui é importante que você saiba explicar o que pretende, mesmo que isso tenha que mudar no meio do caminho.
Aliás, um projeto vai muito além de prever o que terá de ser feito. É importante determinar o que você pode ser obrigado a alterar e já ter as opções planejadas.
4 Formulando uma hipótese
A hipótese é parte do seu Problema de Pesquisa. Ela é a extensão da pergunta à qual você se propôs responder: aqui, você deve indicar onde, provavelmente, estarão os seus resultados e as respostas para a pergunta.
Um exemplo simples e caseiro: quando você perde a chave do seu carro, precisa saber onde é mais provável que ela esteja, para procurar lá primeiro e ter maiores chances de não perder tempo procurando em lugares improváveis como a geladeira, onde você só vai dar uma olhada se ela não estiver em nenhum outro lugar. Esses locais mais prováveis são a hipótese.

Continue navegando