Buscar

Fisiologia Sistema renal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisiologia I
Sist. Renal 
Rim é importante para homeostase corporal dos animais. Toda a função que o rim desempenha é para a formação da urina. Manutenção do volume e composição do líquido extracelular; é necessário a diferença (de soluto de dentro e fora da cel) para possibilitar a polarização celular, e o rim que auxilia na concentração. 
Eliminação de res. tóxicos; - amônia > ureia > eliminada através da filtração renal; - creatinina (comp. proveniente do metabolismo de proteínas) não deve permanecer em altos níveis na circ. então o rim elimina; e também metabólicos de drogas.
Secreção hormonal; - renina, eritropoetina > principais hormonios secretados pelo rim, vit D. 
CASO: Rim tá com uma falha e deixa de secretar eritropoetina, o animal vai apresentar ANEMIA sem cura. CASO 2: proteínas na urina > proteinura 
Manutenção de nutrientes; manter em niveis adequados proteínas, água, glicose, sais, calcio, fosforo, potassio 
Man do equilibrio ácido base e eletrolitico; ph do sangue deve ser mantido 7,35 e 7,45. mantêm bicarbonato e elimina hidrogênio para manter o ph do sangue.
Regulação da pressão arterial; eles conseguem não só regular a PA mas tambem conseguem se auto regular. 
Os rins são formados por milhoes de nefrons, e cada nefron consegue produzir urina sozinho, independente dos outros; Nefrons justamedulares que se disseminam pela medula é bem importante, pois ele que regula o status hidrico. 
Componentes do nefron
Porção glomerular
- capsulas de bowman
- capilares glomerulares
tubulo contorcido proximal – alça de henle – tubulo contorcido distal ( possui aparelho justaglomerular) - tubulo contorcido distal – tubulo coletor
Porção tubular
- tubulo contorcido proximal
- alça de henle
descendente fina, ascendente fina e espessa
- tubulo contorcido distal
- tubulo coletor
- ducto coletor
Tipos de nefros
Corticais – próximo a capsula renal, e alça de henle curta
Justamedular – alcançam a região interna da medula e possui uma alça de henle maior, gradiente osmótico medular interna (presente 3% de suíno, felino 100%, humano 14%)
FORMAÇÃO DE URINA
Filtração glomerular > reabsorção tubular > secreção tubular 
FILTRAÇÃO GLOMERULAR 
Acontece no glomerulo
Sangue pela arteríola aferente no glomerulo, que se modifica para ampliar a area para filtração glomerular, após o restante do sangue sai pela arteriola eferente. 
AVES: Néfrons reptilianos (cujo glomerulo não é tão ramificado, não apresenta a alça de henle) e néfrons mamíferos.
Manutenção das proteínas plasmáticas
Peso molecular mt alto pra passar na barreira de filtração, que é formada por camadas que torna essa memb. Com permeabilidade seletiva, o que não passa são as prot plasmaticas, isso porque são mt importantes e precisam ficar no sangue. Piometra - Formam imunocomplexos bac-ac, vão ficar no glomerulo, e acaba filtrando a proteina (proteinura) . 
Particulas menores (glicose, aa, sais…) tudo passa pela filtração, menos a proteina. Filtrado glomerular é a primeira etapa da formação da urina. 
Sangue filtrado precisa atraves 3 cam. 1 cam endotelio capilar 2 cam. Memb basal ( feita por 3 camadas, lam rara interna, densa, rara externa) 3 cam. É a membrana visceral composta por cel epiteliais da menb de bowman e emitem pedicelios que se ramificam por toda a camada, formando uma barreia de filtração. 
TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR
PRESSÃO ARTERIAL + importante, uma pessoa com pressão alta produzira mais urina que uma pessoa com pressão normal, se nãp tivesse a auto regulação.
Determinantes
- pressão de filtração (principal determinante é a pressão hidrostatica capilar, quanto + liq maior a PH, que força o liq a sair pelos poros dos capilares, PO é determinada pelas proteinas dentro do capilar, em relação a PH vai perdendo mais agua, e a PH diminui e a PO vai aumentando ao longo do leito capilar, quanto mais agua vai saindo mais alta fica a PH do espaço de bowman.) 
- permeabilidade da berreira ( é dada pelo peso molecular/tamanho das subs filtradas <2nm passam, >4nm não passam; Carga eletrica da subs a ser filtrada, subs ‘-’ não são filtradas (porque a carga eletrica da barreia de filtração são ‘-’ tambem) ex. Subs 1,8nm porem ‘-’ não passa, as de cargas possitivas são filtradas; Deformabilidade das mol.)
- area para filtração (se o vaso está contraido, menor a area de filtração, menor vai ser a filtração)
					PF = Pgc – (Phb + Poc)
AUTO REGULAÇÃO DA TFG 
Regulação da pressão sanguinea – sist. renina-angioensina-aldosterona → baixa pressão sanguinea - a renina cai na circulação e vai chegar no fig. onde existe angiostinoseno que vai formar angiostensina 1 → no pulmão a 1 vira 2 → na arteriola vai aumentar a pressão sanguinea, e tambem vai aumentar a absorção de sódio e agua, tambem estimula a liberação do hormonio antidiuretico na hipofise 
Regulação intrínseca do fluxo renal (arteriolas aferente, eferente, cel. justaglomerulares na parede a.af produtoras de renina e cel da macula densa)
- reflexo miogênico
- Resposta da arteriola aferente ao aumento de pressão (contrai a a.af, assim o glomerulo fica com – sangue, diminuindo a TFG)
- Contrição arteriolar aferente imediata, independente, mas pode ser influenciada por mediados (NO0
* Resposta da arteríola aferente a diminuição da pressão – dilatação arteriolar imediata.
- retro-alimentação tubulo-glomerular
*aparelho justaglomerular – aumento da velocidade de fluxo no tubulo distal * contração da arteiola aferente * diminuilção na TFG
- fatores protetivos * NO * PGE2 * PGI2
Efeito local da Ang II
- vasoconstrição da arteiolar eferente (vai aumentar a pressão dentro do glomerulo)
Efeitos sistemicos da ANG II
vasoconstrição sistemica, reabsorção de Na, estimula liberação de aldosterona (aumenta a absorção de agua e Na), estimula liberação de ADH ( que aumenta a reabsorção de agua e aumenta a pressão).
REGULAÇÃO SISTEMICA DA TFG
Secreção de aldosterona e vasopressina( aves emitem um com o mesmo efeito)
* Aumento do vol sanguineo
Peptideo natriurético (natriurese perda de sodio na urina) (perda de Na e agua na urina) atrial (ANP)
*Perda de agua e sódio
*Diminuição do volume sanguineo 
Catecolaminas
*Vasoconstrição sistêmica
Excesso de proteinas na dieta pode levar ao aumento da TFG, e também a lesões no glomerolo (humanos)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando