Buscar

Direito Processual Civil I AULA 06 Data

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Processual Civil I AULA 06 Data: 16/03/18
DAS PARTES E DOS PROCURADORES
Capacidade de ser parte
Natureza Jurídica: pressuposto processual de existência subjetivo. Nem sempre tem réu na ação para existir um processo.
Identificação: Pode ser partes no processo pessoas físicas capazes, incapazes absoluta ou relativamente, pessoa jurídica com personalidade jurídica, sociedade de fato, sociedade irregular, espólio, massa falida, condomínio, órgãos públicos e privados. Jamais será parte do processo, natimorto, quem vier a falecer e animais. 
Não se exige capacidade de ser parte do réu para que o processo exista: Bastará a provocação do autor para que o processo exista, não se exigindo a presença de um réu diretamente na ação para que o processo exista, tal como ocorre separação consensual, divórcio consensual, inventário consensual, declaração de ausência e ações abstratas de controle de constitucionalidade (ADI, ADPL...). 
Capacidade Processual (pressuposto processual de validade subjetiva)
Definição: Corresponde a aptidão de atuar com autonomia e independência no processo, sem que haja condicionantes ao exercício de poderes e faculdades processuais. 
Disposição da capacidade de fato ou exercício: Capacidade de fato ou de exercício tem distinção, pois trata da capacidade de direito material conferida à pessoa de praticar atos na vida civil sem necessidade de representação ou assistência de ninguém. Ex: pessoa com capacidade processual e sem capacidade de fato ou de exercício: ação popular ajuizada por menor com 16 anos completos e alistado eleitoralmente em pleno gozo dos seus direitos políticos; curatelado que pede o levantamento da interdição ou da curatela. Tem capacidade de fato ou de exercício e não tem capacidade processual: ações reais imobiliárias ajuizadas por pessoa casada (que não seja separação de bens) - ação demarcatória, ação reivindicatória, ação demolitória, ação reinvidicatória, ação de cancelamento de hipoteca.
Teoria da Presentação (órgão interno) diferente Representação (órgão externo): Teoria da presentação corresponde a teoria do órgão em que determina que a pessoa jurídica pública ou privada se faça presente por meio de seu órgão, não havendo representação nessa situação, mas apenas presentação. Art. 75, NCPC. 
Consequência da Incapacidade Processual: Diante da situação de incapacidade processual, deverá o juiz suspender o processo e conceder um prazo razoável para que o vício seja corrigido, caso a parte nada faça, ocorrerão as seguintes consequências: 1. Se for autor, o processo será extinto sem julgamento do mérito por falta de pressuposto processual de validade; 2. Se for o réu, será reputado revel; 3. Se for terceiro interessado, caso a intervenção seja voluntária, será excluído do processo, se for involuntária, será reputado revel.
Capacidade Processual das Pessoas Casadas: se a pessoa não for casada no regime de separação de bens, convencional ou legal, dependerá da autorização do outro para propor ações que digam respeito a direito real imobiliário. Se houver autorização, o processo seguirá normalmente, mas não havendo autorização ou na impossibilidade de prestá-la, dependerá de suprimento judicial de consentimento (art 1.649, CC). Consentimento presumido: o juiz intimará o outro conjugue para se manifestar, se não houver manifestação ocorrerá o consentimento tácito ou presumido (Prof. Fred G.). Quando forem demandados, nas ações reis imobiliárias, na com posse (exerce posse junto com o conjugue), nas ações fundadas em dívidas contraídas a bem da família, e nas ações sob fato que diga respeito a ambos, se formará o litisconsórcio necessário passivo, sob pena da nulidade do processo.
 - Direitos:
Reais Imobiliários
Com posse
- Formação de Litisconsórcio passivo necessário:
 Consequências Processuais:
 - Sem prova do consentimento: Juiz intima os cônjuges. 
 - Negativa ou impossibilidade de prestar consentimento: juiz tem que autorizar (art. 649, CC). Ação de suprimento judicial de consentimento.
 - Com prova de consentimento: processo segue o curso normal.
Curador especial
 - Incapacidade processual suprida por curador especial: Será exercida pela defensoria pública em situações de vulnerabilidade processual nos casos previstos em lei.
 - Hipóteses de incidência: 1. Incapaz sem representante legal (ex: menino de rua) 2. Colidência de interesse entre representante legal e incapaz - reconhecimento de união estável pós morte, ajuizada pela mãe contra o filho menor; 3. Réu preso revel enquanto não nomeia advogado; 4. Ao réu revel citado por edital ou por hora certa, por existe uma presunção ficta de que foi citado, exigindo para a perfectilização do contraditório da ação, a nomeação de curador especial (até o réu se apresentar).
Capacidade Postulatória : é a aptidão de criar, modificar ou extinguir atos no processo.
Capacidade Postulatória Ordinária: conferida à pessoa com conhecimento técnico e habilitação para se manifestar no processo. Ex: defensores,; advogados não impedidos, não suspensos, não cassados e não incompatibilizados; membros do MP advocacia pública e privada.
 - Atuação:
Regular: com procuração 
 * Procuração: instrumento de mandato judicial
 - Mandante: outorga poderes ao advogado (cliente)
 - Mandatário: recebe os poderes do mandante (advogado particular)
 - Poderes: Comum – Receber, arbitrar, apresentar provas, sustentação oral, impugnar (Procuração Ad Judicia) / Especiais – receber, quitar, transigir, renúncia à direitos, desistência, poder gravidade da justiça (Procuração Ad Judicia Et Extra).
 - Procuração AD Judicia 
 - Procuração AD Judicia Et Extra
Extraordinária: quando atua sem procuração. O advogado pode atuar sem procuração temporariamente em situações para se evitar preclusão, decadência, prescrição e para prática de atos urgentes. Prazo de 15 dias prorrogável mais uma vez a critério do juiz por mais 15 dias, se não fizer nada, houver a inércia, para o autor gera a extinção sem mérito, para o réu, revelia.
Causa Própria: Basta indicar a inscrição (OAB) e o endereço do escritório. 
-Direito do advogado (Lei 8.906/94, art. 7°). 
 Capacidade Postulatória Extraordinária: Pessoa sem aptidão técnica profissional, mas a lei lhe permite atuar no processo sem advogado. (Ex: Juizado especial cível até 20 salários mínimos; oferecimento de reclamação trabalhista; juizado especial federal até 60 salários mínimos).
Sucessão de Procuradores: trocar o procurador. 
- Ato Inter Vivos
Revogação: o mandante revogando o direito do mandatário, mandante que exclui os poderes do mandatário advogado. 
Renúncia de mandato: O ato do advogado mandatário que renuncia aos poderes conferidos pelo mandante. Requisitos: notificação obrigatória ao cliente e é juntado o comprovante no processo, e ainda trabalhará 10 dias no processo, sem remuneração, para evitar perda dos direitos do mandante. 
- Causa morte: se o advogado falece, mas existem outros advogados com procuração, o processo prosseguirá normalmente. Caso o advogado atue sozinho, o juiz suspenderá o processo e conferir um prazo razoável para a parte nomear novo advogado. Se ficar inerte, sendo o autor o processo será extinto sem julgamento de mérito, se for o réu, será reputado revel. 
Sucessão Processual
Pessoa Física:
- Inter Vivos
- Causa Morte
Espólio:
Herdeiros:
- Caráter Extrapatrimonial:
- Caráter Patrimonial:
- Suscitação de Dívida (Processo de Habilitação [NCPC, arts 687 a 692])
Consequências Jurídico-Processuais da morte da pessoa física no processo:
Pessoa Jurídica:
- Incorporação:
Falecido o réu:
Falecido o autor:
- Ação Intransmissível:
- Ação Transmissível:
Falecido o Advogado:
- Consequências da ausência da nomeação
 - Autor
 - Réu
- Fusão:
Legitimação:
- Ordinária:
Compreensão
Eventualidade de confusão com mérito (posse, crédito...)
Compreensão do art 485,
III, NCPC
- Extraordinária:
Compreensão:
Fonte:
Distinção científica:
- Legitimidade ordinária:
-Sucessão Processual:
- Representação processual:
Direito Processual Civil I 18/05/2018
Vícios dos Atos Processuais
Planos de atos processuais:
(a) Plano da Existência: Os atos processuais, mesmo inexistentes, produzirão efeitos no planejamento processual, devendo a parte interessada provocar o judiciário para que seja tolhida a eficácia do ato inexistente. Avaliação dos pressupostos processuais de existência. Ex: sentença sem a parte dispositiva (decisória); sentença proferida por quem não é órgão investido de jurisdição. 
(b) Plano da Validade: Será possível que atos processuais existentes e válidos não produzam efeitos processuais imediatos (sentença condenatória ao pagamento de indenização por danos morais em que o condenado apela ao tribunal, não produzirá efeitos a sentença enquanto não for julgado o recurso de apelação), como também que atos processuais existentes e inválidos produzam efeitos regulares (decisão proferida por juiz incompetente produzirá efeitos até que outra seja proferida). Necessidade de avaliação dos requisitos processuais de validade (competência; capacidade processual da parte; capacidade postulatória).
(c) Plano da Eficácia: Os atos processuais existentes ou inexistentes, válidos ou inválidos, regra geral produzirão efeitos enquanto não forem impugnados mediante recurso ou ação autônoma. Ex: advogado que atua em nome da parte sem procuração, terá eficácia os atos até 15 dias, se não houver prorrogação do prazo pelo juiz, situação em que após o decurso desse prazo os atos serão considerados ineficazes.
Defeitos dos Atos Processuais:
(a)Não geradores de nulidade: mera irregularidade.
(b) Geradores de nulidade: Nulidade absoluta; nulidade relativa.
Classificação dos Vícios:
(1) Mera irregularidade:
(2) Nulidade plena:
(3) Nulidade absoluta:
(4) Inexistência jurídica:
Mera Irregularidade:
- Definição: corresponde a situação de vício exclusivamente formal que não gera prejuízo ao processo e nem as parte, não provocando nenhuma invalidade do ato processual.
- Características: não afeta a validade do ato; não gera prejuízo o processo; não cabe recurso por falta de interesse já que não gera prejuízo às partes; vício exclusivamente formal e superficial.
- Aplicação: Utilização de estrangeirismo na petição inicial sem a respectiva tradução, desde que uma pequena parte; pequenas rasuras na petição inicial. 
Nulidade Relativa:
- Compreensão: é um vício que tem que ser provocada pela parte interessada. Corresponde ao vicio do ato processual responsável por provocar prejuízo ao interesse de uma das partes envolvidas no processo, situação em que a parte prejudicada devera arguí-la no primeiro momento, sob pena de preclusão (perda de uma oportunidade processual).
- Características: pode gerar a invalidade do ato; depende de arguição da parte prejudicada; tem que alegar o prejuízo no primeiro momento de sua manifestação; o juiz não poderá de ofício avaliar a nulidade relativa; capaz de gera prejuízo somente para a parte, mas não para o processo.
- Requisitos:
 # Legitimidade: a parte interessada e prejudicada poderá levantar esse vício no processo. 
 # Interesse: se a decisão for favorável a parte inocente, ainda que gere um prejuízo à ela, poderá ser relevada pois o benefício da decisão favorável é muito maior (ex: indeferiu a oitiva de algumas testemunhas do autos, mas acolheu todos os pedidos iniciais); a parte que concorreu a deflagração do vício processual não poderá em momento posterior alegá-la, uma vez que vedado se aproveitar da própria torpeza (violação do princípio da boa-fé objetiva – tu quoque).
 # Momento de aquisição: primeiro momento do conhecimento do vício, sob pena de preclusão (perda da oportunidade processual).
- Distinção científica entre nulidade relativa e Anulabilidade (Geleno Lacerda): nulidade relativa- corresponde a violação de norma cogente (obrigatória) que serve para proteger o interesse da parte. Anulabilidade- trata-se de norma dispositiva, não obrigatória, que serve para proteger também o interesse da parte.
Nulidade Absoluta:
- Compreensão:
- Características:
- Nulidade de Algibeira (Duty to mitigate the loss):
- Momento de arguição:
- Situação de nulidade absoluta sem decretação de invalidade do ato:
Inexistência Jurídica: 
- Características:
- Mecanismo de impugnação:
Vícios que geram a recisão do julgado:
Princípios Regentes: 
(1) Princípio da Causalidade:
 - Compreensão:
 - Limitações:
 - Consequências:
(2) Princípio da instrumentalidade das formas:
(3) Princípio da preclusão:
(4) Princípio do interesse de agir:
 - Compreensão:
 - Limites:
(5) Princípio do prejuízo (Pás de nullité sans grief):
(6) Princípio da conservação dos atos processuais:
Direito Processual Civil I 20/04/18
Assistência Simples
Compreensão: Trata-se de intervenção de terceiro espontânea em que o assistente (terceiro) venha auxiliar o assistido, pois possui interesse jurídico na vitória do assistido, na medida em que tenha uma relação subordinada ou conexa com o assistido e caso o assistido venha a perder a demanda principal afetará reflexamente o assistente.
Características: 1. Ampliação subjetiva da demanda; 2. É uma intervenção voluntária; 3. Existência de relação conexa ou subordinada; 4. Entre o assistente e a parte contrária inexiste relação jurídica de direito material, se existir será litisconsorcial.
Função: Auxiliar o assistido. Atuar em nome próprio na defesa de direitos do assistido. O assistente atuará na defesa dos direitos e interesses do assistido, atuando como legitimado extraordinário subordinado, cuja principal função é auxiliar e defender os interesses do assistido.
Atuação Condicionada: O assistente atuará de acordo com a vontade do assistido, subordinando-se diretamente a vontade expressa do assistido.
Prática dos atos processuais pelo assistente:
Permissão: Poderá se manifestar nos autos a qualquer tempo, produzir provas, interpor recursos, apresentar alegações finais (memoriais finais).
Proibição: Não poderá opor defesa de incompetência relativa do juízo, não poderá arguir suspeição do juízo, não poderá oferecer reconvenção e não poderá se opor a vontade expressa do assistido (pois o assistido pode sozinho renunciar, transigir, fazer acordos, desistir da ação, renunciar ao direito de fundamentação).
Omissão: 
- Ato fato Processual: A simples omissão do assistido que não expresse uma vontade implícita conferirá ao assistente ampla liberdade de atuação na defesa dos direitos e interesses do assistido. Ex: O assistido é condenado, não paga o valor da condenação e também não recorre, nesse caso o assistente pode recorrer em que corra a relação. 
- Negocial: É a omissão que expressa a vontade do assistido, não sendo possível o assistente contaria-la. Ex: O assistido é condenado por sentença e recolhe o valor da condenação em juízo, sem interpor recurso da sentença. O assistente não pode apelar nessa situação. 
Revelia do assistido: A ausência de contestação do assistido ou a apresentação intempestiva da contestação provocará a revelia do assistido, situação em que o assistente terá ampla liberdade para contestar e produzir provas, desde que dentro do prazo.
Eficácia dos Atos Dispositivos na Assistência Simples:O assistido poderá desistir, renunciar, transigir, reconhecer a procedência do pedido, sem que aja necessidade de anuência do assistente simples.
Eficácia Preclusiva da Decisão: Os fundamentos de fato e prova proclamados na sentença da relação principal vinculará o assistente em qualquer outra relação processual que venha a discutir o mesmo fato, não podendo o assistente alegar desconhecimento ou inventar outra história.
Justiça da Decisão: Fundamento de fato e prova. 
Restrição à Eficácia Preclusiva: O assistente não estará
vinculado a Justiça da Decisão (fundamentos de fato e prova) quando o assistido impediu o assistente de produzir provas ou por dolo ou culpa não se valeu de provas ou alegações que ajudariam o assistente. (Defesa de má gestão processual)
- Exceção de Má Gestão Processual: Defesa de má gestão processual. Exceptio Mali Gesti Processus. Feita pelo assistido, agiu de má fé.
Coisa Julgada Material e Assistência
Simples: Coisa Julgada não alcança o assistente simples, na medida em que os pedidos julgados na sentença se relacionam ao direito material operado entre o assistido e a parte contrária.
Litisconsorcial: Em razão de possuir direitos materiais envolvidos com a parte contrária os efeitos da coisa julgada material o alcançará, pois ele é tratado como parte. 
Eficácia Preclusiva da Decisão (Efeitos Processuais do Art. 123, NCPC)
1° Posicionamento (Baptista da Silva): Majoritária. Segundo a doutrina majoritária, o assistente litisconsorcial e tratado como litisconsorte, sendo parte na relação jurídica de direito material, razão pela qual somente os efeitos da coisa julgada material o alcançarão, não se vinculando aos fundamentos da decisão (Justiça da Decisão).
2° Posicionamento (Arruda Alvim): Segundo a doutrina minoritária, o assistente litisconsorcial será considerado assistente devendo os fundamentos de fato e prova (Justiça da Decisão) o alcançar, sendo aplicável a ele o artigo 123, NCPC.
Chamamento ao Processo
Compreensão: Corresponde a intervenção de terceiro provocada e coercitiva em que o terceiro (chamante) convoca os demais codevedores a participarem da relação processual.
Finalidade: Ampliar o hall de codevedores. Integrar ao processo os demais codevedores. 
Cabimento (Dir. de reembolso): Só é possível quando o chamente tem direito de reembolso do chamado. Caberá nos processos de conhecimento quando o chamante (devedor em juízo) tenha direito de ser reembolsado contra o chamado (codevedores que ainda não participaram). 
Legitimado: A parte requerida (devedor em juízo) promoverá o chamamento aos demais codevedores solidários. 
Natureza jurídica: Trata-se de Litisconsórcio passivo ulterior (no curso do processo) facultativo.
Prazo: Terá o prazo 30 dias para promover o chamamento do processo se for na mesma comarca, se for em comarcas distintas ou outra sessão judiciária, será de até 60 dias.
Desarmonia entre o Direito Processual e o Direito Material Civil (CCB, Art. 275 x NCPC, Art. 130): O CC permite ao credor de dívida solidária cobrar apenas um devedor solidário sobre a dívida toda, (CCB ART 275), entretanto o código de processo permite ao devedor requerido chamar os demais codevedores ao processo, contrariando a vontade inicial do credor (CPC ART 130).
Cosequências de chamante que quitou a dívida (CCB, Art.831): O chamante que pagou a dívida se sub-rogará nos direitos do credor podendo executar, no mesmo processo, os demais codevedores solidários na sua respectiva cota parte.
Hipóteses de cabimento:
(a) ação promovida pelo credor contra o fiador: O fiador (chamante) chamará ao processo os demais fiadores e afiançado.
(b) ação promovida pelo credor contra apenas 1 dos fiadores: O fiador (chamante) chamará os demais fiadores e o afiançado.
(c) ação promovida pelo credor contra um dos devedores: Chamará os demais devedores solidários.
Curiosidade Jurisprudencial (Agravo Regimental no RE n° 6
27 de abril de 2018
Amicus Curiae – Art. 138, NCPC (Amigo da Corte – dá um parecer sobre o processo, interesse institucional. Ex: discussão sobre aborto, amigos da corte- Médicos/Filósofos/Feministas, etc): O amigo da corte constitui nova modalidade de intervenção no NCPC, ampliando o seu alcance para os processos individuais, coletivos e abstratos, possibilitando maior alcance em todas as esferas jurídicas. No CPC/73 só era em ações abstratas e não havia previsão legal no Código, o CPC/2015, o amigo da corte é tanto em ações individuais, ações coletivas e as abstratas e há previsão expressa no Código.
Pressupostos: 
Alternativos (objetivo – ligado à pessoa): Constitui pressupostos alternativos os seguintes: relevância da matéria cujo debate transcende o interesse individual das partes, possuindo relevância social, jurídica, econômica e política; segundo- especificidade da matéria discutida o qual exige relevante conhecimento técnico ou científico da matéria; terceiro- existência de repercussão social da controvérsia, caracterizada pela qualificada discussão e divergência de opiniões sobre a matéria, com elevada repercussão nos processos individuais e coletivos. 
Cumulativo (subjetivo – ligado à matéria): Representatividade adequada- a pessoa jurídica ou física deverá possuir relevante conhecimento técnico e científico da matéria debatida com reconhecimento da comunidade acadêmica, reconhecimento social e jurídico e até político institucional, pode pessoa física. Ex: Associação Médica Brasileira; Instituto Brasileiro de Direito da Família; FUNAI; CNDB... 
Admissão: A intervenção do amigo da corte poderá ser provocada de ofício pelo juiz ou espontânea quando o próprio amigo da corte voluntariamente intervém no processo. O amigo da corte terá ampla liberdade de suas manifestações, autonomia e independência não estando condicionada aos requerimentos e pedidos das partes, sendo admitido no processo por decisão irrecorrível do magistrado (atos do juiz: despacho- não possui conteúdo decisório, mas constitui mero ato de impulso processual, não cabe recurso; sentença [sentença - juiz singular/ acórdão – órgãos colegiados] [ato jurisdicional decisório que obrigatoriamente encerrará com etapa ou fase do processo de conhecimento ou de execução]- definitiva[meritória] pois julga os pedidos ou terminativas[sem mérito] pois não julga os pedidos[art. 485, CPC é terminativa]- cabe recurso[regra = apelação] ou recurso ordinário constitucional[exceção{STJ- ART. 105, II, c, CF & STF- ART. 102, II, b, CF}]; decisão interlocutória- corresponde a ato jurisdicional decisório que não provoca o encerramento de fase ou etapa de encerramento ou execução sendo passível de existirem várias decisões interlocutórias no processo, são imediatamente recorríveis [provoca agravo de instrumento{art. 1015, NCPC}] ou não são imediatamente recorríveis [Art. 1009, parágrafo único, NCPC], são preliminares de recursos de apelação) ou do relator (desembargador, ministro...). 
Poderes Processuais do Amicus Curiae: Poderá se manifestar no processo, fazer sua sustentação oral, opor embargos declaratórios em situação de omissão, contradição ou obscuridade e excepcionalmente recorrer nos incidentes de resolução de demanda repetida. 
Emprego: Cabe para ações individuais, ações coletivas e também para ações abstratas.
Interesse Institucional: Não se confunde com interesse afetivo, moral, econômico e político, pois o amigo da corte intervém para defender o interesse da instituição o qual congrega. 
Momento de Admissibilidade: 
Doutrina (Gustavo Rodrigues): Poderá intervir desde que seja antes do julgamento.
STF: O amigo da corte terá como limite de sua intervenção, para o STF, o momento em que o processo vai à mesa para julgamento. 
Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica
Instauração: A parte lesada, bem como o Ministério Público, poderão instaurar o incidente de desconsideração da personalidade jurídica de tal maneira que possibilite alcançar o patrimônio pessoal dos sócios, desconsiderando a personalidade jurídica da entidade. 
Pressupostos: 
Teoria Maior (CCB, Art. 50): Basta ter a confusão do patrimonial ou abuso da personalidade jurídica. Não se tratando de relação de consumo, será possível desconsiderar a personalidade jurídica em razão da confusão patrimonial não se sabendo distinguir o que é do sócio e o que é da empresa, bem como a situação de abuso da personalidade jurídica quando há violação do objeto social da empresa, habituando fora do permitido.
Teoria Menor (CDC, Art. 28): Para consumidores. Tratando-se de relação de consumo será mais facilitado
a desconsideração da personalidade jurídica diante dos seguinte eventos: 1- excesso de poder (atuação agressiva no mercado com elevação de risco do consumido); 2- abuso do direito (atuação aparente de conformidade com direito, mas materialmente se desvia de sua finalidade); 3- infração da lei ou violação dos estatutos ou contrato social; 4- em situação de falência (empresas) ou insolvência (pessoa física); 5- quando a personalidade jurídica criar obstáculos ao ressarcimento do prejuízo ao consumidor; 6- geração de dano ao meio ambiente.
Cabimento: Caberá a desconsideração nos processos de conhecimento, processo autônomo de execução (títulos extrajudiciais de crédito- ex: cheque) e cumprimento de sentença.
Alcance (Desconsideração Inversa):
Caráter:
Principal: Pedido feito na petição inicial. Réus: pessoa jurídica e pessoa física.
Incidental: Pedido feito no curso do processo. Inclui um novo réu. 
Consequências Processuais: O processo principal será suspenso desde a instauração do incidente; será considerado ineficaz a alienação dos bens feitas pelo devedor, sendo considerada fraude a execução, ou seja, o credor poderá alcançar o patrimônio vendido a terceiros pois essa venda é ineficaz para ele.
Defesa: Citado para se defender em 15 dias uteis, direito contraditório de ampla defesa. O sócio será citado para se defender em 15 dias, como também a pessoa jurídica. 
Decisão Judicial/Recurso: Decisão interlocutória, o recurso competente é o agravo de instrumento. Art. 1.015, IV, NCPC.
Intervenção de 3° baseado em interesse econômico
Lei n° 9.469/97, Art. 5°; caput (Pessoas Jurídicas de Direito Público)- Pessoas Jurídicas de Direito Público. Pode intervir sem ter interesse jurídico, apenas o interesse econômico.
Natureza Jurídica: 
STJ: diz que é assistência simples.
Doutrina: intervenção atípica ou anômala. 
Obs: Não há interesse jurídico algum para intervenção da pessoa jurídica de direito público, mas a lei lhe autoriza intervir por exclusivo interesse econômico, tratando-o desigualmente na relação processual.
AÇÃO DE ALIMENTOS: Intervenção de terceiro atípica. O devedor principal que não consegue suportar sozinho o pagamento da dívida alimentar chamará os demais parentes em grau imediato para contribuírem na prestação alimentar na proporção dos seus respectivos recursos, não é chamamento ao processo, pois não é devedor solidário. Ex: Ação de alimentos que alcança os avós.
Dever de prestar alimentos (Art. 1.694, CCB): 
Modalidade Atípica de Intervenção (Art. 1.698, CC):
PROVA:
Causas de modificação de competência absoluta e relativa;
Cooperação jurídica internacional (identificar cada tipo);
Competência internacional exclusiva e competente (saber quais são exclusivas que matam as competentes);
Competência territorial relativa e absoluta e consequências jurídicas relativas delas;
Causas de modificação de competência relativa – conexões e continências (diferenças);
Distinção entre substituição, sucessão e representação processual (identificar, caracterizar);
Legitimações extraordinárias (identificar todas);
Litisconsórcio (necessário e facultativo/ unitário e simples – diferenciar);
Diferenciação entre curatela e curador especial. 
Aula 7
Sucessão processual
Trata-se de uma situação jurídica de pessoa física ou jurídica venha a sair definitivamente da relação processual vindo a ser sucedida por outra pessoa (sucessor).
Pessoa física
Ato Inter vivos ( art. 109, cpc) : opera-se a sucessão processual de pessoa física por ato entre vivos quando, no cursos do processo, venha a acorre a alienação da coisa litigiosa e o adquirente venha a suceder o alienante, em razão da expressa anuência da parte contrária.
Advertência
Se a parte contrária não anuir (concordar) o alienante permanecerá na relação processual, atuando em nome próprio na defesa dos direitos do adquirente ( legitimação extraordinária superveniente).
Não havendo anuência da parte contrária, o adquirente poderá intervir na relação processual como assistente litisconsorcial, procurando defender os seus direitos e interesses.
Causa morte
Espólio : (questões patrimoniais antes da partilha) Opera-se a sucessão processual pela morte da pessoa física, especialmente nas relações envolvendo o patrimônio do falecido em que será sucedido pelo seu Espólio (universalidade de direitos de uma pessoa física dotada de valor econômico). 
Advertência : se houver partilha dos bens deixados pelo falecido, com a definição do quinhão hereditário de cada herdeiro, haverá a sucessão processual na pessoa dos herdeiros (sucessores) 
Herdeiros caráter extrapatrimonial : Nas ações envolvendo direitos extrapatrimoniais, eventual morte da pessoa física caberá sucessão processual diretamente pelos seus herdeiros e não pelo seu Espólio (ação de investigação de paternidade contra o suposto pai que venha a óbito; ação de reconhecimento dissolução de união estável contra a pessoa que venha a falecer durante o processo)
Herdeiros caráter patrimonial : ( Após a partilha da herança) Nas ações patrimoniais em que a parte venha a falecer, caso haja a partilha da herança deixada, haverá sucessão direta pelos herdeiros.
Dúvida quanto à identificação dos sucessores : Habilitação (arts. 687 a 692 cpc). Persistindo dúvidas quanto à identificação dos herdeiros será necessário propor ação de habilitação, o qual suspenderá o processo principal enquanto não transitado em julgado a sentença do processo de habilitação. Nessa situação o juiz citara os herdeiros para responder, não havendo impugnação a pessoa será habilitada como herdeiro, caso contrário o juiz abrirá a instrução processual e decidirá a cerca da habilitação.
Impossibilidade de sucessão processual : Nas ações personalíssimas não haverá sucessão processual, mas sim extinção do processo sem resolução de mérito ( divórcio, separação, ações de alteração de estado).
Pessoa jurídica
Fusão : Quando duas pessoas jurídicas distintas venha a se fundir criando uma nova, haverá sucessão processual pela nova pessoa jurídica.
Incorporação : A incorporadora sucederá a pessoa jurídica incorporada na relação processual.
Legitimação ordinária
Compreensão : Ocorrerá quando determinada pessoa atua em direito e interesse próprio. 
Eventualidade de confusão com matéria de mérito : Em determinadas situações a ausência de legitimidade ordinária se confunde com o mérito da ação tão como ocorre nas seguintes situações :
- reconhecimento da ausência do direito de posse, propriedade e de crédito de determinada pessoa não conduzirá apenas a falta de legitimidade, mas a improcedência do pedido confundindo-se assim com o próprio mérito. 
(A ausência de legitimidade conduz a própria improcedência dos pedidos).
Compreensão do art. 485, VI, ncpc
Como a legitimação ordinária pode se confundir com o mérito da causa, a extinção do processo sem resolução do mérito somente ocorrerá para legitimação extraordinária ( Fred Didier Júnior).
Legitimação extraordinária
Compreensão : Ocorrerá quando determina pessoa atua em nome próprio para defesa de direito e interesse alheio, em razão de expressa autorização no ordenamento jurídico.
Fonte : Será o próprio ordenamento jurídico brasileiro.
Espécies
Legitimação extraordinária autônoma : O legitimado extraordinário conduzirá o processo sozinho sem que haja necessidade de atuação do legitimado ordinário. Ex : defesa dos diretos difusos e coletivos
Legitimação extraordinária subordinada : O legitimado extraordinário atuará como assistente simples do legitimado ordinário, encontrando-se subordinado a vontade do assistido (legitimado ordinário), não podendo atuar sozinho de forma nenhuma no processo. Ex : relação do locatário com o sublocatario. 
Legitimação extraordinária concorrente : Corresponde a situação em que vários legitimados poderão atuar em nome próprio para a defesa de direito e interesse alheio. (lei 10.741/03, art. 81, I. II. III ; Lei 8.560/92, art. 2° § 6° ncpc, art. 616 ; lei 7.347/85, art. 5°, caput). 
Legitimação extraordinária subsidiária
: ( lei 10.741/03, art. 81 § 2° ; lei 4.717/65, art. 9° ; lei 7.345/85, art. 5° § 3°)
O legitimado extraordinário somente atuará na condução do processo quando houver negligência, omissão e falta de cumprimento das dirigências julgadas necessárias ao regular proceguimento da causa. Ex: ministério público
conduzindo ação popular de cidadão que veio a abandoná-la. 
Legitimação extraordinária superveniente : O alienante ou cedente que veio a vender a coisa ou ceder o direito no curso do processo permanecerá na relação processual como legitimado extraordinário, atuando em nome próprio para defender direito e interesse do adquirente ou cessionário, quando não houver anuência da parte contrária.
Distinções :
Substituição processual : É uma modalidade de legitimação extraordinária autônoma e exclusiva em que somente o legitimado extraordinário poderá conduzir o processo.
Sucessão processual : Na legislação extraordinária não há deslocamento de sujeitos do processo, enquanto na sucessão processual o sucedido sai da relação processual e os sucessores entram em seu lugar. 
Representação : Representante processual jamais será parte do processo, enquanto o legitimado extraordinário é parte integrante do processo. 
Legitimidade Ordinária : O legitimado extraordinário não poderá dispor dos direitos materiais, nem mesmo renunciar à algo que não lhe pertence, razão pela qual ele poderá apenas conduzir o processo defendendo os direitos e interesses alheios.
Legitimidade alternativa ( súmula 714 STF) : Nos crimes contra a honra de servidor público, a legitimidade terá variação de acordo com a vontade do ofendido, ou seja, se o servidor ofendido oferecer queixa-crime (ação penal privada) a legitimidade será sua como ofendido, entretanto se oferecer uma representação criminal junto ao ministério público, a legitimidade da ação penal pública será do ministério público.
Legirimidade total : A pessoa terá ampla legitimidade para se manifestar no processo principal e incidentes processuais
Legitimidade parcial : Legitimidade restrita aos incidentes processuais. Ex : arguição de suspensão ou impedimento pelo ministério público ou pelo próprio juiz.
Legitimidade originária : É aquela em que a pessoa já nasce com aquela situação jurídica definida. 
Legitimidade derivada : decorre da alienação de coisa litigiosa ou cessão de direitos em litígio, criando-se uma legitimidade derivada conferida ao adquirente ou cessionário.
Legitimidade isolada : Basta apenas determinada pessoa
Legitimidade conjunta : Exige um litisconsorcio necessário em sua formação. Ex : um casal, condomínio.
Legitimidade concorrente : Mais de uma pessoa poderá pleitear direitos em juízo.
Legitimidade exclusiva : somente aquela determinada pessoa poderá exigir determinada pretensão em juízo. 
Direito Processual Civil I 01/06/18
Aspectos Econômicos do Processo
Despesas Processuais em sentido latu:
- Compreensão: Compreenderá as custas processuais iniciais e finais, despesas processuais em sentido estrito e emolumentos cartorários, devendo a parte autora promover o recolhimento das custas iniciais para ajuizamento da ação, salvo se for beneficiário da assistência judiciária gratuita:
- Adiantamento das despesas: O autor deverá recolher antecipadamente as despesas iniciais do processo para o seu regular prosseguimento, salvo se for beneficiário da assistência judiciária gratuita, Ministério Público (substituto processual), e a Fazenda Pública. 
1) Custos Processuais:
- Natureza: Natureza jurídica tributária de taxa.
- Definição: Corresponde a taxa que se presta para remunerar a prestação jurisdicional do Estado especialmente pela instauração, desenvolvimento e conclusão do processo.
2) Defesas Processuais em sentido estrito:
- Compreensão: Corresponde a remuneração e indenização de terceiros que colaboram com o poder judiciário, tal como ocorre: pagamento de honorários periciais feito por profissional particular; a remuneração do intérprete e tradutor; despesas com deslocamento de testemunhas. 
3) Emolumentos:
- Natureza: Natureza jurídica de preço público.
- Compreensão: É a despesa oriunda da remuneração da prestação de serviços cartorários junto às serventias extrajudiciais para ato de registro, averbação, e anotações. Ex: averbação do divórcio na certidão de casamento; averbação da penhora na matrícula do imóvel; transcrição da sentença de usucapião na matrícula imobiliária. 
Responsabilidade pelo pagamento das despesas:
(a) Princípio da Causalidade: Quem dá causa paga. Aquele que deu causa a instauração da ação, ou criação do incidente processual, deverá arcar com as custas e despesas processuais daí oriundas.
(b) Princípio da Sucumbência: Quem perde paga. A parte vencida no processo arcará com as custas processuais e demais despesas do processos, devendo ainda pagar honorários advocatícios de sucumbência ao advogado da parte vencedora. 
 - Tipos de Sucumbência:
 # Recíproca: As partes simultaneamente ostentam a qualidade de vencedores e vencidos na mesma ação, devendo o juiz distribuir proporcionalmente as custas e despesas processuais.
 # Mínima: Uma das partes sagrou-se vencedora na quase totalidade da ação, devendo assim a parte vencida suportar o pagamento total das custas e despesas processuais. 
 # Total: A parte vencida arcará integramente com as custas e despesas processuais. 
 - Litisconsórcio: Mais de uma pessoa no polo ativo ou passivo. Distribui para todas as pessoas que participaram do processo. As despesas e custas processuais serão divididas proporcionalmente entre os litisconsortes. 
Juízos Divisórios: Em ações de inventário e partilha será distribuído as despesas processuais proporcionais ao quinhão recebido especialmente quando não houver litígio. 
Procedimentos de Jurisdição Voluntária: Não tem litígio. Como não há litígio, será dividida as despesas processuais entre os interessados. 
Atos Dispositivos: 
(a) Renúncia: A pessoa que vem a dispor unilateralmente do seu direito material no curso da ação pagará as custas e as despesas processuais. 
(b) Desistência: A parte desistirá da ação proposta, mantendo seu direito material, situação em que arcará com as despesas e custas processuais por dar causa a extinção do processo. Cuidado: se a parte requerida apresentou defesa, deverá o autor pagar honorários de sucumbência ao advogado do réu, caso contrário, não havendo apresentação de defesa estará liberado do pagamento de honorários. 
(c) Reconhecimento expresso do pedido: A pessoa que reconheceu a procedência do pedido arcará integralmente com as despesas e custas processuais, uma vez que deu causa a instauração da ação. A parte que reconheceu expressamente a procedência do pedido arcará apenas com a metade dos honorários de sucumbência. 
(d) Transação: Trata-se de concessões recíprocas para o encerramento do litígio, sendo distribuídas as despesas e custas processuais de acordo com o que foi celebrado entre as partes e, no silêncio, será dividido de forma igual entre as partes.
Despesas: As diligências eventualmente preiteadas pelo MP, Defensoria e Fazenda Pública serão pagas ao final pela parte vencida, sendo que as perícias requisitadas por estas instituições poderão ser feitas por entidades públicas, ou havendo previsão orçamentária pela própria entidade que requereu a prova, e na ausência de previsão orçamentária, será paga no exercício seguinte. 
- Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública:
Extinção do processo sem resolução do mérito: O autor pagará as custas e despesas do processo, pois deu causa a extinção do processo sem resolução do mérito.
Assistente Técnico: Uma vez nomeado perito oficial para produção de prova pericial poderão as partes, se assim quiserem, nomear um assistente técnico para acompanhar a perícia a ser realizada, situação em que a remuneração do assistente técnico ficará
a cargo da parte que o nomeou. 
Perito: 
- Iniciativa da parte: A parte que pleiteou a produção de prova pericial deverá arcar com o adiantamento dos honorário periciais, devendo ao final, aparte vencida arcar com os honorários periciais. 
- Pleiteada por ambas as partes: As duas partes pagarão igualmente o adiantamento dos honorário periciais, lembrando que ao final do processo, aquele que perdeu a ação deverá pagar os honorários periciais.
- Beneficiário da gratuidade: Vindo a perder (for sucumbente), o beneficiário terá suspensa a exigibilidade da cobrança no prazo de 5 anos. Se for vitorioso, a Fazenda Pública estadual ou federal que veio a arcar com os honorários periciais, deverá exigir a cobrança no mesmo processo contra a parte vencida. 
Multas
Violação de deveres processuais: 
1) Atos atentatórios à dignidade da justiça:
1.1) Processo Cognitivo: Processo de conhecimento. 
a) Cabimento: Caberá nas situações de descumprimento de decisões provisórias ou finais, na criação de embaraços a efetivação da decisão judicial, ou quando a parte praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso. 
b) Multa: A multa é de até 20% sobre o valor da causa a depender da gravidade da conduta.
c) Valor da causa irrisório ou inestimável: Aplicação da multa em até 10x o valor do salário mínimo. 
d) Exclusão da responsabilidade: Advogados, membros do MP e da Defensoria Pública, não serão condenados por ato atentatório à dignidade da justiça, mas poderão responder na corregedoria ou órgão de classe pelo abuso do exercício da profissão. 
1.2) Processo Executivo: 
a) Cabimento: Caberá também no processo executivo diante da fraude a execução, criação de obstáculos à penhora, resistência injustificada as ordens judiciais, oposição maliciosa a execução com emprego de meios artificiosos e ardis(mentira) e também quando o devedor não traz informações de bens a penhora ocultando-os.
b) Multa: De até 20% sobre o valor atualizado do débito.
2) Litigância da má-fé: Afeta a ação da parte contrária, por violação da boa-fé objetiva. 
a) Cabimento: Art. 80, NCPC (exemplificativas). 
b) Consequências processuais: Multa entre 1 a 10% do valor da causa atualizado, despesas processuais e honorários advocatícios. 
Cumprimento de sentença: 
1) Obrigação de fazer e não fazer: Art. 536 §1°. Pode ser estipulado uma multa judicial para cumprir tutela específica. 
2) Obrigação de pagar quantia certa: Multa legal de 10% do valor executado (art. 523, §1°, NCPC).
Recursos:
1) Embargos declaratórios protelatórios: A primeira vez, multa de até 2% do valor atualizado da causa, na segunda vez que vai, multa majorada até 10% do valor atualizado da causa. Art. 1.026, §2° e 3°. 
2) Agravo interno manifestamente inadmissível ou improcedente: Multa varia de 1 ate 5% do valor atualizado da causa. Art. 1.021, §4°)
Ação Rescisória (Art. 968, II, cc 974, §único): Obrigatoriamente a parte deverá recolher 5% do valor da causa ao ajuizar a ação, se for julgado improcedente a unanimidade, esse valor será convertido em multa, que beneficiará a parte contrária. 
Honorários Advocatícios (art. 206, CC)
Natureza jurídica (Súmula Vinculante n° 47): Possui inegável natureza alimentar, constituindo-se em verba impenhorável e incompensável. 
Espécies: 
- Honorários contratuais: decorre de um contrato particular de prestação de serviços jurídicos. Livre negociação. Serão cobrados em razão da prestação de serviços jurídicos pré fixando a verba honorária por meio de contrato cujo piso mínimo é o tabelamento da Ordem, sob pena de cometimento de infração disciplinar.
- Honorários de sucumbência: Em juízo, dado por lei. Corresponde a verba honorária oriunda da prestação de serviços jurídicos no processo, cuja obrigação decorre da lei.
Honorários Sucumbenciais: 
 a) Regra: A parte sucumbente (perdedora) pagará ao advogado do vencedor honorários advocatícios de sucumbência sobre o valor da condenação, proveito econômico (sem condenação, mas alguém se aproveitou), e sobre o valor da causa (sem condenação e sem proveito econômico, ex: mudança de sexo), cujo a alíquota varia de 10 a 20%.
b) Cabimento: Nas ações litigiosas, no cumprimento de sentença e execução de título extrajudicial e nos recursos.
c) Características: 
 - Quantitativo: varia de 10 a 20% a título de alíquota. Base de cálculo: valor da condenação/ proveito econômico/ valor da causa. 
 - Qualitativo: O juiz arbitrará os honorários advocatícios entre 10 a 20%, avaliando o lugar do trabalho, o tempo despendido, a importância da causa, a natureza da causa, as circunstâncias singulares que envolvem o processo para fixar o percentual de honorários. 
 - Impossibilidade de compreensão:
 - Pedido Implícito: Mesmo que as partes não peçam condenação em honorários de sucumbência, mesmo assim o juiz arbitrará os honorários. Pois é imposto pela lei. 
 - Cabimento de ação autônoma: Poderá o advogado entrar com ação para pedir os honorários, dentro do prazo prescricional. Mesmo que não seja arbitrado honorários na ação, poderá o advogado vencedor ajuizar ação autônoma para o fim de arbitramento de sua verba honorária, desde que realizada antes do prazo prescricional de 5 anos.
d) Sucumbência recíproca: 
 - Distribuição: Proporcional à sucumbência de cada parte.
 - Litisconsortes: Divisão proporcional dos honorários de sucumbência entre os litisconsórcios. 
 - Vedação de compensação: É vedado. Não se compensa verba de caráter alimentar. A parte não pode compensar o que não lhe pertence, já que a verba honorária de sucumbência pertence ao advogado.
**prestar atenção para prova**e) Sucumbência mínima: Quem sucumbiu em parte mínima ou irrisória não pagará custas, despesas e honorários advocatícios de sucumbência, devendo a parte que sucumbiu em sua quase totalidade pagar as custas, despesas e honorários de sucumbência.
f) Reconhecimento expresso da procedência do pedido: A parte que reconheceu a procedência do pedido deverá pagar custas, despesas e honorários de sucumbência. 
g) Desistência: Não havendo oferecimento ainda de defesa pelo réu, será desnecessário pagar honorário de sucumbência, pois não houve trabalho, mas se já foi oferecida a contestação ai haverá honorário de sucumbência. 
 - Total: O desistente pagará custas e despesas, honorários somente se já houver sido oferecido contestação.
 - Parcial: O desistente pagará proporcionalmente custas e despesas. 
h) Renúncia: Quem renunciou pagará custas, despesas e honorário de sucumbência. 
i) Cumprimento de sentença: 
- Regra: o advogado receberá 10% sob o valor da execução a título de honorários executivos.
- Fazenda Pública: Com impugnação: há honorários de execução. / Sem impugnação: não há honorários na execução.
j) Recursos:
 - Majoração: O advogado que venha interpor recursos terá direito a majoração dos seus honorários até o limite de 20%. 
 - Incabimento: Embargos declaratórios não cabe. (art. 1022, NCPC)
l) Ações: 
-Indenização por ato ilícito: A verba honorária recairá sobre as 12 prestações anteriores e as 12 que se vencerem no curso do processo. 
- Declaratória e constitutivas: Não tem arbitramento de honorário, salvo se comprovar um proveito econômico.
- Jurisdição voluntária: Não há verba honorária de sucumbência. 
-Juízos divisórios: Não tem honorário de sucumbência. 
m) Sentenças Condenatórias Improcedentes: A verba honorária recairá sobre o proveito econômico. 
n) Sociedade de advogados: Pode receber honorários de sucumbência. Fazem isso por questão tributária.
o) Fazenda Pública (sucumbentes art. 85, §3°): É inversamente proporcional o valor da ação da Fazenda Pública.
p) Termo inicial dos juros: A partir do trânsito em julgado da sentença. 
q) Legitimidade: Ordinária: Advogado da parte vencedora. / Extraordinária Concorrente Disjuntiva: Parte do processo que recorre. 
r) Advogados Públicos: Tem permissão para receber honorários de sucumbência de acordo com a lei.
s) Sentença sem resolução de mérito: Se teve que fazer
defesa, haverá recebimento de honorário de sucumbência. O advogado do réu somente receberá honorários se oferecer contestação, caso contrário não recebe honorário de sucumbência (pois ele não teve trabalho).
t) Causas de valor irrisório ou valor inestimável: O juiz vai arbitrar de forma equitativa, ele que colocará um valor equitativo ao trabalho do advogado. 
u) Improcedência de embargos à execução e impugnação ao cumprimento da sentença: Os honorários executivos serão incluídos no valor a ser executado.
Honorários Contratuais: (art. 389, CC)
Perdas e danos: Não há como cobrar no processo honorários contratuais, pois somente será exigível os honorários de sucumbência, se a parte vencedora tiver interesse em cobrar da parte vencida os honorários contratuais pago, deverá ajuizar nova ação indenizatória por perdas e danos, já que teve um prejuízo ao contratar um advogado. 
Direito à cobrança (Princípio da Restituição Integral).
Gratuidade da Justiça: 
Aspectos constitucionais: Corresponde a uma garantia fundamental de ordem processual, que viabiliza ao hipossuficiente o acesso a justiça. (art. 574, CF)
Fundamento: Hipossuficiência econômica avaliada de acordo com o caso concreto.
Caráter personalíssimo: Só é dado para a pessoa determinada que apresentou a hipossuficiência. Não cabe a transferência do benefício.
Legitimidade: Pessoas físicas nacionais ou estrangeiras, residentes ou não no país e até pessoa jurídica.
Alcance: Será suspensa a exigibilidade da cobrança do beneficiário da justiça gratuita, referente as custas, despesas processuais e honorários de sucumbência. Suspensa a exigibilidade da cobrança no prazo de 5 anos.
Multa aplicada ao beneficiário: O beneficiário será condenado a pagar multa, não estando isento deste encargo, contudo não será exigido seu pagamento imediatamente, mas somente ao final do processo. 
Emolumentos: taxa de cartório
- Beneficiário: também estará suspensa a exigibilidade do pagamento. 
- Dúvida fundada: art. 98 §8° do CPC. 
- Defesa do beneficiário: terá 15 dias para se defender da dúvida fundada.
Sucumbência do beneficiário: Estará suspensa a exigibilidade da cobrança por 5 anos, quando ele perder a demanda.
Concessão parcial e parcelamento: É possível o parcelamento das verbas sucumbenciais, a depender do caso concreto.
Procedimento: a qualquer tempo.
a) Meios de solicitação: Por meio de qualquer declaração simples de hipossuficiência.
b) Pedidos formulados em recurso: Pode ser feito, e o beneficiário estará livre de recolher o preparo recursal (taxa). 
c) Formas: Tanto por escrito (regra), como verbal. 
d) Indeferimento:
 - Requisitos: Ausência de hipossuficiência, analisado pelo juiz.
 - Necessidade de prévia manifestação: Será necessária que o solicitante tenha oportunidade de se manifestar previamente antes da decisão de indeferimento.
 - Advogado particular: Contratação de advogado particular não tira gratuidade da justiça.
 - Recurso: 
 # Dispensa de recolhimento de preparo: Não recolhe taxa recursal.
 # Recurso cabível: Em regra, agravo de instrumento.
 # Confirmação de denegação do recurso: O relator considerará 5 dias para que o recorrente recolha o preparo recursal.
e) Deferimento: 
 - Contraditório diferido: A parte contrária que tem que impugnar. Contraditório para o futuro. O juiz primeiro defere para que depois a parte contrária venha impugnar.
 - Poderes especiais conferidos ao advogado: Poderá pedir quando possuir poderes especiais. 
f) Impugnação à decisão concessiva:
 - Forma: Será na contestação se for contra o autor e na réplica se for contra o réu.
 - Prazo: 15 dias.
 - Rejeição à impugnação e recurso: Agravo de instrumento. 
 # Tratamento legal: agravo de instrumento
 # Doutrina: praticamente o mesmo entendimento.
g) Revogação:
 - Sem comprovação de má-fé: Paga custas e despesas.
 - Comprovação da má-fé: Paga 10 vezes o valor das despesas processuais.
 - Não pagamento da multa: Vira dívida ativa estadual/ou federal.
 - Recurso: Só poderá recorrer na apelação. 
h) Consequência do trânsito em julgado: 
 - Decisão revocatória ou indeferitória: Tem que recorrer imediatamente as custas e as despesas processuais. 
 - Consequências da ausência de recolhimento: Se for autor, o processo é extinto sem julgamento do mérito. Se for réu, gera o indeferimento de pedidos do curso do processo. 
PROVA – MODELO DA AV1 (2 questões subjetivas)
1. Subjetiva sobre honorários de sucumbência
2. Gratuidade da justiça
3. Intervenção de terceiro – estudar cada modalidade (chamamento ao processo; incidentes de desconsideração da personalidade jurídica; amigo da corte; denunciação da lide; assistência) 3 QUESTÕES
4. ASSISTENCIA SIMPLES E LITISCONSORCIAL.
5. Litisconsórcio (distinções entre simples e unitário e facultativo e necessário).
6. Tutela provisória de urgência (lambida do sorvete) – SUBJETIVA – antecipatória e cautelar (as outras também)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais